Início do conteúdo
    Notícias
  • Levantamento de Necessidades de Capacitação – LNC 2024

    A Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progep), através da Coordenação de Desenvolvimento de Pessoal (CDP), informa que o Portal SIPEC foi liberado para órgãos e entidades elaborarem o Plano de Desenvolvimento de Pessoas 2024 (PDP). A elaboração dos planos de desenvolvimento terá como base a mesma metodologia adotada em 2023.

    Com o intuito de auxiliar nesse processo, a CDP disponibilizou um tutorial para o cadastro das necessidades e publicou o guia para a elaboração do PDP 2024Canvas de identificação (levantamento) de necessidades de desenvolvimentoListagem de Temas Gerais e descritores de matrizes de competências.

    Com a finalidade de auxiliar nas reuniões de trabalho, a Progep disponibilizou uma planilha com os questionamentos (2247127) a serem respondidos no Portal SIPEC por representantes de equipe.

    Informamos que devem ser observados os prazos abaixo:

    Com o objetivo de elucidar eventuais dúvidas sobre os procedimento a serem adotados, a CDP convida os representantes de equipe e chefias para reunião com vistas a sanar eventuais dúvidas sobre os procedimentos a serem realizados com as equipes de trabalho e junto ao Portal SIPEC. Os encontros ocorrerão no dia 14 de julho, das 14h30min às 15h30min, e 17 de julho, das 8h30min às 9h30min, através da plataforma webconf, sala https://webconf.ufpel.edu.br/b/jul-0g0-0yz7md.

    Mais informações podem ser solicitadas por meio do sistema de atendimento (atendimento.ufpel.edu.br) ou telefones 3284-3979 (WhatsApp) ou 3284-3980.

  • 4ª edição do Workshop em EMI (English as a Medium of Instruction) da UFPel

    As inscrições para a 4ª edição do Workshop em English as a Medium of Instruction (EMI) estão abertas até às 17h30 do dia 17/07/2023. A lista preliminar de resultados será divulgada no site da Coordenação de Relações Internacionais (CRInter/UFPel) no dia 19 de julho de 2023, e o resultado final será divulgado no dia 20 de julho de 2023.

    O Inglês como Meio de Instrução (EMI) é um curso desenvolvido para apresentar a teoria e a prática do ensino de disciplinas em inglês, por meio de metodologias ativas. Este curso ajudará a repensar cursos existentes ou a criar novos cursos que utilizem o EMI. Os materiais incluem vídeos, leituras práticas e oportunidades de colaboração no âmbito do curso.

    Ao final do curso, os participantes serão capazes de desenvolver estratégias para auxiliar os alunos a aprenderem o conteúdo do curso e, ao mesmo tempo, aprimorarem suas habilidades em inglês. Além disso, os participantes se sentirão mais confortáveis com pedagogias interativas e com foco no aprendizado do aluno.

    O curso síncrono/remoto terá início no dia 04 de agosto. Os demais encontros presenciais ocorrerão em 10 e 11 de agosto.

    Mais informações podem ser obtidas através do site https://wp.ufpel.edu.br/international/

    Cronograma:

    • 19/06/2023 – Lançamento do edital
    • 03/07/2023 – Abertura das inscrições
    • 19/07/2023 – Divulgação do resultado preliminar
    • 20/07/2023 – Divulgação do resultado final
    • 04/08/2023 – Início do curso síncrono/remoto
    • 10/08/2023 – Encontro presencial
    • 11/08/2023 – Encontro presencial

     

  • Consulta Pública visando o diagnóstico do PGD na UFPel

    Em dezembro de 2022, após três meses da implementação do Programa de Gestão e Desempenho (PGD) da UFPEL, o Comitê Gestor, em parceria com a Coordenação de Desenvolvimento Institucional Participativo (CDIP), iniciou um processo de avaliação e diagnóstico do PGD na instituição, a partir da escuta ao grupo que aderiu à etapa piloto, conforme noticiado Implantação do PGD será alvo de avaliação

    Servidores(as), chefias e gestores(as) que atuam nas Unidades participantes do grupo piloto foram convidados(as) a preencher o instrumento. Do total de servidores(as) integrantes do PGD na etapa piloto, 55% participaram da consulta pública. Já em relação aos(às) gestores(as) e chefias das Unidades contamos com 61% de participação do Universo consultado.

