Dissertações defendidas em 2022
A (Re)produção do Espaço Urbano: o impacto dos empreendimentos imobiliários na Região Administrativa São Gonçalo, Pelotas, RS
Adriel Costa da Silva
Quando os tambores tocam geografia e religião: estudo de caso da invisibilização da Umbanda em Pelotas, RS
Marceli Teixeira dos Santos
Políticas nacionais de formação continuada de docentes e repercussões no estado do RS e município de Pelotas (2009-2018)
Josiane Silveira Silveira
Entre os conhecimentos geográficos e a aprendizagem autorregulada: o curso desafio pré-universitário como comunidade de formação e profissionalização docente
Maiara Moreira Berdet
Territórios da docência: distorção entre áreas de atuação e de formação acadêmica no ensino fundamental II na rede municipal de Canguçu-RS
Camila Tatiane Silveira Alves
Mais ao Sul: os coletivos criminais e os territórios-rede do tráfico de drogas ilícitas na fronteira do Brasil-Uruguai
Antônio Lourence Kila de Queiróz
Desenvolvimento territorial e a ressignificação da produção microcervejeira: uma análise da região imediata Novo Hamburgo-São Leopoldo, RS
William Martins Lourenço
Memórias escolares e experiências docentes: contribuições para a formação inicial de professores de geografia
Karen Duarte Ruzicki
Reestruturação bancária na nova economia: estudo de caso em cidades pequenas da metade sul do RS – Brasil
Amós Juvêncio Pereira de Moura
Educação ambiental na formação inicial de professores de geografia nas universidades federais da metade sul do Rio Grande do Sul
Higor Peglow de Carvalho
Dissertações defendidas em 2021
A escassez hídrica em Arroio do Padre – RS : da compreensão da problemática ás estratégias de enfrentamento
Kauana Silveira Cardoso
Dimensão espaço-temporal do crime patrimonial de roubo a pedestre no contexto da criminalidade em Pelotas/RS de 2016 a 2019
Cintia Helenice Löper Aires
Diagnóstico ambiental da bacia hidrográfica do Arroio Moreira (RS), a partir da análise da dinâmica de cobertura e uso da terra em consonância com o novo código florestal
Rodrigo de Oliveira Siqueira
“Cê vai se arrepender de levantar a mão pra mim” : uma análise interseccional da violência doméstica contra a mulher em Pelotas/RS
Andressa Amaral dos Santos
Análise da geomorfodiversidade do município de Caçapava do Sul – RS: elementos para a geoconservação
Kelvin Dutra Xavier
As memórias climáticas e suas geografias : contribuições para a aprendizagem em curso de formação de professores
Valdirene Drehmer
Dissertações defendidas em 2020
Identidade docente : processo de construção no espaço social de uma escola pública
Lucas Serpa da Silva
Cartografia Escolar : os mapas mentais na construção do pensamento espacial com alunos do 6° ano do ensino fundamental
Rossele Hackbart Farias
Subsídios para a definição de zoneamento climático para o turismo de sol e praia no litoral Rio Grande do Sul
Ricardo Brandolt de Jesus
O investimento acadêmico no curso de licenciatura em geografia: autorregulação e estratégias de aprendizagem no contexto socioespacial da Universidade Federal de Pelotas
Fernanda do Amaral Burkert
“Avante com todo esquadrão”: geografia do futebol, identidades territoriais e manifestações socioespaciais: estudo de caso sobre o Grêmio Esportivo Brasil, Pelotas-RS
Éverson Gabriel Mesquita da Martha
Apropriação espacial e formação universitária: uma análise das práticas espaciais dos estudantes do curso de geografia da UFPel
Raul Rubira Rodrigues
Sistemas agrários familiares de base agroecológica – 1º Distrito de Canguçu/RS: uma análise multidimensional para o desenvolvimento rural
