Período de Matr´ículas: 00:00 de 22/07/2024 até 23:53 de 24/07/2024
*** A Disciplina em vermelho Sistemas Agroalimentares Sustentáveis não aparecerá disponível no COBALTO para matrícula. O aluno interessado deverá enviar e-mail para ppgdtsa@gmail.com solicitando matrícula na disciplina.
***2 As disciplinas em azul não aparecerão no COBALTO pois sua matrícula é realizada via formulário específico através da Secretaria do PPGDTSA.
Estamos empolgados em anunciar a assinatura do Protocolo de Intenções para a criação do LIVING LAB AZONASUL RURAL SUSTENTÁVEL entre a Azonasul e o Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Territorial e Sistemas Agroindustriais da UFPEL!
Essa iniciativa inovadora visa promover o desenvolvimento sustentável na região sul do estado, integrando conhecimento acadêmico e práticas agrícolas sustentáveis. Juntos, vamos transformar o futuro do nosso campo!
Está em curso no PPG DTSA, pelo grupo de pesquisa GPEIA de inovação para a sustentabilidade, o projeto “Nichos Sociotécnicos”, que visa compreender como as iniciativas de pesquisa participativa e com foco no desenvolvimento sustentável (experimentos sociotécnicos de inovação) se organizam, quais os resultados e impactos são alcançados e qual a contribuição dos múltiplos stakeholders no processo de inovação. O projeto Nichos Sociotécnicos, também prevê a participação dos seus membros nos experimentos sociotécnicos, através da ação de extensão Escola da Inovação Transformadora. As ações da Escola da Inovação Transformadora são de apoio a governança dos experimentos sociotécnicos através de workshops que auxiliem no planejamento e avaliação formativa participativa dos seus membros.
Alguns experimentos sociotécnicos, foco das atividades do projeto de ensino-pesquisa-extensão são:
1) Projeto Rota dos Butiazais (Embrapa Clima Temperado);
2) Projeto Pecuária Familiar (Embrapa Pecuária Sul e FETAG);
Interessados no projeto podem procurar o professor Marcelo Dias -DCSA/PPGDTSA, que está à frente da coordenação.
O Workshop ocorrerá no turno da tarde (14.00h– 17.30h), nos dias 06, 07 e 08 de agosto, nas dependências do Departamento de Ciências Sociais Agrárias- DCSA/FAEM, situado na faculdade de Agronomia Eliseu Maciel, campus Capão do Leão.
Emergia é definida como “a energia que foi previamente utilizada diretamente ou indiretamente para gerar outra forma de energia, um produto ou um serviço”. Que também pode ser, resumidamente, considerada como a “memória energética”.
Serão disponibilizadas 18 vagas. Interessados devem se inscrever enviando e-mail para caneverm@gmail.com, explicitando no assunto “inscrição workshop Emergia” e no texto o nome, o CPF, o RG e a data de nascimento.
O Workshop será facilitado pelos professores Augusto Hauber Gameiro (USP – Pirassununga)
A Síntese em Emergia é uma teoria proposta a partir da contribuição seminal de Howard Thomas Odum (1924-2002), atualmente utilizada em várias áreas do conhecimento para avaliar todos os esforços necessários para um sistema de produção acontecer. Ao contrário das análises clássicas que consideram apenas itens que podem ser quantificados em termos de energia ou dinheiro, omitindo assim a maioria das entradas livres do ambiente, a síntese em emergia considera os aspectos econômicos e ambientais de um sistema convertendo todas as entradas (insumos), fluxos e produtos em um denominador comum baseado na energia solar.
Assim, temos como concepção de emergia, “a energia que foi previamente utilizada diretamente ou indiretamente para gerar outra forma de energia, um produto ou um serviço”. Que também pode ser, resumidamente, considerada como a “memória energética”. De posse dos levantamentos da emergia necessária para pôr um processo/cadeia produtiva ou território em ação, o(a) investigador(a) poderá lançar mão de uma série de indicadores derivados da teoria em Emergia para avaliar este processo/cadeia produtiva ou território em termos de sustentabilidade, equidade, eficiência etc.