    De forma complementar e importante para o processo avaliativo, um terceiro instrumento foi encaminhado à comunidade acadêmica, direcionado aos(às) usuários(as) que buscaram atendimento nestas Unidades, totalizando um número expressivo de 1.444 respondentes.

    Sobre os dados coletados junto aos(às) servidores(as), constatou-se um impacto positivo na qualidade de vida e na saúde mental destes(as) com a adesão ao PGD. Nesse sentido, observou-se que 68% dos respondentes auto avaliam que sua qualidade de vida “melhorou muito” e 32% que “melhorou” com a adesão ao Programa. Ainda nessa lógica, quando questionado sobre a avaliação de sua saúde mental com a adesão ao PGD, 56%  dos respondentes auto avaliam que “melhorou muito” e 38% que “melhorou”.

     

     

    Outro aspecto relevante apontado foi quanto aos possíveis desafios que a implementação do PGD possa ter gerado e, nesse sentido, quando questionado aos(às) servidores(as) sobre possíveis dificuldades quanto: à comunicação com a chefia; a integração com a equipe; a comunicação com equipe; a elaboração do plano de trabalho com a chefia e sobre o cumprimento das atividades e estratégias para o atendimento presencial e remoto; foi possível perceber que as respostas se concentraram, prioritariamente, na alternativa “não houve dificuldade”. 

    Considerando que parte significativa dos(as) servidores(as) apontou que sua qualidade de vida e saúde mental melhoraram com o PGD, bem como não identificou dificuldade nas questões mencionadas, a avaliação assinala para um processo coerente de implementação do PGD na UFPEL, atingindo aos objetivos propostos quanto a este público.

    Outra questão que corrobora com a afirmação de que o processo transcorreu de forma adequada, se fundamenta no fato de que, quando questionados(as) se os(as) servidores(as) tiveram dúvidas quanto à elaboração, acompanhamento e/ou avaliação do plano de trabalho, 97% dos respondentes assinalaram que “não” e apenas 3% relatou ter dúvidas.  

    Sobre os dados coletados junto aos (às) gestores(as) e chefias imediatas, no que se refere aos possíveis desafios que a implementação do PGD possa ter gerado, constatou-se percepções semelhantes a dos servidores(as). Nesse sentido,  as respostas dos gestores(as) quanto à integração com a equipe; ao cumprimento das atividades e à avaliação dos planos de trabalho, os maiores percentuais de respostas concentraram-se na alternativa “não houve dificuldades”.   

    Ainda sobre a percepção dos gestores(as) e chefias imediatas, em relação à elaboração do planos de trabalho junto a equipe o maior percentual concentrou-se na alternativa “houve pouca dificuldade” como demonstra o gráfico a seguir:

     Da mesma forma, em relação ao instrumento direcionado aos usuários(as) que buscaram atendimento nas Unidades do grupo piloto, foram constatados percentuais concentrados na avaliação de “muito satisfeito” e “satisfeito” em relação ao atendimento, encaminhamento da demanda e tempo de resposta. Os percentuais de usuários(as) que avaliaram como “insatisfeitos” ou “muito insatisfeitos” variam entre 2% e 8% dentre todas as unidades, como se demonstra abaixo.

    Considerando o panorama apresentado, é possível concluir que o processo de implementação do PGD na UFPEL transcorreu de forma coerente, sem impactos negativos na rotina de trabalho dos(as) servidores(as) técnicos(as) administrativos(as) que aderiram ao programa em sua etapa piloto, assim como para a população que buscou atendimento nesse período. Neste cenário, a partir dos dados coletados junto aos usuários(as), cabe destacar o alto índice de demanda e de satisfação frente ao atendimento recebido.   

    Clique Aqui para acessar o resultado completo da Consulta Pública, o qual encontra-se disponível na página da PROGEP.