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Avaliação Institucional Externa

A Avaliação das Instituições de Educação Superior é um dos componentes do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) e tem como principais características: a melhoria da qualidade da educação superior; a orientação da expansão de sua oferta; o aumento permanente da sua eficácia institucional e a efetividade acadêmica e social; o aprofundamento dos compromissos e responsabilidades sociais das instituições de educação superior, por meio da valorização de sua missão pública, da promoção dos valores democráticos, do respeito diferença e à diversidade, da afirmação da autonomia e da identidade institucional.

A Avaliação Externa é realizada por comissões designadas pelo Inep e tem como referência os padrões de qualidade para a educação superior, expressos nos instrumentos de avaliação e os relatórios das auto avaliações emitidos pela CPA

Entre os critérios que são utilizados para a avaliação, estão o planejamento e a avaliação institucional, que abordará elementos como o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI); o desenvolvimento institucional, onde são avaliados dados como a responsabilidade social; as políticas acadêmicas, entre as quais as atividades-fins de ensino, pesquisa e extensão e a própria relação da Universidade com a sociedade; as políticas de gestão e a infraestrutura física, onde estão inclusas as bibliotecas, laboratórios, instalações e a acessibilidade.

Conforme o Instrumento de Avaliação Institucional do INEP/MEC, o conceito das avaliações varia de 1 a 5, sendo o maior considerado excelente.

A Avaliação Institucional, de caráter obrigatório e cíclico, é composta de três etapas, sendo duas documentais, com preenchimento de formulários eletrônicos, e a terceira, compreendendo o recebimento de comissão composta de três avaliadores, designados pelo INEP/MEC, para validar presencialmente todas as informações inseridas nas duas fases iniciais. 

A agenda da visita é composta de diversas reuniões, visitas a instalações e análise de documental. Os avaliadores, além de avaliar os cinco eixos dos SINAES, se reúnem com toda a comunidade acadêmica para ouvir dela como acontece o processo educacional dentro da Instituição.

Neste período da visita in loco, é necessário que haja a participação de toda a comunidade da Universidade, através de seus servidores técnicos administrativos e docentes, alunos e egressos.