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  • Editais de seleção 2021/2 mestrado e doutorado

    As inscrições ao Exame de Seleção para o Programa de Pós-graduação em Ciência e Engenharia de Materiais da UFPel (Rua Gomes Carneiro, n°01, Pelotas/RS, CEP 96010-610) estarão abertas no período de 25 de junho de 2021 a 23 de julho de 2021.

    Os candidatos deverão inscrever-se através do envio da documentação para o endereço eletrônico: ppgcem.ufpel@gmail.com. O horário limite para o envio dos documentos será até às 23h59 (vinte e três horas e cinquenta e nove minutos), horário de Brasília, do dia 23 de julho de 2021, não sendo aceitas inscrições enviadas após este horário. É obrigatório o envio em formato .pdf, legível, dos seguintes documentos:

    edital mestrado 2021 2(1) edital doutorado 2021 2

    Retificação edital de doutorado: Edital de doutorado 2021 2 retificação

    1. Formulário de Inscrição [atenção: dentro do formulário encontra-se uma TABELA DE PONTUAÇÃO DO LATTES. Organize-se para preenchê-la Mestrado – Clique para acessar o formulário

    2. Formulário de Inscrição [atenção: dentro do formulário encontra-se uma TABELA DE PONTUAÇÃO DO LATTES. Organize-se para preenchê-la Doutorado – Clique para acessar o formulário

    3. Formulário para declaração de etnia (quando aplicável): Declaração-de-Etnia-editável-1

    4. Modelo de Projeto de Pesquisa, clique aqui.

    5. Autodeclaracao-de-Identidade-de-Genero(2)

    OBS: Os candidatos deverão inscrever-se através do envio da documentação para o endereço eletrônico:ppgcem.ufpel@gmail.com. O horário limite para o envio dos documentos será até às 23h59 (vinte e três horas e cinquenta e nove minutos), horário de Brasília, do dia 23 de julho de 2021, não sendo aceitas inscrições enviadas após este horário. É obrigatório o envio em formato .pdf, legível, dos seguintes documentos. Formulário de inscrição deve ser salvo em PDF e enviado junto.

  • Homologados para Aluno Especial do PPGCEM 1/2021

    PPGCEM divulga a lista de candidatos homologados para Aluno Especial do PPGCEM 1/2021.

    Giordana Escalante Gallo

    Fernanda Vieira Barasuol

    Marcelo Heinemann Presa

    Albeneir Machado Ribeiro

    Michele Da Cruz Larrossa

    O PPGCEM informa que em breve irá contatar cada um dos candidatos selecionados, com os detalhes sobre acesso as disciplinas de forma virtual.

  • Processo seletivo para Aluno Especial do PPGCEM 1/2021; lista de candidatos

    O PPGCEM divulga a lista de candidatos no processo de Aluno Especial do PPGCEM 1/2021

    Giordana Escalante Gallo

    Fernanda Vieira Barasuol

    Marcelo Heinemann Presa

    Albeneir Machado Ribeiro

    Michele Da Cruz Larrossa

    O PPGCEM informa que ate as 19:00 do dia 05/04/2021, ira confirma as homologação dos pedidos de alunos especial

  • Processo seletivo para Aluno Especial do PPGCEM 1/2021

    Programa de Pó

    s-Graduação em Ciência e Engenharia de Materiais – PPGCEM

    As inscrições na Seleção para cursar disciplinas regulares e/ou optativas como aluno especial do Programa de Pós-Graduação em Ciência e Engenharia de Materiais da UFPel estarão abertas no período de 24 à 30 de março de 2021, na Secretaria do Programa, no Campus Porto da UFPel, rua Gomes Carneiro, n°1, Pelotas/RS.

     

    Edital Nº 49/2021

    Link do Edital:  Edital aluno especial

    FORMULÁRIO:

    Formulário Aluno Especial

    Mais informações: ppgcem.ufpel@gmail.com

  • Inicio do semestre 2021/1 – PPGCEM

    A coordenação do Programa de Pós-Graduação em Ciência e Engenharia de Materiais (PPGCEM) informa que as aulas do semestre 2021/1 começarão na primeira semana do mês de abril.

  • – Atenção – Matrículas dos alunos veteranos

    Informamos que as matriculas dos alunos veteranos, será feita pelo sistema cobalto. Os alunos devem matricularem-se via cobalto no período de 11/03 à 17/03.

     

    Coordenação.

     

     

  • Divulgados os Horários do semestre 2021/1. As matrículas serão realizadas nos dias 10/03 e 11/03.

