O Fórum Estadual Permanente de Apoio à Formação dos Profissionais da Educação Básica – FORPROFE-RS é um dos espaços em que a Universidade Federal de Pelotas participa por meio de Representação Institucional, atualmente assumida pela Profª Andrisa Kemel Zanella (CA), como titular, e Prof. Antonio Maurício Medeiros Alves (FAE) como suplente no período 2023-2024.

O FORPROFE-RS reúne 33 institucionalidades com a finalidade de articular políticas e propor ações estratégicas de formação inicial e continuada dos profissionais da educação básica, em regime de colaboração entre a União, o estado e os municípios.

No último dia 17 de agosto, em Porto Alegre, ocorreu mais uma reunião ordinária do Fórum, quando foram abordados, entre outros assuntos, o diagnóstico da rede estadual, com apresentação dos percentuais de professores ativos e inativos, efetivos e temporários e projeção do déficit de professores até 2026. Sobre isso, foi proposto na plenária a realização de trabalho colaborativo na busca de dados mais fidedignos, no que as universidades poderão contribuir a partir da expertise advinda de pesquisas realizadas em nível de pós-graduação. Para enfrentamento dos problemas identificados, foram debatidas ações que buscarão minimizar o impacto do déficit de profissionais da educação, como as do projeto Professor do Amanhã recentemente enviado à Assembleia Legislativa do RS e que merecerá análise especial do Fórum. Na UFPel a proposta está sendo debatida na Comissão das Licenciaturas para que os representantes possam contribuir na elaboração da Carta Aberta que será encaminhada pelo FORPROFE ao legislativo estadual.