Somos um programa da Universidade Federal de Pelotas que procura gerenciar e reduzir o consumo de energia elétrica dentro da instituição.
Nossa principal característica é a redução permanente do consumo de energia elétrica, através da educação do usuário e do uso de tecnologias mais eficientes. Fazemos também o acompanhamento dos custos de consumo energético, além da elaboração de projetos, a fim de proporcionar melhor eficiência dos sistemas de iluminação nos campus da universidade.
Utilizar, de maneira correta, a energia elétrica, tratando-a com responsabilidade e sem desperdícios, constitui um novo parâmetro a ser considerado no exercício da cidadania.
As ferramentas a serem utilizadas devem estar alicerçadas basicamente em dois pontos: no uso de equipamentos mais eficientes e na mudança de hábitos.
A redução da intensidade de consumo energético é, provavelmente, a maneira mais eficaz de lutar contra a poluição, de preservar o meio ambiente e de evitar a destruição do patrimônio natural.
A conservação de energia é um conceito abrangente adotado para caracterizar as ações que tenham como objetivo a melhoria na eficiência da utilização da energia. O governo federal vem, sistematicamente, através da edição de decretos e normativas, buscando formas de garantir a redução do consumo de energia nos seus órgãos. Isto reflete o compromisso da União em gerir corretamente os recursos financeiros obtidos dos cidadãos, além de tornar-se uma referência e um exemplo de combate ao desperdício de energia e, consequentemente, reduzir os impactos ambientais causados pela sua produção e distribuição.
No âmbito das Universidades a preocupação é a mesma. Sendo elas fontes primordiais da produção de conhecimento e pesquisa tem como responsabilidade buscar formas racionais de utilização de energia, seja ela natural ou artificial.
Outro aspecto é que, com a redução do consumo de energia elétrica, haverá uma diminuição no valor das faturas relativas a esta utilização, o que significa dizer que estes recursos economizados poderão ser aplicados em outras necessidades da instituição ou mesmo reinvestidos na busca de outras formas de redução do desperdício.
Já podemos observar os resultados do programa na grande economia nos gastos com eletricidade para a UFPEL. Isso quer dizer que estes recursos economizados poderão ser aplicados em outras necessidades da instituição ou mesmo reinvestidos. Então, vamos juntos melhorar a UFPEL?