Após 3 anos de atividade no modo virtual e às vésperas de completar o quarto ano desde a sua criação, o Fórum em Defesa da Democracia Ambiental de Pelotas (FDAM) voltou a reunir seus integrantes no último dia 18/04 para tratar das ações a serem empreendidas em 2023 e confraternizar pelo reencontro.

Na oportunidade foram tratados problemas ambientais locais, para os quais foram feitos encaminhamentos. Entre as questões que mereceram atenção estiveram a falta de democracia no COMPAM e de acesso à informação, a necessidade de políticas efetivas de arborização urbana, de educação ambiental e de agroecologia. Também tratou-se do problema da qualidade das águas e dos agrotóxicos, além da área do Pontal da Barra do Laranjal.

Em destaque, a presença pesquisadoras da comunidade do Passo dos Negros (Várzea do São Gonçalo), que expuseram sobre a situação aflitiva de moradores da localidade, sobre a qual seguirá diálogo.

A retomada da reunião presencial do FDAM foi importante para aprofundar o debate ambiental e organizar seus para ações concretas de monitoramento dos meios e canais existentes de participação e controle social, entre outras programações.

O FDAM é em um espaço permanente, plural, aberto e diversificado para debater questões e ações relacionadas à democracia ambiental em Pelotas, para a troca livre de experiências e  articulação em rede da sociedade civil, instituições de ensino, instituições públicas, movimentos populares e demais pessoas interessadas em debater e defender as questões ambientais. Formado em 2019, conta com 74 membros.

A UFPel é uma das instituições fundadoras do Fórum, atualmente no exercício da coordenação compartilhada por meio da Representação Institucional.

Mídias do FDAM:  https://www.instagram.com/fdam.pelotas/  http://facebook.com/fdam.pelotas