Participação do PPGDTSA no 63º Congresso da SOBER, realizado em Passo Fundo – RS.
O 63º Congresso da SOBER 2025 consolidou-se como um espaço fundamental para o debate de ideias e a disseminação de conhecimentos voltados ao desenvolvimento rural, agroindústrias, sustentabilidade, economia agrícola e políticas públicas. Com uma programação diversificada, o evento contou com palestras magnas, painéis temáticos, lançamentos de livros e sessões de apresentação de trabalhos científicos, reunindo pesquisadores, estudantes, profissionais e representantes de instituições públicas e privadas.
Com isso, discentes e docentes do PPGDTSA estiveram presentes, contribuindo com estudos relevantes e atualizados, ampliando a visibilidade do trabalho científico desenvolvido no âmbito do programa. Durante o congresso, integrantes do programa participaram com a apresentação de trabalhos que abordaram diferentes enfoques do desenvolvimento territorial e sistemas agroindustriais. A seguir, os trabalhos apresentados:
- A racionalidade por trás da integração lavoura-pecuária – Apresentado pela mestranda, Angie Tatiana Ramos Perdomo.
- Economia circular e inovações: uma análise bibliométrica abrangente – Apresentado pelo mestrando David Fernandes de Avila.
- Análise da funcionalidade do nicho sociotécnico da produção de feijão crioulo na região sul do Rio Grande do Sul -Apresentado pelo mestrando Lázaro Henrique dos Santos Pereira.
- Mapeamento das práticas de economia circular utilizadas na indústria olivícola mundial: uma análise bibliométrica – Apresentado pelo mestrando Lucas Fonseca Muller.
- Economia circular e a conservação da biodiversidade: um estudo de caso aplicado na cooperativa Ecocitrus no estado do Rio Grande do Sul – Apresentado pela mestranda Luana Vahl Cousen
- Pluriatividade rural nos municípios mineiros: uma análise sobre a distribuição espacial da agroindústria – Pedro Sacco Fonseca (apresentado pelo professor Gabrielito Rauter Menezes).
- A intensificação agropecuária e suas implicações nas emissões de gases de efeito estufa (GEE) no Rio Grande do Sul: Uma análise espacial com dados secundários. Apresentado pelo mestrando – Rodrigo Mendonça da Silva.
- Ações fomentadoras de práticas educativas cooperativas: uma análise da cooperativa agropecuária COOPERJA. Apresentado pela mestranda – Taís Reisderfer.
- Pecuária familiar e Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE): um estudo da inserção da carne ovina em escolas municipais de Arroio Grande, RS. – Tamires Pôrto Lima (apresentado pelo professor Cláudio Becker).
- Nossos alimentos ainda vêm da agricultura familiar? Análise das mudanças na matriz produtiva da microrregião de Pelotas, RS, Brasil. – Kethlen Beatriz Oliveira Kurtz (apresentado pelo professor Cláudio Becker).
- Análise espacial da expansão da produtividade de soja no Brasil entre 1975 e 2020. – Yuri de Almeida Vieira (apresentado pelo professor Gabrielito Rauter Menezes).
O Prof. Dr. Alain, professor visitante do PPGDTSA, relatou sua satisfação com a ampla representação do programa, assim como o reconhecimento recebido pelos participantes nos diversos espaços de discussão. Expressou também que a programação do congresso incluiu momentos de reflexão sobre as tecnologias, energias renováveis e o financiamento verde no agronegócio, os rumos da agricultura, da agroindústria e da política rural no Brasil e no mundo. Com isso, o evento contou com seis painéis centrais, cujos temas se conectam diretamente com as linhas de pesquisa do programa, sendo:
- Painel 1: Conjuntura Econômica
- Painel 2:Fronteiras tecnológicas na agropecuária: desenvolvimento, implicações e impactos
- Painel 3: Financiamentos verdes na agricultura
- Painel 4: Energias renováveis: desafios e avanços
- Painel 5: Estatísticas da agropecuária e geoinformação: políticas baseadas em evidências
- Painel 6: Do Proálcool à bioenergia, 50 anos de história: Quo Vadis?
Cada painel proporcionou ricas discussões sobre temas contemporâneos, combinando abordagens técnicas, científicas e políticas. A participação no 63º Congresso SOBER 2025 foi extremamente significativa para os discentes e docentes do PPGDTSA.
O evento proporcionou um ambiente fértil de aprendizado, trocas científicas e construção de redes de colaboração. A diversidade dos temas, a qualidade das discussões e a relevância dos trabalhos apresentados fortalecem a importância de congressos como esse na formação acadêmica e na consolidação da pesquisa científica nacional. Com isto os alunos e professores retornamos para Pelotas RS, motivados e comprometidos com a continuidade das nossas pesquisas, assim como também animados e com a expectativa de participar ativamente das próximas edições dos Congressos da SOBER.