Ana Carolina Bilhalva Drehmer
Dissertações defendidas em 2019
Literatura de ficção e Educação Geográfica: tradição inventada, modelação social e discurso na obra O Continente, de Erico Verissimo
Luciano Martins da Rosa
Aplicação e comparação de metodologias de Fragilidade Ambiental para o município de Pelotas/RS
Solange Otte Nörnberg
Práticas sócio-espaciais: protagonismo juvenil e participação democrática no Movimento de Ocupação das escolas estaduais de Rio Grande/RS
Diego Noda dos Santos
Um olhar “poliocular” sobre a agricultura familiar camponesa: a multifuncionalidade da agricultura no Assentamento Renascer – Canguçu/RS
Henrique Müller Priebbernow
Agricultura urbana: o caso da Horta do Pestano – Pelotas / RS
José Luiz Lourenço Ribeiro
Na encruzilhada das práticas e memórias negras: benzedura e ancestralidade no município de Pelotas-RS
Ana Paula Melo da Silva
A contribuição do PIBID no desenvolvimento profissional dos professores do curso de Geografia na Universidade Federal de Pelotas
Bianca Sousa Barbosa Albuquerque
Dissertações defendidas em 2018
A formação inicial de professores de Geografia: diálogos com a produção científica atual, os saberes docentes e o Conhecimento Pedagógico do Conteúdo
Igor Armindo Rockenbach
O ensino de cartografia e a formação de professores: estratégias pós-representacionais e a construção do pensamento (geo)espacial
Daniele Prates Macedo
Formação continuada de professores de geografia e saberes construídos na prática pedagógica: experiências apresentadas nos Encontros Sobre Poder Escolar
Letícia Fonseca da Silva
Universidade, lugar e cotidiano: histórias de vida na trajetória educacional de alunos com deficiência física
Juliandersson Victória Alexandre
Análise antropogeomorfológica em geossítio da história da mineração: estudo nas Minas do Camaquã – RS
Maurício Mendes Von Ahn
A abordagem fenomenológica e sua relação com mapas mentais no processo de ensino aprendizagem em geografia
Raíssa Brum Gonçalves de Ávila
Abordagem geográfica de novas aglomerações competitivas no Rio Grande do Sul: os Parques Tecnológicos
Alex Sandro Amaral Pereira
Políticas públicas na formação de professores de Geografia: análise dos efeitos do Programa Institucional de Bolsa a Iniciação à Docência nos anais do ENPEG 2013
Kainan Rodrigues dos Santos
Dissertações defendidas em 2017
Estudo do Meio: uma herança da Geografia Anarquista e da Pedagogia Libertária – Contribuições de Francesc Ferrer I Guàrdia e Elisée Reclus
Domitila Theil Radtke
Da Geografia Existente à Geografia Ideal para os Anos Iniciais: um atento olhar sobre sua organização curricular
Henrique Silva Gorziza
Zoneamento de Suscetibilidade a Movimentos de Massa em Arroio do Padre/RS
Cláudia Werner Flach
A persistência da cultura do tabaco na agricultura familiar: um estudo sobre a Colônia Sesmaria – 4º Distrito de São Lourenço do Sul – RS
Neli Scherdien Cruz
Análise e mapeamento geomorfológico da área de influência da Planície Costeira do município de Pelotas/ RS
Anderson Rodrigo Estevam da Silva
Zoneamento ambiental do Parque Estadual do Camaquã-RS: subsídios ao plano de manejo
Ândrea Lenise de Oliveira Lopes
O ritmo climático e incidência da dengue na cidade de Porto Alegre/RS – uma análise de dezembro de 2014 a abril de 2016
Bianca Marques Maio
Santa Vitória do Palmar e Chuí/RS : dos campos neutrais com atributos climáticos peculiares a território da política do clima
Anelize Milano Cardoso
