A participação da Universidade Federal de Pelotas junto ao Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea-RS), mediante representação em suas Câmaras Especializadas, é atividade institucional reconhecidamente importante ao proporcionar o estreitamento das relações com o órgão nas áreas profissionais em que a universidade promove formação acadêmica, e ao atuar de forma colaborativa em ações de qualificação técnica programadas.

Foto: Sede do Crea-RS – Porto Alegre imagem da internet)

O Conselho tem por objetivo fiscalização, controle, orientação e aprimoramento do exercício e das atividades profissionais da Engenharia, da Agronomia, da Geologia, da Geografia e da Meteorologia, de nível superior, no território de sua jurisdição. É entidade autárquica dotada de personalidade jurídica de direito público, constituindo serviço público federal, vinculada ao Conselho Federal de Engenharia e Agronomia – Confea, instância superior de regulamentação das profissões abrangidas.

Atualmente, a UFPel integra a Câmara Especializada de Engenharia Geológica e de Minas tendo como representante Prof. Adelir José Strieder (CENG) e a Câmara Especializada de Agronomia com os representantes Prof. Paulo Rigatto (FAEM) e Profª Rita de Cássia Fraga Damé (CENG), em exercício no mandato 2021-2023.

Imagem: Reunião PREC/Unidades Acadêmicas

No objetivo de prever a renovação da representação, no último dia 27/09 a PREC promoveu encontro para dialogar e definir a nova composição para o mandato 2024-2026. Com a presença das unidades diretamente interessadas – FAEM, FAMET e CENG – além das deliberações relativas à pauta, foram acordadas iniciativas para o aumento de assentos da UFPel no Conselho e, também, objetivando melhor  repercutir a atuação externa no ambiente dos cursos foram projetadas formas de comunicação interna periódicas, o que será desenvolvido com apoio da PREC/RIs a partir do próximo ano.