Início do semestre letivo 2022/2 – Curso de Química Forense

Prezados(as) discentes do Curso de Bacharelado em Química Forense!Sejam bem-vindos(as) para o início do 2º semestre de 2022, ano civil de 2023! Aos ingressantes nossos parabéns pela aprovação e escolha do curso de Bacharelado em Química Forense da UFPEL. É com alegria que, carinhosamente, recebemos vocês para o início de uma trajetória que, acreditamos, será uma experiência de vida cidadã e transformadora, de crescimento acadêmico e profissional.

Em 2022, no semestre 2022-1 (a partir de agosto), tivemos retomada integral das atividades acadêmicas presenciais. Durante dois anos, foi necessário nos distanciar fisicamente pela pandemia do Covid-19, para nos proteger e proteger o outro – um gesto que trouxe muitos desafios para toda a comunidade acadêmica. Neste momento, estamos em condições bem mais favoráveis, com o processo de imunização avançado e a situação epidemiológica mais controlada, voltamos a nos reencontrar ainda mais. O convívio nos ambientes físicos é fundamental para garantir a qualidade do ensino e para reforçar os laços sociais e afetivos com os(as) nossos(as) discentes e toda a comunidade da UFPEL.

A todos(as) os(as) discentes do curso, esperamos que neste semestre possam obter conhecimentos e a inspiração necessária para a formação profissional. A educação nos dá conhecimentos técnicos e científicos suficientes para o desempenho da vida profissional, científica e acadêmica, mas é preciso também inspiração para fazer a diferença na sociedade como cidadão.

Destacamos a importância da frequência em sala de aula e, também de estarmos conectados com docentes e colegas. Cada turma das disciplinas do semestre deve receber de seus respectivos/as docentes informações sobre o cronograma, atividades, formas de acompanhamento da disciplina no e-Aula, plano de ensino e etc. Por tudo isso, procure estar sempre presente em sala de aula e, também acompanhar periodicamente as suas mensagens nos e-mails e no e-aula. Procure, também, estar atento/a ao calendário acadêmico e aos prazos estabelecidos nele, bem como aos prazos e informações enviados por e-mail pelos professores e colegiado do curso.

Em caso de dúvidas quanto as atividades, cronogramas e avaliações das disciplinas, por favor, entre em contato com o professor responsável pela disciplina e, quanto aos prazos, caso tenham dúvidas referentes ao calendário acadêmico 2022-2, este encontra-se no link do CRA (https://wp.ufpel.edu.br/cra/calendarios-academicos/) ou entre em contato com o Colegiado do curso.

Um bom semestre a todos(as), muita disposição e dedicação para os estudos e realizações! Juntos faremos a diferença na qualidade de formação profissional e no retorno à sociedade. Bons estudos, bons trabalhos!

Atenciosamente,Coordenação do Curso de Química Forense

Professores Clarissa M.M dos Santos e Rogério A. Freitag