Considerando esta potencialidade, o PPGDTSA em parceria com a USP, está desenvolvendo a partir do tripé ensino-pesquisa-extensão, o projeto “Emergia”. Que conta com apoio financeiro do Edital CAPES “ PDPG Consolidação” e prevê a realização das atividades, sendo que algumas já estão em andamento:
Dissertação de mestrado em Síntese em Emergia na agropecuária na região sul do Rio Grande do Sul
Dissertação de mestrado sobre Síntese em Emergia e segurança alimentar
Criação da rede de pesquisa entre equipes da USP e do PPGDTSA
Oferta de disciplina em Síntese em Emergia (atividade em andamento)
Workshop em Emergia
Interessados no projeto devem procurar o professor Mário Duarte Canever – DCSA/PPGDTSA, que está à frente da coordenação.
Os interessados em cursar a disciplina devem encaminhar para o email do PPG (ppgdtsa @gmail.com) até o dia 31 se julho: nome completo, matrícula, curso e nível (mestrado ou doutorado).
As aulas serão ministradas pelo Professor Augusto Gameiro.
Outras informações podem ser consultadas na imagem a seguir.
O IX Seminário Anual do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Territorial e Sistemas Agroindustriais (PPGDTSA) está com as inscrições abertas para submissão de resumos expandidos. Com o tema “Desenvolvimento e Território: Olhares sobre o Pampa”, o evento será realizado presencialmente nos dias 25 e 26 de setembro de 2024, no Campus Capão da Universidade Federal de Pelotas, localizado em Capão do Leão, Rio Grande do Sul.
As inscrições para submissão de trabalhos abrirão no dia 16 de junho e podem ser feitas até o dia 15 de agosto de 2024, abrangendo áreas temáticas como Dinâmicas Ambientais e Geográficas no Pampa, Dinâmicas Organizacionais e de Governança no Pampa, e Dinâmicas Socioculturais no Pampa. O evento é gratuito e oferece uma oportunidade única para compartilhar conhecimentos e discutir questões relevantes sobre o desenvolvimento e o território na região do Pampa.
Para mais informações sobre a programação completa, cronograma, e inscrições, acesse o link do evento:IX Seminário PPGDTSA. Garanta sua participação e contribua para enriquecer o debate sobre o desenvolvimento territorial sustentável no Pampa.
Os alunos e professores do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Territorial e Sistemas Agroindustriais (PPGDTSA) têm se destacado por suas pesquisas , contribuindo significativamente para o desenvolvimento rural e agroindustrial. Abaixo, apresentamos uma compilação das pesquisas que foram submetidas a diversos eventos e publicações.
PERSPECTIVAS PARA A DESTINAÇÃO DOS ANIMAIS MORTOS NA BOVINOCULTURA LEITEIRA: UM ESTUDO NO MUNICÍPIO DE ARROIO DO PADRE/RS
Modalidade: Artigo Completo
Autor(es): Marizane da Fonseca Duarte, Lucas Fonseca Müller, Mariélen Priscila Kaufmann e Fernanda Medeiros Gonçalves
Submissão: 12º Simpósio Internacional de Qualidade Ambiental (2024)
RASTREABILIDADE NA INDÚSTRIA OLIVÍCOLA: PERSPECTIVAS SOBRE CONSCIÊNCIA E ATITUDES DOS ESPECIALISTAS EM LAGARES NO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL
Modalidade: Artigo Completo
Autor(es): Lucas Fonseca Müller, Alain Hernandez Santoyo e Aline Soares Pereira
Submissão: 62º Congresso da SOBER (2024)
DINÂMICAS DE SUCESSÃO NA AGRICULTURA FAMILIAR: O PAPEL DA RENDA E AUTONOMIA NO SUL DO BRASIL
Modalidade: Artigo Completo
Autor(es): Danilo Dos Santos Leite, Gabrielito Rauter Menezes e Ladislau Silveira
Submissão: 62º Congresso da SOBER (2024)
DESENVOLVIMENTO DE MODELO DE CÁLCULO DE CUSTOS E ANÁLISE DE VIABILIDADE ECONÔMICA DE UM POMAR DE OLIVEIRAS
Modalidade: Artigo Completo
Autor(es): Danilo Dos Santos Leite e Mario Duarte Canever
Submissão: 62º Congresso da SOBER (2024)
Fluxos econômico ecológicos de Sistemas Agroflorestais Sucessionais na Serra dos Tapes (SAFST), Rio Grande do Sul
Modalidade: Artigo Completo
Autor(es): Fátima Giovana Tessmer Santin, Bruno Nicanor Mello da Silva e Lúcio André de Oliveira Fernandes