Comércio de bairro e sua metamorfose diante da dinâmica urbana : um estudo de caso do entorno da Rua João Jacob Bainy – Três Vendas – Pelotas/RS
Luciano de Jesus da Costa Ribeiro
Dissertações defendidas em 2016
Num velho trapiche abandonado, o território é dos Capitães da Areia: Geografia e Literatura nas territorialidades da obra de Jorge Amado
Carolina Rehling Gonçalo
A Formação de um Sistema Agrário Híbrido: estudo de caso sobre as continuidades e rupturas na agricultura familiar de Lajeado/RS
Juliana Cristina Franz
Possibilidades no Ensino de Geografia: O uso de tecnologias educacionais digitais
Liliane Redu Knuth
Espaço Escolar, Geografia e Homofobia: Uma possibilidade de análise sobre ensino, gênero e diversidade sexual
Carlos André Gayer Moreira
Geografias da Educação de Jovens e Adultos: um estudo a partir do município de Canguçu/RS
Adriana Dal Molin
O Ensino Médio Politécnico e a Produção dos Espaços da Educação: a Recontextualização da Proposta em Quatro Escolas de Pelotas-RS
André Quandt Klug
Domingo na “Donja”: A manifestação espacial do lazer na Avenida Dom Joaquim, Pelotas (RS)
Luiz Henrique Ferreira Dias
Mapeamento Geomorfológico do Geossítio das Guaritas do Camaquã (RS): Subsídios à Geoconservação
Fábio Castilhos Arruda dos Santos
Identificação e Análise de Tipologias Morfo-Fitogeográficas na Reserva Biológica do Mato Grande, Arroio Grande/RS
Pâmela Freitas da Silva
O Ensino da Cartografia a partir das propostas de Alfabetização Cartográfica nos Livros Didáticos de Geografia para os Anos Iniciais
Suelen Ramos Novack
Mercados, Organizações Sociais e Agricultura Familiar: Os canais curtos de comercialização no município de Piratini-RS
Luciana Venzke Pranke
O Ensino de Fundamentos de Climatologia nos Livros Didáticos de Geografia do Terceiro e Quarto Ciclo do Ensino Fundamental
Simone Portelinha Rivaroli
Mapeamento Geomorfológico da Área de Influência do Escudo Cristalino no Município de Pelotas/RS
Danilo da Silva Dutra
Dissertações defendidas em 2015
Políticas para a Educação Inclusiva: uma análise junto a escolas públicas no município de Pelotas – RS
Júlia Victória Casalinho
Impactos do Projeto um Computador por Aluno: uma Análise na Escola Municipal de Ensino Fundamental Heitor Soares Ribeiro
Nádia Pereira Silveira
Trailers como espaço de consumo de alimentos: uma análise a partir do perfil dos consumidores de Pelotas, RS
Autor: Andler Kimura Pinto
Os Impactos da Formação de Professores em Cartografia Tátil: perspectivas na educação inclusiva
Valéria Medeiros Pires
Hipermodernidade e Identidade: um estudo de caso comparativo entre Regiões Administrativas de Pelotas, RS
Paula Neumann Novack
Análise Histórica das Enxurradas no Município de Pelotas e as Consequências da Enxurrada de 2009 na Bacia Hidrográfica do Arroio Quilombo, Pelotas/RS
Elenice Crochemore Rutz
A Importância da Análise da Paisagem para o Ensino de Geografia: Os Smartphones como uma Ferramenta no Processo de Ensino-Aprendizagem
Ires de Oliveira Furtado
A Geografia e a Educação Infantil: as estratégias de formação de professores pelos poderes públicos municipal e estadual na região da 5ª Coordenadoria Regional de Educação
Carmen Isabel Pieper
O Desenvolvimento Sócio-Espacial no Loteamento Ceval – Pelotas, RS
Gilciane Soares Jansen
Dissertações defendidas em 2014
Análise das Alterações Morfohidrográficas vinculadas à Ação Antrópica na Bacia Hidrográfica do Arroio Chasqueiro – RS
Tamara Felipim
O Uso do Livro Didático de Geografia como Elemento Mediador na Aprendizagem no Ensino Médio Politécnico
José Álvaro Quincozes Martins