O Núcleo Tecsol faz parte de diferentes redes de articulação, de âmbito acadêmico ou social, relacionadas às suas atividades. São elas:
Rede Universitária de Incubadoras Tecnológicas de Cooperativas Populares (Rede de ITCPs)
Fundada em 1998; o Tecsol participa dela desde 2011. É formada por cerca 38 incubadoras de universidades brasileiras, que assessoram empreendimentos econômicos solidários nas cinco regiões geográficas do Brasil e que compartilham entre si princípios, metodologias e experiências.
Comitê Acadêmico de Processos Cooperativos e Associativos – Associação de Universidades do Grupo Montevideu (PROCOAS-AUGM)
A AUGM foi fundada em 1991 e é uma rede de universidades públicas dos países do Mercosul.
Dela fazem parte 19 universidades brasileiras (incluindo a UFPel, desde 2024). Além do Brasil, participam 18 universidades da Argentina, 3 da Bolívia, 4 do Chile, 5 do Paraguai, 1 (uma) do Uruguai e 1 (uma) da Colômbia.
O Procoas-AUGM é o Comitê Acadêmico sobre Processos Cooperativos e Associativos, do qual fazem parte 34 programas (das 51 universidades associadas) relacionados à economia solidária e cooperativismo, sendo 15 do Brasil, 12 da Argentina, 2 (dois) da Bolívia, 2 (dois) do Chile, 2 (dois) do Paraguai e 1 (um) do Uruguai.
O Tecsol-UFPel ingressou no Procoas-AUGM em 2025.
Rede Bem da Terra – Comércio Justo e Solidário
Conformada em torno da Associação Bem da Terra – fundada em 2009 -, reúne empreendimentos econômicos solidários, de diferentes ramos produtivos, e entidades de apoio e fomento (Tecsol-UFPel e Nesol-IFSul) com o objetivo de desenvolver ações e estruturas de comercialização conjunta para os empreendimentos associados, na região sul do RS.
O Tecsol-UFPel participa da Rede Bem da Terra desde 2011.
Fórum de Economia Popular Solidária de Pelotas
O FESPEL foi criado logo após a dissolução do Fórum Microrregional de Economia Popular e Solidária da Região Sul do RS, em 2021. Ele é formado por empreendimentos solidários de Pelotas e o Tecsol participa dele desde sua fundação.