Imagem: UNA-SUS, na internet.

Desde que foi criado o Sistema Universidade Aberta do SUS (UNA-SUS) para atender às necessidades de capacitação e educação permanente dos profissionais que atuam no Sistema Único de Saúde (SUS), a Universidade Federal de Pelotas vem integrando a Rede UNA-SUS.

Constituída por 35 instituições públicas de educação superior conveniadas ao Ministério da Saúde e credenciadas pelo Ministério da Educação para a oferta de educação a distância, a Rede proporciona intercâmbio de experiências e conhecimentos, a cooperação para oferta de ações educacionais e o compartilhamento de materiais instrucionais, além de dar acesso a acervo de recursos educacionais aberto aos trabalhadores da saúde em geral.

Nessa articulação, a representação da UFPel no Fórum de Coordenadores da Rede UNA-SUS, após destacada atuação da Profª Anaclaudia Gastal Fassa, recentemente passou a ser exercida pelas professoras Elaine Thumé (titular) e Elaine Tomasi (suplente).

Imagem: Acervo do DMS/FAMED/UFPel

A trajetória do Departamento de Medicina Social da UFPel no Sistema UNA-SUS, está disponível o livro Experiências da Rede UNA-SUS: 10 anos, em: https://ares.unasus.gov.br/acervo/handle/ARES/20378.