Início do conteúdo
Apresentação

A segurança de barragens de terra é de extrema importância devido aos riscos associados a possíveis falhas nesse tipo de estrutura. As barragens de terra são utilizadas para reter água e criar reservatórios para diversas finalidades, como abastecimento, geração de energia hidrelétrica, aquicultura e irrigação.

A segurança dessas barragens é crucial para proteger vidas humanas, propriedades, o meio ambiente e garantir o funcionamento adequado das estruturas ao longo do tempo. Fatos recentes têm demonstrado que a ocorrência de falhas pode desencadear inundações súbitas, representando ameaças significativas às comunidades situadas a jusante. Serviços de transporte e energia também podem ser afetados. Além disso, os danos ambientais resultantes da liberação descontrolada de água podem ser extensos, afetando ecossistemas aquáticos e terrestres.

A realização de inspeções regulares, manutenção adequada e o cumprimento de regulamentações são elementos-chave na gestão da segurança dessas barragens.

Este site é uma iniciativa do Setor de Recursos Hídricos da Faculdade de Agronomia Eliseu Maciel e nele você encontrará orientações sobre legislação e normas relacionadas à segurança de barragens de terra, bem como materiais com orientações técnicas sobre construção, operação e manutenção dessas estruturas.

    Notícias
  • Roteiro para a Inspeção de barragens de terra

    Em um esforço direcionado à prevenção de riscos, à salvaguarda da segurança pública e à proteção ambiental, o setor de recursos hídricos da FAEM disponibilizou um Roteiro para a Inspeção de barragens de terra. Essa iniciativa busca fomentar uma cultura voltada para a segurança e a responsabilidade, promovendo a conscientização e a adoção de práticas que assegurem a integridade dessas estruturas vitais.

    O roteiro está disponível na seção MATERIAIS SOBRE SEGURANÇA DE BARRAGENS.
  • Encontro dos Órgãos Fiscalizadores de Segurança de Barragens

    No dia 21 de fevereiro, quarta-feira, a Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) promoveu o 1º Encontro dos Órgãos Fiscalizadores de Segurança de Barragens (OFSBs) deste ano. Este evento tem como objetivo facilitar a troca de experiências, compartilhar boas práticas, nivelar informações sobre segurança de barragens e promover a articulação entre os órgãos fiscalizadores desse setor. O encontro ocorreu de forma online e concentrou-se principalmente na elaboração do Relatório de Segurança de Barragens 2023 (RSB 2023), incluindo o envio do formulário com informações adicionais. Além disso, foi apresentada uma síntese das informações obtidas a partir dos dados do Sistema Nacional de Informações sobre Segurança de Barragens (SNISB).

    Para ver a matéria completa, clique aqui.


    Foto: Barragem do Descoberto (DF/GO) – Foto: Raylton Alves / Banco de Imagens ANA.
    Fonte: Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA).

  • Risco de rompimentos em barragens de detritos: nova metodologia é empregada na região em que ocorreu o desastre de Brumadinho

    Estudo conduzido por pesquisadores da Unesp, de Portugal e de instituições mineiras analisou fatores geomorfológicos que podem contribuir para colapso de estruturas de contenção. Objetivo é tornar mais seguro processo de seleção de áreas para futuras construções.

    Para ver a matéria completa, clique aqui.


    Foto: Isac Nóbrega/Presidência da República.
    Fonte: Jornal da Unesp.

  • Rompimento de barragem deixa parte de cidade na Paraíba inundada

    Segundo o portal MaisPB, o rompimento do muro de uma barragem na cidade de Conceição (PB) culminou com a inundação de parte do município nesta quinta-feira (11/01/2024). Com o rompimento da barragem, o Açude Roçado, em Conceição, acabou invadindo várias residências do município. Os moradores tiveram que deixar as casas e receberam ajuda de familiares, amigos. Há registro ainda de pessoas que ficaram ilhadas.

    Para ver a matéria completa, clique aqui.


    Foto: Reprodução/Diogo Mangueira.
    Fonte: Portal MaisPB.

  • Transbordamento de barragem em Viamão causa prejuízo em cerca de 50% das lavouras de assentamento

    De acordo com o Correio do Povo, uma barragem, localizada no Assentamento Filhos de Sepé, no distrito de Águas Claras, em Viamão (RS), transbordou e causou estragos em lavouras da localidade. De acordo com Ivan Carlos Prado Pereira, presidente da associação dos moradores do assentamento, o escape da água na Barragem dos Pachecos causou um prejuízo de cerca de 50% nas lavouras. A saída de água pela barragem foi registrada em 24/11, mas uma situação parecida em outras áreas da localidade já havia ocorrido durante as fortes chuvas que atingiram a região no final de semana anterior.

    Para ver a matéria completa, clique aqui.

    Foto: Mauro Schaefer.
    Fonte: Correio do Povo.

  • Simulado de Segurança de Barragens é realizado em Votorantim

    A Companhia Brasileira de Alumínio (CBA) realizou na terça-feira (07/11/23), das 14h30 às 15h30, em Votorantim, o 1º Simulado de Segurança de Barragens das hidrelétricas Votorantim, Santa Helena e Itupararanga, localizadas no rio Sorocaba, em parceria com a Defesa Civil do município. A iniciativa fez parte do Plano de Ação de Emergência (PAE), está prevista na legislação brasileira e tem caráter preventivo. As barragens seguem totalmente seguras.

    Para a matéria completa, acesse aqui.


    Moradores foram até um dos pontos de encontro (Foto: Jorge Silva).
    Fonte: Gazeta de Votorantim.

  • Campanha de fiscalização de segurança de barragens vai até 31 de janeiro de 2024

    Na quarta-feira 1º de novembro, teve início a etapa de monitoramento da Campanha de Fiscalização de Segurança de Barragens 2023 promovida pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL). Até 31 de janeiro de 2024, a Agência receberá informações de todos os geradores hidrelétricos (CGHs, PCHs e UHEs) que não se enquadram como Micro e Minigeração Distribuída. Os dados devem ser relativos ao último ciclo avaliativo.

    Para a matéria completa, acesse aqui.


    Foto: Divulgação ANA
    Fonte: ANA

  • ANA lança o Relatório de Segurança de Barragens

    A Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) lançou o Relatório de Segurança de Barragens 2022 (RSB 2022). Segundo a publicação, no ano passado 122 barragens foram identificadas como preocupantes pelos órgãos que fiscalizam segurança de barragens no Brasil, sendo que em 2021 houve 187 estruturas nessa situação, o que representa uma queda de 35% no período.

    O Relatório pode ser acessado aqui.
    Para a matéria completa, acesse aqui.

    .

  • Curso de inspeção em segurança de barragens

    A Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) ofertou 04 turmas do curso de Inspeção em Segurança de Barragens de Usos Múltiplos, na modalidade presencial.

    Informações podem ser consultadas clicando aqui.


    Fonte: ANA, 2023