Submissão: Revista NERA – Núcleo de Estudos, Pesquisas e Projeto de Reforma Agrária Link
AVANÇOS E TENDÊNCIAS EM SEGURANÇA DO TRABALHO NA AGRICULTURA FAMILIAR: UMA ANÁLISE BIBLIOMÉTRICA
Modalidade: Artigo Completo
Autor(es): Danielle Santos, Aline Soares Pereira, Luis Antonio dos Santos Franz, Ângelo Vieira dos Reis e Mário Conill Gomes
Submissão: ENEGEP – Encontro Nacional de Engenharia de Produção
UM OLHAR NA TRANSIÇÃO: BREVE ABORDAGEM CONCEITUAL SOBRE INOVAÇÃO E SUA INTERSECÇÃO COM A SUSTENTABILIDADE
Modalidade: Ensaio Teórico
Autor(es): Caroline Zalamena
Submissão: ICSIS – International Conference on Sustainability, Innovation & Society “Catalisando Transições para Sustentabilidade: Explorando a Interseção entre Inovação Social, Transformação Digital e Sistemas Sociotécnicos”. De 24 a 27 de junho de 2024 – UNIVALI – Itajaí/SC
ANÁLISE COMPARATIVA MÉTODOS BRASILEIROS DE AVALIAÇÃO DO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL EM PROPRIEDADES AGRÍCOLAS
Modalidade: Artigo Completo
Autor(es): Osorio, L. G.; Dias, Marcelo Fernandes Pacheco
Submissão: AMBIENTE & SOCIEDADE (ONLINE). 2024
DRIVERS DA ADOÇÃO DA PRODUÇÃO AGROPECUÁRIA ORGÂNICA NO BRASIL: UMA ANÁLISE COMBINATÓRIA
Modalidade: Artigo Completo
Autor(es): Andrade, T.; Dias, Marcelo Fernandes Pacheco
Submissão: Cepal Review. Fator de Impacto (2022 JCR): 0,6000, 2024
TRAJETÓRIA SOCIOTÉCNICA DA VITIVINICULTURA DO PAMPA GAÚCHO: ANÁLISE DA NECESSIDADE DOS FATORES MULTINÍVEIS
Modalidade: Artigo Completo
Autor(es): Cabrera, C. G.; Dias, Marcelo Fernandes Pacheco
Submissão: REDES (SANTA CRUZ DO SUL. ONLINE). 2024
AVALIAÇÃO DE NICHOS SOCIOTÉCNICOS DE INOVAÇÃO TRANSFORMADORA: DESAFIOS E DIRECIONAMENTOS PARA UMA ABORDAGEM INTEGRATIVA
Modalidade: Artigo Completo
Autor(es): Larissa Jacobsen da Rocha, Marcelo Fernandes Pacheco Dias
Submissão: 62º Congresso da SOBER (2024)
Trabalhos Aguardando Avaliação
Mulheres na Agricultura Familiar: Uma breve revisão bibliográfica dos desafios e a luta por oportunidades para o desenvolvimento rural
Modalidade: Artigo Completo
Autor(es): Rafaela Santos da Silva, Tamires Pôrto Lima, Marielen Priscila Kaufmann
Submissão: III Seminário Nacional de Ensino em Extensão Rural – UFSM
Ética e Prática dos Sistemas Agroflorestais: uma cartografia da superação da Terra da Fome
Modalidade: Artigo Completo
Autor(es): Caroline Zalamena, Lucio André de Oliveira Fernandes, Marielen Priscila Kaufmann
Submissão: SBEE – XIV Congresso Brasileiro de Etnobiologia e Etnoecologia: “Diversidade biocultural: aquilombar, aldear e reflorestar a vida”. De 14 a 17 de julho de 2024 em Criciúma, Santa Catarina
A influência das mulheres sobre a conservação da agrobiodiversidade
Modalidade: Artigo Completo
Autor(es): Marielen Priscila Kaufmann, Patricia Martins da Silva, Caroline Zalamena
Submissão: SBEE – XIV Congresso Brasileiro de Etnobiologia e Etnoecologia: “Diversidade biocultural: aquilombar, aldear e reflorestar a vida”. De 14 a 17 de julho de 2024 em Criciúma, Santa Catarina
ANÁLISE BIBLIOMÉTRICA DAS PRÁTICAS UTILIZADAS PARA DESCARTE DE CARCAÇAS ANIMAIS DE GRANDE PORTE
Modalidade: Artigo Completo
Autor(es): Marizane da Fonseca Duarte, Lucas Fonseca Müller, Luana Vahl Cousen, Luci Nara Lima Pereira, Aline Soares Pereira e Felipe Fehlberg Herrmann
Submissão: Revista Thema – A2 (Aguardando aprovação)
A UTILIZAÇÃO DAS TECNOLOGIAS DE RASTREABILIDADE NA INDÚSTRIA OLIVÍCOLA: UMA ANÁLISE BIBLIOMÉTRICA
Modalidade: Artigo Completo
Autor(es): Lucas Fonseca Müller, Aline Soares Pereira e Alain Hernandez Santoyo
Submissão: ENEGEP 2024 (Aguardando aprovação)
Essas pesquisas refletem a dedicação e o esforço contínuo de nossos alunos e professores em contribuir para o avanço científico e tecnológico no campo do desenvolvimento territorial e sistemas agroindustriais. Continuamos a apoiar e incentivar a produção acadêmica que gera impactos positivos na sociedade.
