Resumo das Atividades da Unidade de Telefonia – Ano 2016 e 2017

Abaixo temos um resumo das principais atividades que foram desenvolvidas pela Unidade de Telefonia durante o ano 2016 e o ano de 2017.

Instalação da nova Central Telefônica no prédio da Faculdade de Odontologia

Em 1° de dezembro de 2017 foi instalada a nova Central Telefônica no prédio da Faculdade de Odontologia da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). A nova central traz uma série de funcionalidades para atender as necessidades da Faculdade de Odontologia, como ramais aptos a receber ligações externas sem a necessidade de transferência das chamadas e maior número de canais para comunicação, o que possibilitará uma grande melhora no atendimento à comunidade. A central também conta com recursos que permitirão direcionar as ligações para rotas de menor custo e, também, interligação com outras centrais da UFPel, recursos estes que possibilitarão economia nas ligações.

Divulgação UFPel: https://ccs2.ufpel.edu.br/wp/2017/12/07/nova-central-telefonica-e-instalada-na-odontologia-numeros-mudam/

Ampliação do número de ramais VoIP

Em 2017 houve uma ampliação do número de ramais VoIP da central telefônica do Campus Anglo, o que possibilitou implantar ramais, desta central, em  diversas unidades remotas. Isso é possível, pois este tipo de ramal utiliza a infraestrutura de rede de dados. Unidades dos prédios do Campus II, da Antiga Justiça do Trabalho,  da nova Casa do Estudante, do Almoxarifado e do Parque Tecnológico então sendo atendidos por ramais VoIP, usufruindo de toda infraestrutura do PABX do Anglo, mesmo estando distante.

Renovação do Contrato de Serviços de Telefonia Fixa Comutada (STFC)

Em outubro de 2017 foi efetuado a renovação do contrato de telefonia da UFPel, fato muito importante para permitir a continuidade do processo de redução de gastos e de modernização da planta de Telefonia da UFPel.

Ampliação da Faixa DDR da Central Telefônica do Campus de Ciências Humanas e Sociais (CCHS)

Em 2017 o ICH, o Ifisp, a FaE, a FAUrb e o CEArt receberam melhorias na central telefônica. A ampliação da faixa de numeração DDR permitiu  que ramais que não conseguiam receber ligações diretamente, que ficavam na dependência de alguém para transferir a chamada, passassem a atender chamadas diretamente no seu ramal. Também foram substituídas linhas diretas por ramais, tornando possível a comunicação direta com outros ramais do prédio, trazendo mais economia com o cancelamento destas linhas.

Divulgação UFPel: http://ccs2.ufpel.edu.br/wp/2017/02/01/ich-ifisp-fae-faurb-e-ceart-recebem-melhorias-na-central-telefonica/

Ativação da Nova Central campus Anglo

Em 15 de agosto de 2016, foi concluída a instalação da central do campus Anglo, onde foram ativados mais de 150 ramais. Atividade foi dividida em várias etapas, entre elas fase de contato e testes com a operadora de telefonia para ativação dos link’s E1, contato com a empresa responsável pela instalação da central para alinhavar datas e configurações do PABX e, também, de contato com unidades da UFPel. Estima-se uma economia mensal em torno de R$ 11.000,00, originando uma redução de 83%. Abaixo temos uma foto da nova central telefônica.

Junto com a implantação da nova central, também foi efetuada a organização do distribuidor geral de telefonia, abaixo a foto de antes e depois do serviço:

Divulgação UFPel: https://ccs2.ufpel.edu.br/wp/2016/08/12/nova-central-telefonica-do-anglo-esta-ativada-numeros-mudaram/

Ativação Link DDR campus CEng

Em 18 de maio de 2016, foi instalado o link DDR no campus CEng, o que permitiu que todos ramais da central telefônica ficassem aptos a efetuar e receber ligações.

Ampliação do número de Interfaces Celulares

Em 2016, o número de interfaces na central do CEng foi ampliado, além da instalação  de 8 interfaces no campus Anglo, equipamento este que tem a finalidade de direcionar as chamadas destinadas para celular, obtendo assim uma tarifa mais barata. Em 2017 foram instaladas mais 4 unidades para atender a central da Faculdade de Odontologia. Estes equipamentos permitem que se atinja índices que variam de 60% a 70% de economia em ligações nas unidades da UFPel.

Abaixo foto das interfaces implantadas no Campus Anglo.

Fiscalização do Contrato de Serviços de Telefonia Fixa Comutada (STFC)

Através da verificação detalhada das faturas de telefonia foram devolvidos R$ 25.580,07 para a UFPel em 2016, após constatação de erros de tarifação em faturas.

Assinatura do Contrato de Serviços de Telefonia Fixa Comutada (STFC)

Em 05 fevereiro de 2016 foi efetuada a assinatura do contrato de STFC, entre UFPel e Oi. O termo de Referência começou a ser elaborado em 2014, sendo finalizado em 2015, onde foram detalhados os locais de instalação de circuitos digitais E1 e de 174 linhas convencionais. Este contrato permitirá grandes avanços, possibilitando instalações de novas centrais telefônicas, além da obtenção de tarifas mais baixas, como mostrado na tabela abaixo:

Publicado em 15/01/2018, nas categorias Divulgação, Manutenção, Notícias, Telefonia.