Início do conteúdo

Participação do PPGDTSA na 11ª a edição do Semiárido Show

No dia 27/08, o professor Marcelo Fernandes Pacheco Dias participou do evento como palestrante, abordando o tema Avaliação de nichos de inovação sociotécnica. Sua apresentação integrou a primeira parte da programação, dedicada às Abordagens de inovação inclusiva para a transformação dos sistemas agroalimentares, que contou com a moderação de Milton Parron Padovan (Embrapa).

As palestras desta sessão foram:

  • Palestra 1: Avaliação de nichos de inovação sociotécnica – Marcelo Fernandes Pacheco Dias (UFPel)
  • Palestra 2: Transição Agroecológica – Márcia Bento Moreira (Univasf)
  • Palestra 3: O enfoque territorial e os sistemas agroalimentares locais – Evandro Holanda (DINT/Embrapa)
  • Palestra 4: Gestão estratégica de nichos de inovação sociotécnica – Márcio Gazolla (UTFPR)

O seminário também contou com a participação de Ana Euler, Diretora-Executiva de Inovação, Negócios e Transferência de Tecnologia da Embrapa; Gaston Kremer, Diretor-Executivo da WTT; Larissa Cervi, Gerente de Projetos da ONU Mulheres; e Lúcia Kiill, Chefe-Geral da Embrapa Semiárido.

Durante as apresentações, buscou-se estimular o diálogo com o público a partir de questões reflexivas, tais como:

  • Quais são os limites e as potencialidades dessas abordagens?
  • De que forma podem ser acionadas e se complementar?
  • Como garantir a participação de mulheres rurais no processo de concepção e desenvolvimento de abordagens de inovação inclusiva para a transformação dos sistemas agroalimentares?
Publicado em 11/09/2025, na categoria Sem categoria.
Translate »