Por Eduardo Ritter/Superávit Caseiro

O mercado financeiro e o mundo das finanças de maneira geral sempre captaram a atenção do público. Assim, principalmente a partir dos anos 1980, a indústria cinematográfica passou a incluir o ambiente dos negócios e a educação financeira nas temáticas de filmes e, mais recentemente, de séries. A partir disso, o Superávit Caseiro fez um levantamento de dez filmes e séries que abordam o assunto – sendo que os cinco primeiros estão apresentados no texto que se segue. Mesmo não encontrando nenhuma produção brasileira, os conteúdos abordados podem ser adaptados à realidade nacional, especialmente no caso das séries sobre educação financeira.

1. Como ser Warren Buffet – Documentário, 2017

O filme Becoming Warren Buffett, lançado no Brasil com o título de Como ser Warren Buffett, traz a trajetória de um dos maiores investidores da história, o americano Warren Buffett, nascido em 1930 e hoje com 92 anos, principal discípulo do economista e guru dos investimentos, Benjamin Graham (1894-1976). O documentário, produzido pela HBO e dirigido por Peter Kunhardt, narra o trajeto de vida do investidor até 2017, mostrando desde atividades banais, como por exemplo ele comendo fast food enquanto vai trabalhar, até as suas técnicas de investimento e o drama de perdas de pessoas importantes durante a sua jornada. Mesclando a história de vida pessoal com a construção de uma inspiradora carreira profissional , o documentário é uma aula sobre a filosofia de vida e de investimentos tanto de Buffett, quanto de seu mestre, Ben Graham. O filme ainda mostra as atividades filantrópicas de Buffett, auxiliando no desenvolvimento social de seu tempo.

2. Wall Street – Poder e cobiça – Ficção, 1987

O filme, que traz o ator Charlie Sheen em início de carreira interpretando o protagonista Bud Fox, tornou-se um clássico hollywoodiano sobre o mercado financeiro por abordar questões éticas e a dicotomia interesse pessoal x interesse público na bolsa americana. Na trama, Bud Fox, um jovem corretor de ações obcecado por crescer na carreira, tenta trabalhar com o investidor Gordon Gekko (interpretado por Michael Douglas). Quando finalmente consegue entrar no mundo de Wall Street, ele se depara com um universo onde a corrupção, a ganância e a traição imperam. Ao longo da trama, portanto, ele precisa escolher entre manter a sua integridade ética e moral ou seguir jogando o vale-tudo de Gekko para chegar ao topo.

3. Wall Street 2 – O dinheiro nunca dorme – Ficção, 2010

Trata-se da continuação do Wall Street Poder e Cobiça, filme novamente dirigido por Oliver Stone. Com Charlie Sheen e Michael Douglas mais uma vez interpretando respectivamente Bud Fox e Gordon Gekko, dessa a vez a narrativa acontece no contexto da crise do subprime americano de 2008. Gekko reaparece depois de cumprir pena pelos crimes financeiros ilustrados no primeiro filme. A novidade passa a ser Jake Moore, que é um jovem corretor de investimentos que se envolve romanticamente com Winnie, filha de Geko. Jake está na busca por vingança pela morte do seu mentor no mercado financeiro. Ou seja, tem-se um filme de suspense policial apresentado no palco de Wall Street, incluindo todo a ambição e ganância de seu submundo.

4. Explicando o dinheiro – Série documental, 2021

A série produzida pela Netflix apresenta em cinco capítulos algumas das armadilhas financeiras que a maioria das pessoas que não apresentam conhecimento básico sobre finanças acabam caindo. Mesmo trazendo casos americanos, todos os episódios podem ser facilmente pensados no contexto brasileiro. O primeiro traz o tema “Enriqueça rápido”, que mostra porque tantas pessoas caem em golpes, especialmente no mundo online, acreditando em falsas promessas de enriquecimento fácil e rápido. O segundo, “Cartões de crédito”, apresenta o mundo dos cartões de crédito e como a ilusão do dinheiro antecipado pode fazer com que indivíduos e famílias se atolam em dívidas, agora sim, de forma rápida e fácil. A terceira, “Financiamento estudantil”, também desvenda um mercado que explora a vontade, principalmente de jovens, de se formar em alguma área para se inserir no mercado profissional. O problema é que, quando isso não é feito de maneira programada, o sonho pode virar pesadelo. O quarto episódio, “Apostas”, explora as facilidades do mundo online para que pessoas percam grandes quantidades de dinheiro em poucos cliques, justamente por acharem que vão ficar ricas por vencer uma partida de poker ou por acertar o vencedor de alguma modalidade esportiva. Por fim, no último episódio, “Aposentadoria”, é abordado como a falta de planejamento financeiro ao longo da vida é cruel quando o sujeito para de trabalhar e passa a receber bem menos do que quando estava na ativa. Sem um plano de previdência privada consistente, o padrão de vida de muitos acaba caindo drasticamente justamente no momento em que os gastos, especialmente com saúde, aumentam.

5. A grande aposta – Filme baseado em eventos reais, 2015

Indicado ao Oscar de 2015, A grande aposta poderia ter outro título: O grande investimento. Isso porque, conforme autores consagrados sobre investimento, tais como Bem Graham e Warren Buffet, investimento e aposta são duas coisas bem diferentes. Enquanto o primeiro sempre é feito no longo prazo e conta com análise e interpretações de balanços financeiros e outros dados, o segundo é praticado no sentido especulativo, e o que os personagens reais que foram interpretados na tela dos cinemas fizeram foi investimento calculado, e não uma aposta especulativa. Afora isso, A grande aposta é um dos melhores filmes para entender o que foi o subprime do mercado imobiliário americano, especialmente nas cenas em que os personagens vão atrás das pessoas que não estavam pagando as suas hipotecas e se dão conta de que essa era uma prática comum, tendo em vista que os financiamentos estavam sendo ofertados sem nenhum critério de seleção. Um filme que mostra de maneira criativa, didática e divertida como em um cenário de crise global sempre vai ter alguém lucrando.