Docente e discente do PPGDTSA integram o Projeto de Extensão do CNPq “Compostagem de resíduos sólidos de baixo custo como tecnologia social para segurança alimentar e geração de renda”
A docente Profª Drª Luciara Bilhalva Corrêa e a discente Tatiana Porto de Souza integram o projeto de Extensão “Compostagem de resíduos sólidos de baixo custo como tecnologia social para segurança alimentar e geração de renda” sob Coordenação do Prof. Dr. Érico Kunde Corrêa, do Centro de Engenharias, tendo como órgão financiador o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).
Esse projeto visa desenvolver com a comunidade uma solução efetiva para a transformação socioambiental através da produção e comercialização de plantas comestíveis e ornamentais, com o uso de substrato orgânico desenvolvido a partir da compostagem da fração orgânica dos resíduos sólidos urbanos gerados em condomínio residencial em Pelotas/RS, em uma área delimitada prioritária pelo CNPq, visando a geração de renda e autonomia econômica das famílias participantes.
O projeto é caracterizado como de reaplicação e aperfeiçoamento de Tecnologia Social, incluindo um sistema de compostagem de baixo custo, adaptado para condomínio residencial, e um sistema de estufa de vegetação de baixo custo para o cultivo de vegetais, levando em consideração cinco Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 declarada pela Organização das Nações Unidas (ONU).
Como resultados já obtidos nesse projeto, a discente Tatiana Porto de Souza tem-se a apresentação do trabalho no 2º Congresso Sul-Americano de Resíduos Sólidos e Sustentabilidade, no município de Foz do Iguaçu/PR, em maio de 2019. As atividades do Projeto seguem até junho de 2020.