Resultado de Dissertação de Mestrado do PPGV é destaque na revista Americana The Horse

Durante a última convenção anual da American Association of Equine Practitioners (65 th AAEP), ocorrida de 7 a 11 de dezembro de 2019 em Denver – Colorado – EUA, foram apresentados os resultados que comprovaram a passagem transplacentária do fármaco Doxiciclina em éguas gestantes. Os resultados demonstraram ainda que esse fármaco pode ser utilizado de forma segurança no terço final da gestação em equinos, sem promover qualquer reação nos potros neonatos.
Devido à grande relevância para a medicina equina, esse trabalho ganhou destaque no evento e foi escolhido para divulgação na revista The Horse, sendo esse um importante meio para disseminação do conhecimento científico para os profissionais da indústria equestre, como veterinários, treinadores e criadores.
A utilização de Doxiciclina em éguas gestantes fez parte do trabalho de mestrado da Médica Veterinária Fernanda Timbó Dantas, desenvolvido junto ao grupo ClinEq no Hospital de Clínicas Veterinária – HCV – Faculdade de Veterinária – UFPel, sob orientação da Profª. Bruna da Rosa Curcio e coorientação do Prof. Carlos Eduardo Wayne Nogueira. A concretização desse experimento só foi possível devido à colaboração internacional entre o grupo ClinEq e o Prof. Igor Canisso, DVM, MSc, PhD, Dipl. ACT, ECAR (Equine Reproduction), o qual é professor assistente no Department of Veterinary Clinical Medicine da University of Illinois, Urbana-Champaign – USA.

Para saber mais, acesse a reportagem completa pelo link: https://thehorse.com/184859/doxy-passes-prelims-in-late-term-mares/?fbclid=IwAR3VCnyJDeu8z7_qES_a1N7_5FYUi3QZKhjOeZ7zY1139Q56vsjMqoLq_is.

Publicado em 22/04/2020, na categoria Notícias.