A Pró-Reitoria Administrativa (PRA), vinculada à Reitoria da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), está estruturada em duas Coordenações e uma Superintendência:
Coordenação de Material e Patrimônio (CMP);
Coordenação de Finanças e Contabilidade (CFC); e
Superintendência de Infraestrutura (SUINFRA).
A PRA tem como principal finalidade garantir o pleno funcionamento das atividades administrativas, incluindo a gestão financeira, material, patrimonial, contratual e de infraestrutura, de forma a buscar constantemente a excelência no desempenho das tarefas, bem como produzir alternativas para otimizar a utilização dos recursos públicos.
As principais atribuições da Pró-Reitoria Administrativa são:
- Planejar, organizar, coordenar, acompanhar e avaliar as atividades de administração, envolvendo a gestão financeira, patrimonial e contratual;
- Estabelecer e supervisionar a implementação de políticas e diretrizes voltadas à economicidade e à eficácia administrativa;
- Produzir alternativas para otimizar a utilização dos recursos públicos e assegurar o bom funcionamento logístico da Instituição;
- Promover o contínuo abastecimento de materiais de uso comum e serviços necessários ao desenvolvimento das atividades institucionais;
- Supervisionar a execução dos contratos terceirizados;
- Promover e renovar os procedimentos administrativos inerentes à área de atuação.