Início do conteúdo
Materiais sobre segurança de barragens
  • A ANA disponibilizou um modelo de ficha para inspeção regular de barragens de terra, atualizado em 2020. Você pode fazer o download do modelo clicando aqui.
  • Em 2016 a ANA publicou o Guia Prático de Pequenas Barragens, com parte do Manual do Empreendedor sobre Segurança de Barragens. Este material é basicamente um guia prático de operação, manutenção e inspeção de pequenas barragens de terra, destinadas à acumulação de água para quaisquer usos, com altura inferior a 15 m e com volume do reservatório de até 3 milhões de m³, de perfil homogêneo ou zoneado, com vertedouro em lâmina livre e descarregador de fundo. Destina-se a ser utilizado pelo empreendedor/operador, no campo, no seu dia a dia. Inclui ainda um conjunto de recomendações relativas ao projeto e à construção destas pequenas barragens. Acesse o Guia clicando aqui.
  • Você pode encontrar diversas informações sobre as barragens do Brasil no portal do Sistema Nacional de Informações sobre Segurança de Barragens (SNISB). O sistema é mantido pela Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) e reúne o cadastro de barragens de usos múltiplos da água, de geração de energia elétrica, de contenção de resíduos industriais e de contenção de rejeitos de mineração, abrangendo tanto as que são submetidas à lei, quanto as que não são.
  • A FAO (Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura) publicou em 2011 o “Manual sobre pequenas barragens de terra: guia para a localização, projecto e construção“. A publicação pode ser encontrada no site da entidade (https://www.fao.org) ou faça o download clicando em: Manual FAO 2011.
  • O Ministério da Integração Nacional publicou em 2002, o Manual de Segurança e Inspeção de Barragens, contendo normas de construção, operação e manutenção das barragens, assim como, os procedimentos que devem ser adotados em casos de emergências. Você pode acessar uma página para download do manual clicando aqui.