Por Vitória Santos/Superávit Caseiro

Em parceria com o Ministério da Fazenda, MegaFeirão busca auxiliar brasileiros inadimplentes

Desde o dia 4 de março está acontecendo o MegaFeirão Serasa e Desenrola. O Mutirão, que vai até o dia 31 de março, tem como objetivo combater o endividamento no país. A ação é uma parceria entre a estatal e a Serasa, com apoio institucional do Ministério da Fazenda, além das mais de 700 empresas participantes entre bancos, financeiras, comércio varejistas, operadoras de telefonia e securitizadoras. As informações são do site da Agência Gov.

Na primeira semana, mais de 40 mil brasileiros procuraram agências dos Correios para renegociar dívidas. Os Correios divulgaram que os paulistas são os que mais buscam as negociações, seguido pelos consumidores do Paraná, da Bahia e do Rio Grande do Sul.

Segundo o indicador da Confederação Nacional de Dirigentes e Lojistas (CNDL) e do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC), em janeiro de 2024 o Brasil tinha 66,96 milhões de devedores. O setor bancário representa  64% dos inadimplentes, seguido por água e luz, com 11,33%, o comércio com 11,20% e outros com 7,16%. Para começar as negociações por celular é preciso acessar a aba “Negociar dívidas com o programa Desenrola Brasil” no gov.br e clicar em iniciar.

É possível negociar pelo aplicativo ou site da Serasa, ou presencialmente em mais de 6 mil agências dos Correios. As ações incluem negociações de dívidas de água, energia, gás, bancos, telefonia, varejo e universidades com até 99% de desconto. A renegociação não tem nenhum custo adicional.