A implantação do SEI encontra-se alinhada ao Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da UFPEL. Ao referenciar o tema Gestão Institucional, o PDI enfatiza: “para bem cumprir seu papel, a gestão deve, também, zelar pela efetividade de suas ações, pelo uso sustentável dos recursos, pelo aperfeiçoamento de seus métodos de trabalho, incorporando novos conhecimentos e tecnologias”. Dessa forma, dado o contexto de aplicação do SEI, pode-se destacar sua importância e alinhamento aos seguintes objetivos:
- implantar e avaliar programas voltados para a implementação do PDI;
- tornar mais eficiente a gestão institucional;
- padronizar processos e implantar sistemas informatizados que qualifiquem as aquisições de bens e serviços;
- implementar sistema que propicie drástica redução do uso de papel nos processos administrativos.
A implantação do SEI apresenta benefícios para o serviço público e para o cidadão, entre os quais podemos destacar:
- reduzir a tramitação dos procedimentos em meio físico;
- integrar sistemas de processo eletrônico de outros órgãos e entidades da Administração Pública Federal;
- melhorar a gestão, otimizar fluxos de trabalho e racionalizar despesas administrativas;
- garantir a qualidade e confiabilidade dos dados e das informações disponíveis;
- proporcionar maior ganho de produtividade e celeridade na tramitação de processos;
- promover a satisfação do público usuário;
- assegurar a eficiência, a eficácia e a efetividade da ação governamental e promover a adequação entre meios, ações, impactos e resultados;
- promover a utilização de meios eletrônicos para a realização dos processos administrativos com segurança, transparência e economicidade;
- ampliar a sustentabilidade ambiental com o uso da tecnologia da informação e da comunicação; e
- facilitar o acesso do cidadão às instâncias administrativas.