Atividades do PPGDTSA em Canguçu e no interior de Pelotas
No dia 02/04/2026, realizamos uma atividade de campo vinculada às disciplinas de Metodologia Científica e Desenvolvimento Territorial, envolvendo os estudantes do PPGDTSA. A primeira atividade ocorreu na EFASUL, em Canguçu, onde tivemos a oportunidade de conhecer a estrutura da escola, sua proposta pedagógica baseada na Pedagogia da Alternância e, especialmente, ouvir os relatos de estudantes, docentes e colaboradores. Essa experiência foi bastante marcante para o grupo, reforçando também uma parceria que o PPGDTSA já mantém com a instituição por meio de um Convênio.
No período da tarde visitamos uma família de agricultores familiares que atua com produção agroecológica no interior de Pelotas. Em uma área reduzida, de aproximadamente 0,3 hectares, onde a família consegue garantir sua subsistência e, ao mesmo tempo, comercializar alimentos por meio de cadeias curtas, atendendo diretamente consumidores urbanos. A experiência evidenciou estratégias eficientes de produção e comercialização, mesmo em condições de pequena escala.
Por fim, realizamos uma visita à empresa Nossa Terra, que atua na área de reciclagem e compostagem. A empresa recebe resíduos, inclusive industriais, e os transforma em composto orgânico. Fomos muito bem recebidos pelo responsável, egresso da FAEM/UFPel, o que também reforça os vínculos do programa com iniciativas empreendedoras na área.
De modo geral, foi um dia intenso e bastante proveitoso, proporcionando vivência e interação com diferentes experiências relacionadas ao desenvolvimento territorial.

