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Processo de Inventário começa na UFPel

A Universidade Federal de Pelotas (UFPel) inicia, em agosto, seu processo de inventário, procedimento administrativo realizado por meio de levantamentos físicos. O inventário irá verificar todos os bens existentes na UFPel em cada unidade gestora. Nesta terça-feira (19), a Pró-Reitoria Administrativa (PRA) reuniu diretores, pró-reitores e superintendentes para informar e conscientizar a respeito da iniciativa.

O processo de inventário começou em 2019, mas precisou ser interrompido em função da pandemia. A atualização dos dados dos bens patrimoniais da UFPel irá subsidiar o Sistema Integrado de Gestão Patrimonial (Siads), cujo prazo para implantação vai até julho de 2023.

O levantamento será feito pelas próprias unidades, por meio de subcomissões. Os servidores que integrarão esses grupos já foram indicados em 2020, mas as unidades deverão fazer a revisão dos nomes, confirmando ou alterando suas subcomissões. O número de participantes é livre, a critério de cada unidade.

Os integrantes das subcomissões passarão por um treinamento nos dias 27, 28 e 29 de julho, com duração estimada de uma ou duas horas. Uma nova data no início agosto também será ofertada, para aqueles que não puderem comparecer no primeiro momento de treinamentos. A capacitação irá detalhar a metodologia estabelecida pelo Grupo de Trabalho do Inventário, que conta com um sistema de etiquetas e registro de dados a partir de uma nova funcionalidade criada no sistema Cobalto. O inventário propriamente dito será realizado durante os meses de agosto e setembro.

Para a PRA, o inventário é uma importante ferramenta de gerenciamento do patrimônio e de otimização dos recursos existentes na instituição. A chefe do Núcleo de Patrimônio, Márcia Larrossa, destaca que é uma demanda exigente, mas que proporcionará maior controle e conscientização sobre a responsabilidade para com o bem público. De acordo com ela, o inventário será anual e poderá passar por qualificações.

A coordenadora de Material e Patrimônio, Eliara Santos da Silva, destaca que o grupo conta com o comprometimento de todas as unidades. “É uma construção em equipe e estamos totalmente à disposição para colaborar”, afirma.

O Núcleo de Patrimônio pode ser contatado pelo e-mail patrimonio@ufpel.edu.br e pelo telefone (53) 3284-3933. Outras informações podem ser acessadas na página do inventário.

 

Publicado em 22/07/2022, nas categorias CMP, Geral.