O nosso objetivo não é racionar e sim racionalizar o uso da energia elétrica.

Gerais:

Implantação do bom uso de energia elétrica na UFPel, através do uso de tecnologias mais eficientes com a finalidade de redução de consumo e redução das despesas com energia elétrica na universidade.

Secundários:

Disseminação do conhecimento para além das fronteiras da universidade;

Aplicação prática de arquitetura e engenharias com oportunidades permanentes de bolsas para acadêmicos de diversas áreas com pesquisa e extensão.

Específicos:

• Organização das informações disponíveis e caracterização do perfil de consumo de energia elétrica da UFPel.

• Revisão dos contratos de energia (demanda e estrutura tarifária) das unidades da UFPel que sejam atendidas através de média e baixa tensão.

• Correção do fator de potência das diversas instalações, evitando-se desperdícios com componentes reativas de potência.

• Eficientização do sistema de iluminação utilizado nas dependências da UFPel.

• Diagnóstico de funcionamento de motores elétricos;
• Orientação na elaboração de novos projetos arquitetônicos;
• Implantação de um programa de conscientização e orientação da comunidade universitária.