Nota da Coordenação de Integração Estudantil sobre procedimentos em andamento diante da suspensão das atividades acadêmicas
[alterado em 17/03/2020]
Diante da suspensão das atividades acadêmicas na UFPel e à luz da Instrução Normativa nº 19, de 12 de março de 2020, do Ministério da Economia, a Coordenação de Integração Estudantil informa que:
1. relativo ao Atendimento Presencial:
-
- não haverá atendimento presencial na Coordenação de Integração Estudantil, incluindo Núcleo de Serviço Social, Núcleo de Gestão de Programas e Núcleo Psicopedagógico de Apoio ao Discente até o retorno das atividades acadêmicas;
- o atendimento de forma digital, através dos e-mails de contato, permanece inalterado – conforme procedimentos de ordem rotineira que não impactem no combate ao Coronavírus;
- não haverá atendimento na secretaria da PRAE, exceto nos casos previstos abaixo;
- o agendamento do Programa Passe Livre permanecerá inalterado (veja aqui);
- a entrevista do Programa Passe Livre será feita via telefone, conforme procedimento acordado por e-mail (veja aqui);
2. relativo aos pedidos via Atendimento Digital:
-
- as solicitações feitas via Atendimento Digital, no site da PRAE (veja aqui), serão atendidas regularmente, conforme a possibilidade de registro;
3. relativo à Comprovação do Programa Auxílio Moradia 2020/1:
-
- o prazo para comprovação do Programa Auxílio Moradia será suspenso e reaberto no retorno às atividades acadêmicas;
4. relativo à Ata de Confirmação e Atualização da Quantidade de Créditos do Programa de Auxílio Transporte:
-
- o prazo permanecerá o mesmo, uma vez que o procedimento é completamente digital;
5. relativo aos Recursos do Processo de Avaliação de Rendimento Acadêmico 2019/2:
-
- informação sobre o processo – ver aqui;
- ficam suspensos os efeitos do Resultado Final (ver aqui) até o retorno das atividades acadêmicas;
- todos os beneficiários listados no Resultado Final (ver aqui) farão jus ao recebimento dos benefícios (incluindo PAM, PAD, PAPE, PAT e PAA) em março;
- a parcela do PAM de março será paga até o dia 10/4/2020;
- após o retorno das atividades, a PRAE instruirá novamente sobre os procedimentos de recurso;
- os recursos já interpostos serão analisados após o retorno das atividades;
- os estudantes que justificaram relativamente à saúde mental, que deveriam fazer a entrega de documentos até o dia 20/03/2020, poderão fazer a entrega dos mesmos até a primeira semana após o retorno às atividades acadêmicas;
- a Avaliação de Rendimento Acadêmico do Curso de Odontologia será prorrogada até o retorno das atividades acadêmicas;
6. relativo aos Pedidos de Prorrogação do Prazo de Permanência 2020/1:
-
- informações sobre o processo – ver aqui;
- o prazo para pedido de Prorrogação do Prazo de Permanência será estendido até o retorno às atividades acadêmicas;
- os pedidos protocolados neste período e os já protocolados anteriormente serão analisados somente após o retorno das atividades acadêmicas;
- os beneficiários que se encontram desligados por acordo de permanência anterior (desligamentos feitos pelo Núcleo de Gestão de Programas até o dia 30/01/2020) devem aguardar o retorno das atividades e o parecer da Comissão de Permanência;
- beneficiários que ainda se encontram ligados aos programas devem aguardar, da mesma forma, o resultado da avaliação pela Comissão de Permanência após o retorno das atividades acadêmicas;
7. relativo aos pedidos de ingresso nos Programas de Auxílio Estudantil – especificamente atendidos pelo Edital PRAE 06/2020 (ver aqui):
-
- as inscrições para o Edital PRAE 06/2020 estão suspensas até o retorno das atividades;
- não serão aceitos documentos entregues na secretaria da PRAE tampouco serão agendadas novas entrevistas com o Núcleo de Serviço social até o retorno das atividades acadêmicas;
- as entrevistas já agendadas, entre os dias 1, 2 e 3/4/2020, serão reagendadas;
- as entrevistas já agendadas para depois do dia 5/4/2020 ficam mantidas até segunda ordem;
- o Questionário de Assistência Estudantil ficará “fechado” para novas inscrições e somente será “aberto” quando do retorno às atividades acadêmicas;
- todas as alterações serão registras no próprio Edital, onde o estudante poderá acompanhar as implicações sobre os prazos e eventuais procedimentos recursais;
7. relativo aos ingressantes por cotas sociais SISU e PAVE 2020/1 já matriculados:
-
- confira os editais aqui;
- os prazos de divulgação de resultados dos Editais Vinculados PRAE 01/20, 02/20, 03/20, 04/20, 05/20, 07/20, 08/20, 09/20 e 10/20 serão mantidos, sem alterações;
- a entrega da documentação de recurso deve ser feita, preferencialmente, via correio;
- caso não seja possível, a PRAE manterá o recebimento em sua secretaria, conforme horário de atendimento;
- não haverá plantão do Núcleo de Serviço Social na PRAE, apenas atendimento orientativo/informativo através do e-mail ci.prae.ufpel@gmail.com;
- não haverá plantão ou orientação/informação do Núcleo de Serviço Social através de telefone;
8. relativo a comprovação do Programa Auxílio Deslocamento:
-
- o procedimento de comprovação de uso do Programa Auxílio Deslocamento, que normalmente é realizado no final do mês de março, será realizado após o retorno às atividades acadêmicas, em prazo ainda não programado.
Dúvidas, questionamentos e informações relevantes devem ser encaminhadas para o e-mail ci.prae.ufpel@gmail.com, que atenderá entre 8h e 20h.
Esta nota poderá ser alterada para incluir ou retirar encaminhamentos, conforme a Coordenação de Integração Estudantil avaliar o andamento das atividades de combate ao Coronavírus. Mantenha-se informado e contribua!