Na última quinta-feira (17/03), foi realizado o II Encontro Anual do Fórum em Defesa da Democracia Ambiental (FDAM) – espaço permanente, plural, aberto e diversificado voltado a ações relacionadas à democracia ambiental – tendo como pauta principal a avaliação de cenários da política ambiental, aprovação do planejamento  2022 e eleição da coordenação para a nova gestão.

Criado em 2019, o FDAM é integrado por 64 membros, entre representantes de organizações governamentais, não governamentais e ativistas ambientais, entre os quais a UFPel, uma das instituições fundadoras e atualmente representada pela servidora Silvia Carla Bauer Barcellos (PREC).

Nos termos regimentais, e por unanimidade dos presentes no Encontro, foram reeleitos para a coordenação do FDAM a Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e o Centro de Estudos Ambientais (CEA), juntamente com a Associação dos Docentes da UFPel e do IFSul-CaVG (ADUFPel SSind) e a Arq. Marisa Potter, ativista ambiental da área de urbanismo, que passaram a compor o grupo de gestão em 2022.

Ainda que de modo online em virtude das restrições impostas pela pandemia, em 2021 o FDAM desenvolveu expressivo conjunto de iniciativas no cumprimento do objetivo de monitorar os meios e canais existentes de participação e controle social na política ambiental de Pelotas, e de colaborar com subsídios técnicos e políticos para seu aprofundamento. Para conhecer as ações do FDAM desenvolvidas no último ano, acesse: Atividades_2021.

Para contatos: fdampelotas@gmail.com e para acompanhar a atuação do FDAM nas redes sociais: https://www.instagram.com/fdam.pelotas/   e   https://www.facebook.com/fdam.pelotas.