Por meio da representação institucional no Conselho Municipal de Cultura (CONCULT), a UFPel tem exercido papel ativo para o desenvolvimento e qualificação da política cultural do município.

As colaborações se expressam na liderança em processos grupais do Conselho com vistas aos objetivos de articulação, pactuação e deliberação em torno da gestão compartilhada da cultura, tal como se deu na construção do primeiro Plano Municipal de Cultura de Pelotas (PMC), instrumento que organiza a política cultural e a coloca no mapa do Sistema de Cultura em âmbito estadual e nacional, além de viabilizar o recebimento de recursos.

Destaca-se, em 2021, o protagonismo na realização dos debates antecedentes ao Plano, por meio de duas pré-conferências e da IV Conferência Municipal de Cultura. Nessa etapa de construção, a representação institucional foi exercida pelos servidores Leandro Ernesto Maia (CA) e Eleonora Campos da Motta Santos (PREC). Em abril de 2022, com Raquel Silveira Rita Dias (PREC) e Lucas Mello Ness (CCS/GR) como conselheiros pela UFPel, deu-se importante mobilização da comunidade em torno da defesa do texto original do Plano, em Audiência Pública na Câmara de Vereadores.

As contribuições da UFPel junto ao CONCULT incluem a oferta de suporte técnico e tecnológico às atividades, como a utilização do sistema E-Projeto para a constituição de um repositório de documentos e para o fórum de discussão online, assim como o uso das plataformas WebConf-UFPel e Conferência Web-RNP (Rede Nacional de Pesquisa), que possibilitam a realização de reuniões online e transmissões. No processo eleitoral do Conselho, igualmente, foi disponibilizado o Sistema de Votação Eletrônica da UFPel (Helios Voting).

A atuação dos conselheiros da UFPel se estende, também, à participação efetiva na elaboração de editais e na análise e seleção de projetos do PROCULTURA.