Início do conteúdo
Perguntas Frequentes

O Manual para Elaboração do Programa de Eficiência Energética estabelece que todos os projetos de eficiência energética cujo cliente tenha fins lucrativos devem ser realizados mediante Contrato de Desempenho. O disposto também se aplica a empresas de capital público?

As Empresas Públicas/Sociedades de Economia Mista, apesar de serem entidades jurídicas de capital público, desempenham atividades econômicas com fins lucrativos. Portanto, os projetos que atendam a estas unidades consumidoras também devem ser realizados mediante assinatura de Contratos de Desempenho.

 

Devo tirar da tomada aparelhos como TV, DVD, microondas e CD players enquanto não os estiver utilizando? 

Sim. Além de economizar energia, a medida é importante para evitar que os aparelhos sejam danificados caso ocorram “apagões”.

 

Há diferença entre desligar a TV no controle remoto e no power (liga/desliga) do aparelho? 

Sim. Desligada pelo controle, a TV fica em stand by, consumindo energia.

 

Devo desligar a luz toda vez que saio de um ambiente? Isso não gera um gasto maior?

Sim, devemos toda vez que sair de um ambiente, que ficará desocupado, apagar as luzes. Ao contrário do que se pensa esse procedimento não consome mais energia. Estudos mostram que apesar da corrente de partida do equipamento ser mais alta que a corrente nominal ela permanece por um tempo muito curto não gerando consumo mensurável neste período.

 

Sensores de presença ajudam a economizar energia?

É verdade. Quando se utiliza o sensor de presença pode-se diminuir o uso de alguns equipamentos. Ex.: o sensor de presença para acionar uma lâmpada de área de pouca movimentação de pessoas (corredores), ou para acionar uma escada rolante.

 

Aparelhos ligados em 220 volts gastam mais energia que os ligados em 127 volts? 

É um mito.  Não há diferença significativa no consumo de energia entre um aparelho 220v e 110v. O consumo de energia depende da potência do aparelho e do tempo de sua utilização, não da tensão.

 

Posso colocar roupas para secar atrás da geladeira?

Não. O hábito de secar roupas na parte traseira da geladeira sobrecarrega o aparelho e aumenta o consumo. O ideal é manter a área livre para circulação de ar.

 

Gelo acumulado no freezer gasta mais energia? 

Sim. É importante descongelar regularmente a geladeira e o freezer, evitando que se formem camadas de gelo com mais de 0,5 centímetro de espessura.

 

Em qual horário deve-se evitar o consumo de energia? 

No horário de pico, que é das 18 às 21 horas.

 

Colocar um vidro com água em cima do relógio diminui o consumo de energia ou o valor da conta?

É um mito. Não há influência da garrafa de água sobre a corrente elétrica que circula no medidor de energia elétrica, e muito menos sobre o consumo do cliente.

Fonte: CFPL