Durante o dia 06 de maio, uma comissão do PPGDTSA esteve na Escola Família Agrícola da Região Sul (EFA-Sul) em Canguçu, reunida com a coordenação da escola e alguns professores para tratar de uma parceria entre as duas instituições.
A EFA-Sul é uma referência para formação profissional voltada à atender a demanda e a realidade dos filhos e filhas dos/as agricultores/as familiares da região. Partindo de uma reivindicação do Fórum da Agricultura Familiar da Região Sul, a Escola foi criada em 2014 e está localizada no Centro de Treinamento de Agricultores de Canguçu/RS (CETAC), vinculado à Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater/RS-Ascar), ofertando o Curso Técnico em Agroecologia integrado com o Ensino Médio. É uma instituição que visa a formação de jovens agricultores, utilizando a Pedagogia da Alternância, metodologia chamada assim porque alterna o ensino teórico e o prático da escola com a vivência na propriedade rural, o que possibilita que o estudante possa qualificar-se e permanecer no campo neste período.
As possibilidades desta parceria são muitas e visam qualificar ambas as instituições. Para estreitar a relação, dia 20 de junho, às 14h, receberemos na sala 726 da FAEM a equipe pedagógica da EFA-Sul para apresentar a Escola, conhecer os estudantes e professores do PPGDTSA e estabelecer algumas propostas de ações conjunta. A reunião será aberta e todos os interessados estão convidados.
Os alunos do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Territorial e Sistemas Agroindustriais da Universidade Federal de Pelotas tiveram a oportunidade de realizar uma visita de campo à propriedade rural na zona rural, em Pelotas – RS. A propriedade, de uma família onde os pais são funcionários da Embrapa e sua filha, sócia proprietária da Empresa, é empresária, é um exemplo notável de empreendedorismo rural e inovação no setor agroindustrial, produzindo o Azeite “Dom Feliciano”.
Esta experiência proporcionou uma análise prática dos desafios e estratégias adotadas pelos empreendedores, enriquecendo a compreensão dos alunos sobre o desenvolvimento territorial e os sistemas agroindustriais.
A iniciativa de plantar oliveiras e produzir azeite de oliva de alta pureza na propriedade rural na região de Pelotas é um exemplo de diversificação agrícola e agregação de valor aos produtos locais. Além disso, a empresária instalou uma “tiny house” para aluguel via Airbnb, integrando a produção agrícola com o turismo rural.
Durante a visita, foram destacados diversos desafios enfrentados pela família empreendedora. Esses obstáculos são comuns no setor agroindustrial, especialmente para pequenos produtores que buscam inserir seus produtos em mercados competitivos.
A visita de campo é uma ferramenta pedagógica essencial para os alunos de programas de pós-graduação em áreas como desenvolvimento territorial e sistemas agroindustriais. Ela permite a observação direta das práticas agrícolas, a interação com os produtores e a compreensão dos desafios e oportunidades do setor. No caso específico da propriedade visitada, os alunos puderam observar a integração entre agricultura e turismo, a aplicação de técnicas de produção sustentável e a importância da inovação para a competitividade no mercado.
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