Por Isabella Barcellos/Superávit Caseiro

Falar sobre investimentos pode parecer uma tendência contemporânea, algo que influenciadores e jovens consomem em plataformas online. Mas antes dessa popularidade, homens como Décio Bazin já ocupavam o mercado financeiro desde a época em que o pregão era informado aos gritos.

“Atente, leitor, para este pormenor: os dividendos são perpétuos e transmissíveis para os descendentes do Investidor. Não são como os benefícios da previdência, que, além de baixos, cessam com a morte do contribuinte.” Trecho de Faça fortuna com Ações: Antes que seja tarde, best-seller no mundo dos negócios.

Nascido na capital paulista em 1931, Décio Bazin começou sua jornada profissional na contabilidade. Na década de 1960, passou a se interessar mais avidez por investimentos e sempre que possível, se dirigia ao antigo prédio da bolsa de valores de São Paulo para dar seus primeiros passos enquanto operador. Após erros e acertos, passou a perceber padrões de comportamento entre investidores e brechas entre as verdades absolutas do mercado financeiro. Pouco mais de 20 anos depois, já nos anos 1980, Décio escrevia para o jornal Gazeta Mercantil e para a Revista Balanço Financeiro. Se diferenciava de outros comentaristas de economia por viver o dia a dia da bolsa e acompanhar de perto cada variação e tendência, investindo pequenas fatias de seu salário periodicamente.

Seu único livro, “Faça fortuna com ações: Antes que seja tarde”, foi publicado em 1992 e tornou-se referência para milhares de brasileiros no momento de investir na bolsa de valores, unindo cautela e agilidade. Na o obra, Bazin convida seus leitores a abraçar o nomeado Dividend Yield, um indicador utilizado para calcular o percentual de dividendos pagos por uma empresa anualmente. Segundo Bazin, somente quando um dividendo alcança 4% do preço das ações, o investidor pode realizar a venda. Assim, é garantido ao menos 50% de lucro. Seguindo essa lógica, um investidor esperto deve colocar seus ganhos em empresas cujo Dividend Yield anual seja superior a 6%. Além disso, o autor também aconselha a investir em empresas com endividamento moderado (jamais alto) e manter os olhos atentos às movimentações do dólar através do Cash Yield.

Décio Bazin faleceu em São Paulo no ano de 2003, aos 72 anos. Seu posicionamento direto e cauteloso quanto ao mercado financeiro revolucionou a vida de milhares de pessoas. E duas décadas após seu lançamento, “Faça fortuna com ações: Antes que seja tarde” permanece atual e relevante aos principiantes no assunto.

Mais sobre o método Bazin

O Método Bazin é uma maneira de investir dinheiro no mercado de ações, que é como um lugar onde as pessoas compram pedacinhos de empresas. Esse método foi criado por Décio Bazin e se tornou referência no mercado financeiro brasileiro. Sites de assessoria de investimentos, como Investidor10, por exemplo, oferecem diversos rankings de classificação de ativos e um deles é o ranking de ações calculados pelo método Bazin.

A ideia principal da metodologia é investir em empresas que dão uma parte dos seus lucros aos seus donos (que são as pessoas que têm esses pedacinhos das empresas, que chamamos de ações). Imagine que você emprestou um pouco de dinheiro para um amigo e ele promete te dar um pedacinho do dinheiro que ele ganhar. Se ele ganhar mais dinheiro a cada ano, o pedacinho que ele te dá também será maior. Isso é o que as empresas fazem com seus acionistas ao dar dividendos, que são uma parte dos lucros.

Livro de Décio Bazin, lançado em 1992,
é referência até hoje

Historicamente, geralmente as empresas que pagam dividendos são geralmente empresas boas, que estão indo bem nos negócios. Décio Bazin falava para escolher empresas que têm uma história de dar dinheiro para os donos delas, mesmo quando o mercado de ações está agitado.

Uma parte importante desse método é que você não fica comprando e vendendo as ações o tempo todo – atitude típica dos traders – profissionais do mercado que compram e vendem ações na busca de lucro rápido. Pelo método, você compra as ações de boas empresas e segura elas por muito tempo, sem se preocupar tanto assim com as mudanças rápidas dos preços. Essa atitude é chamada de “comprar e segurar”. Assim, as empresas podem continuar dando dinheiro para você durante muitos anos.

Lembre-se de que, embora o Método Bazin seja uma forma interessante de investir, é importante entender que todos os investimentos têm riscos e resultados diferentes. O que funciona para uma pessoa pode não funcionar da mesma forma para outra. É bom aprender sobre diferentes estratégias e pensar bem antes de decidir como investir o seu dinheiro. Para tanto, além dos dividendos, sempre é válido analisar a saúde financeira da empresa em que você pretende investir o seu dinheiro.