Início do conteúdo
Áreas e Linhas de Pesquisa

 

Área: CLÍNICA MÉDICA VETERINÁRIA

Linha: Clínica, Metabolismo e Medidas Terapêuticas

Linha que aborda análises de condições clínicas, metabolismo animal e suas associações com produtividade; terapia de enfermidades, além de estudos relacionados a intervenções mediadas por animais (bem estar, atividades, educação e zooterapia).

 

Área: REPRODUÇÃO E PATOLOGIA ANIMAL

Linha 1: Fisiopatologia e Biotécnicas da Reprodução

Linha que desenvolve projetos que analisam a interação entre reprodução e nutrição; fisiologia ovariana e uterina; endocrinologia da reprodução, controle do ciclo estral, eficiência reprodutiva, influências metabólicas e moleculares sobre a função reprodutiva; estudos em ressincronização, indução da lactação e criopreservação de gametas.

Linha 2: Patologia, Toxicologia e Oncologia

Nessa linha de pesquisa estão direcionados estudos sobre intoxicações e patologias que afetam os diversos sistemas dos animais domésticos, análises imunoistoquímicas e pesquisas que abordam tumores.

 

Área: SAÚDE ÚNICA

Linha 1: Sanidade e Epidemiologia de Doenças

Nessa linha são desenvolvidos projetos em diagnóstico, caracterização epidemiológica e molecular de agentes causadores de doenças, estudos em microrganismos de importância em doenças transmitidas por alimentos e zoonóticas; sanidade dos animais.
 
Linha 2: Imunologia, Profilaxia e Desenvolvimento de Produtos  

Linha relacionada ao desenvolvimento de vacinas e de imunobiológicos; imunodiagnóstico; desenvolvimento de produtos relacionados a prevenção e ou controle de doenças; produtos e compostos com ação em saúde animal; controle biológico; estudo de respostas imunes e imunomodulação.

 

Obs.: As áreas e linhas foram reformuladas no ano de 2021. Para os alunos ingressantes até o ano de 2020, a área de concentração é a SANIDADE ANIMAL.