Início do conteúdo
Apresentação

A segurança de barragens de terra é de extrema importância devido aos riscos associados a possíveis falhas nesse tipo de estrutura. As barragens de terra são utilizadas para reter água e criar reservatórios para diversas finalidades, como abastecimento, geração de energia hidrelétrica, aquicultura e irrigação.

A segurança dessas barragens é crucial para proteger vidas humanas, propriedades, o meio ambiente e garantir o funcionamento adequado das estruturas ao longo do tempo. Fatos recentes têm demonstrado que a ocorrência de falhas pode desencadear inundações súbitas, representando ameaças significativas às comunidades situadas a jusante. Serviços de transporte e energia também podem ser afetados. Além disso, os danos ambientais resultantes da liberação descontrolada de água podem ser extensos, afetando ecossistemas aquáticos e terrestres.

A realização de inspeções regulares, manutenção adequada e o cumprimento de regulamentações são elementos-chave na gestão da segurança dessas barragens.

Este site é uma iniciativa do Setor de Recursos Hídricos da Faculdade de Agronomia Eliseu Maciel e nele você encontrará orientações sobre legislação e normas relacionadas à segurança de barragens de terra, bem como materiais com orientações técnicas sobre construção, operação e manutenção dessas estruturas.

    Notícias
  • A Bacia Taquari-Antas (RS) ainda não tem projetos definidos de onde fazer barragens de contenção, afirma vice-presidente do comitê gestor

    Os governos federal e do Rio Grande do Sul assinaram um termo de cooperação para obras de proteção da região metropolitana e estudos de bacias. Devem ser destinados R$ 8 bilhões para o Estado, incluindo R$ 16 milhões para estudos da bacia hidrográfica Taquari-Antas, uma das mais afetadas pela catástrofe de maio.

    Para a matéria completa, acesse aqui.


    Margens do Rio Taquari comprometidas depois das sucessivas enchentes (Foto: Vinicius Mallmann).
    Fonte: INDEPENDENTE.

  • MS tem mais de mil barragens irregulares, aponta Instituto de Meio Ambiente

    Mato Grosso do Sul tem 1.028 barragens irregulares, o que representa 30% do total registrado no estado. Os dados são do Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul (Imasul), órgão que fiscaliza, monitora e analisa as documentações apresentadas pelos responsáveis por estas construções.

    Para a matéria completa, acesse aqui.


    BR-163, em Campo Grande após o rompimento da barragem — Foto: Divulgação g1 MS).
    Fonte: g1 MS.

  • Barragem de represa rompe, e água invade rodovia e casas em condomínio de luxo em Jaraguari (MS)

    Em Jaraguari (MS), a barragem de uma represa, que fica dentro de um condomínio de luxo, se rompeu. A água invadiu as casas, mas, apesar dos estragos, ninguém ficou ferido. Parte do trecho da rodovia que dá acesso ao estado vizinho de Mato Grosso ficou inundada.

    Para a matéria completa, acesse aqui.


    Barragem rompe em Jaraguari (MS). (Foto: reprodução de JR na TV/Do R7).
    Fonte: JR na TV.

  • Defesa Civil do RS participa de Simulado de Emergência de Barragem

    No dia 10/08/2024, foi realizado o Simulado de Emergência da Barragem da Usina Hidrelétrica Passo São João, no qual a Coordenadoria Regional de Defesa Civil do Estado, através da CREPDEC 5, se fez presente. Esse exercício visou preparar e integrar as forças de segurança do Estado, a equipe técnica da barragem e a população das áreas potencialmente afetadas em caso de rompimento.

    Para a matéria completa, acesse aqui.


    Simulado emergência barragem 4 (Foto: Defesa Civil, RS).
    Fonte: Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (RS).

  • Roteiro para a Inspeção de barragens de terra

    Em um esforço direcionado à prevenção de riscos, à salvaguarda da segurança pública e à proteção ambiental, o setor de recursos hídricos da FAEM disponibilizou um Roteiro para a Inspeção de barragens de terra. Essa iniciativa busca fomentar uma cultura voltada para a segurança e a responsabilidade, promovendo a conscientização e a adoção de práticas que assegurem a integridade dessas estruturas vitais.

    O roteiro está disponível na seção MATERIAIS SOBRE SEGURANÇA DE BARRAGENS.
  • Encontro dos Órgãos Fiscalizadores de Segurança de Barragens

    No dia 21 de fevereiro, quarta-feira, a Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) promoveu o 1º Encontro dos Órgãos Fiscalizadores de Segurança de Barragens (OFSBs) deste ano. Este evento tem como objetivo facilitar a troca de experiências, compartilhar boas práticas, nivelar informações sobre segurança de barragens e promover a articulação entre os órgãos fiscalizadores desse setor. O encontro ocorreu de forma online e concentrou-se principalmente na elaboração do Relatório de Segurança de Barragens 2023 (RSB 2023), incluindo o envio do formulário com informações adicionais. Além disso, foi apresentada uma síntese das informações obtidas a partir dos dados do Sistema Nacional de Informações sobre Segurança de Barragens (SNISB).

    Para ver a matéria completa, clique aqui.


    Foto: Barragem do Descoberto (DF/GO) – Foto: Raylton Alves / Banco de Imagens ANA.
    Fonte: Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA).

  • Risco de rompimentos em barragens de detritos: nova metodologia é empregada na região em que ocorreu o desastre de Brumadinho

    Estudo conduzido por pesquisadores da Unesp, de Portugal e de instituições mineiras analisou fatores geomorfológicos que podem contribuir para colapso de estruturas de contenção. Objetivo é tornar mais seguro processo de seleção de áreas para futuras construções.

    Para ver a matéria completa, clique aqui.


    Foto: Isac Nóbrega/Presidência da República.
    Fonte: Jornal da Unesp.

  • Rompimento de barragem deixa parte de cidade na Paraíba inundada

    Segundo o portal MaisPB, o rompimento do muro de uma barragem na cidade de Conceição (PB) culminou com a inundação de parte do município nesta quinta-feira (11/01/2024). Com o rompimento da barragem, o Açude Roçado, em Conceição, acabou invadindo várias residências do município. Os moradores tiveram que deixar as casas e receberam ajuda de familiares, amigos. Há registro ainda de pessoas que ficaram ilhadas.

    Para ver a matéria completa, clique aqui.


    Foto: Reprodução/Diogo Mangueira.
    Fonte: Portal MaisPB.

  • Transbordamento de barragem em Viamão (RS) causa prejuízo em cerca de 50% das lavouras de assentamento

    De acordo com o Correio do Povo, uma barragem, localizada no Assentamento Filhos de Sepé, no distrito de Águas Claras, em Viamão (RS), transbordou e causou estragos em lavouras da localidade. De acordo com Ivan Carlos Prado Pereira, presidente da associação dos moradores do assentamento, o escape da água na Barragem dos Pachecos causou um prejuízo de cerca de 50% nas lavouras. A saída de água pela barragem foi registrada em 24/11, mas uma situação parecida em outras áreas da localidade já havia ocorrido durante as fortes chuvas que atingiram a região no final de semana anterior.

    Para ver a matéria completa, clique aqui.

    Foto: Mauro Schaefer.
    Fonte: Correio do Povo.