Programa de Pós-graduação em Sistemas de Produção Agrícola Familiar PPGSPAF

O livro “Comida, ética e reciprocidade em tempos de pandemia: diálogos entre Brasil, Espanha e Itália” é resultado da cooperação entre pesquisadores dos três países mencionados no título, os quais trazem importantes contribuições a temas relevantes da atualidade. A intenção dos autores é clara, qual seja, fomentar o debate sobre temas transcendentais ligados ao mundo da alimentação.

Nesta obra os autores consideram que urge construir respostas locais a problemas globais. Nunca houve tanta necessidade de trabalhar em favor da inovação social, da construção de redes de interconhecimento e de alternativas ao atual modelo de produção, distribuição e consumo de alimentos. O enfrentamento aos grandes impérios agroalimentares e a reiterada destruição dos recursos naturais requerem soluções criativas que reduzam as distâncias materiais e simbólicas que separam produtores e consumidores e que restituam as bases éticas dos processos produtivos.

Os organizadores da obra registram o apoio recebido do programa CAPES PRINT que permitiu com que ambos pudessem realizar estágio de Professor Visitante junto ao Instituto de Estudos Sociais Avançados (Córdoba Espanha), assim como aos autores e autoras e a todas as pessoas que contribuíram de uma ou outra forma para que o livro se tornasse realidade.

Eis o link de acesso à obra:

Publicado em 05/07/2023, na categoria Notícias.