O processo de avaliação é a de Cursos, que tem por objetivo “identificar as condições de ensino oferecidas aos estudantes, em especial as relativas ao perfil do corpo docente, às instalações físicas e à organização didático-pedagógica.”. (BRASIL, 2004)
As comissões de especialistas do INEP observam e analisam in loco as informações inseridas nas fases documentais dos processos de autorização, reconhecimento e renovação de reconhecimento de cursos, tanto presenciais, quanto a distância, e emitem um conceito de 1 a 5 para cada uma das três dimensões.
Conforme o instrumento de avaliação externa de cursos, a avaliação é composta de três dimensões: a Organização Didático-Pedagógica; o Corpo docente e Tutorial e Infraestrutura, além de uma seção reservada aos requisitos legais e normativos. Cada uma dessas dimensões é subdividida em indicadores, detalhando os dados e condições de oferta da IES avaliada.
Após as análises feitas durante a avaliação in loco, os avaliadores devem conceituar o curso avaliado, utilizando a escala de 1 a 5 para cada indicador e, através de média aritmética simples, chegar ao conceito de cada umas das dimensões, também na mesma escala. O conceito final do Curso, conhecido como Conceito de Curso ou CC, é a média aritmética ponderada das três dimensões.
Conceitos acima de 3 (três) são considerados “suficiente”, “muito bom” e “excelente”. Da mesma maneira, conceitos 2 e 1 são considerados insuficientes ou inexistentes, respectivamente.
As avaliações in loco são designadas para verificar localmente o que foi informado pelo curso avaliado nas etapas documentais do processo de reconhecimento ou renovação de reconhecimento de curso.