Acompanhamento do Rendimento Acadêmico

O que é rendimento acadêmico? Para fins de permanência com os auxílios da PRAE, o rendimento acadêmico é estabelecido na Resolução Cocepe 25/2021 e é expresso pelo Índice de Integralização.

Índice de integralização é o resultado da divisão da carga horária integralizada pela carga horária do curso esperada até aquele semestre.

Por exemplo, se no primeiro semestre do curso é esperado que o estudante complete 20 créditos e ao final do semestre ele obteve aprovação em apenas 16 créditos:

Em termos percentuais, significa que o estudante está conseguindo completar 80% da carga horária esperada para o seu semestre.

Esse índice pode mudar no semestre seguinte! Seguindo o mesmo exemplo, se ao final do segundo semestre o curso prevê que o estudante complete mais 20 créditos e o estudante consegue aprovar nesses 20, é necessário somar a carga horária dos semestres cursados:

Em termos percentuais, significa que o estudante conseguiu aumentar o seu índice e completou 90% da carga horária esperada para o seu semestre.

Onde posso ver a grade curricular do meu curso e minha integralização? Acesse o sistema Cobalto -> Aluno -> Consultas -> Integralização curricular.  Nessa página  você vai conseguir visualizar a grade curricular do seu curso com as disciplinas que já foram aprovadas e aquelas que ainda estão pendentes (em vermelho).

O que fazer se meu rendimento estiver baixo? A PRAE considera baixo o rendimento cujo índice de integralização é igual ou menor que 70%. Se esse for o seu caso, você precisa OBRIGATORIAMENTE apresentar sua justificativa via formulário no prazo indicado pela PRAE em cada semestre. Atenção! A não apresentação de justificativa dentro do prazo implica na suspensão imediata dos benefícios.

O que fazer para melhorar o índice do meu rendimento no próximo semestre? Procure se manter regular no curso: Matricule-se em todas as disciplinas obrigatórias do semestre; Tente encaixar na grade de horários as disciplinas de semestres anteriores que você ainda não concluiu; Frequente às aulas; Busque sempre a aprovação em 100% das disciplinas; Participe das salas de apoio pedagógico ofertadas pela PRAE.

Dúvidas? Entre em contato com c.apoiopermanencia@gmail.com

Avaliação 2023/1 – cursos semestrais  [ABERTA]

Convocação e listagem:

SEI_convocacao

Anexo I – Lista dos convocados

Prazo para apresentação da justificativa: 11/12/23 a 31/01/2024

Formulário para apresentação da justificativa: FORMULÁRIO [ENCERRADO]

Suspensão dos convocados que não justificaram: 05/02/2023 – SEI_UFPel – 2508660 – suspensos

FORMULÁRIO DE RECURSO [ABERTO]

O formulário de recurso pode ser utilizado em diferentes situações como perda do prazo de solicitação de Prorrogação do Prazo de Permanência ou recurso à suspensão efetuado a qualquer tempo. Os pedidos serão analisados pela Comissão de Permanência.

Link: Formulário de Recurso à Comissão de Permanência

__________________________________________________________________