    GRADE DE HORÁRIOS – SEMESTRE 2021/1

     

    MANHÃ
    PERÍODO SEGUNDA TERÇA QUARTA QUINTA SEXTA
    08:00

    Termodinâmica

    Prof Cesar

    CM prof Cava e Mario, síncronas e assíncronas
     
    08:50

    Termodinâmica

    Prof Cesar

    CM prof Cava e Mario, síncronas e assíncronas
    10:00 Tecnologia da Madeira: Prof Beltrame

    Processamento de Materiais II

    ; Profa. Fabiula, síncronas e assíncronas

    10:50 Tecnologia da Madeira

    Processamento de Materiais II;

    Profa. Fabiula

    12:00

     

    TARDE
    PERÍODO SEGUNDA TERÇA QUARTA QUINTA SEXTA
    13:30

     

     

     
    14:00 Tribologia: ProfHenara Técnicas Analíticas de Caracterização de Materiais I, síncronas e assíncronas: Prof Neftali, Irene
    15:10

    Tribologia, síncronas

    e assíncronas

    Técnicas Analíticas de Caracterização de Materiais I
    10:50

     

     

     

    Em regime concentrado:

    REDAÇÃO DE TEXTOS CIENTÍFICOS E TECNOLÓGICOS: Prof. Piva

      

     Horário livre:

    -DOCÊNCIA ORIENTADA

    – PROJETO DE PESQUISA (TESE)

    – SEMINÁRIO DA PÓS (II MULTIMAT, irá viabilizar a conclusão boa parte se não todos os necessários dos alunos de mestrados e doutorado), evento de 15 a 19; https://www.sympla.com.br/ii-multimat__1118681

  • Divulgada a lista dos candidatos aprovados – Resultados PPGCEM 2021/1

    Divulgação dos Resultados PPGCEM 2021/1; Lista de Candidatos Aprovados, atualizada: homologado no colegiado do PPGCEM.

    Mestrado:

    ANA CAROLINA LEITE CESPEDES
    ANA PAULA CORRALES CASARAVILLA
    ARTHUR GARCIA LUCAS
    BRENDA APARECIDA MARTINELI FRAGOSO
    MAYARA YNSAURRIAGA
    PATRICIA OLIVEIRA SCHMITT
    RAFAELLA SINNOTT DIAS
    ROSINEI SILVA SANTOS
    Mauricio Ribeiro Botelho

    Doutorado

    Lista de Candidatos Aprovados e Atualizados
    ALAOR VALERIO FILHO
    BETTINA RODRIGUES MACHADO SALABERRY
    DAIANE FERNANDES GONÇALVES
    DANIELE FERREIRA LOPES
    FABIO CALCAGNO RIEMKE
    HEMA CARLA RODRIGUES MOREIRA
    JOSIANE PINHEIRO FARIAS
    LUANA USZACKI KRÜGER
    LUIZA BEATRIZ GAMBOA ARAÚJO MORSELLI
    LUIZA RIBEIRO SANTANA
    NILSON EDEGAR ANTUNES DA SILVA
    TAIS POLETTI

     

  • Edital Interno de Chamada de Concessão e Renovação de Bolsas de Doutorado PPGCEM/UFPEL Nº 01/2021

    edital bolsa 2021 doutorado

    A   Coordenação   do   Programa   de   Pós­Graduação   em   Ciência e Engenharia de Materiais (PPGCEM) da Universidade   Federal   de Pelotas (UFPel), no   uso   das   suas   atribuições   legais   e regimentais, resolve abrir chamada para concessões, renovações e prorrogações de bolsa para o primeiro semestre 2021.

    1) O PPGCEM abre as inscrições para a distribuição e para a renovação/prorrogação de bolsas da instituição de fomento CAPES;

    1.1) A atribuição e a renovação/prorrogação de bolsa são restritas a alunos(as) regularmente matriculados(as) no PPGCEM;

    1.2) Entende-se por renovação a distribuição de 12 meses (doutorado) até o limite, respectivamente, 36 meses (Doutorado).

    1.3) Entende-se por prorrogação a distribuição de um determinado número de meses de concessão, para o doutorado até o limite de 6 meses, até duas vezes consecutivos, a critério da Comissão de Bolsas, para além dos prazos estabelecidos no item 1.2: e 36 meses (Doutorado).

    1.4) A avaliação dos candidatos será realizada por pelo menos 3 (três) docentes obrigatoriamente pertencentes à Comissão de Bolsas do Programa de Pós-Graduação em Ciências e Engenharia de Materiais.

    1.5) Para estar apto à concessão, renovação ou prorrogação o aluno não pode ter nenhuma pendência relacionada às obrigações acadêmicas exigidas no Regimento do PPGCEM, ou ainda amparado por situações atípicas da pandemia do Covid-19 e homologados no colegiado.

    DAS INSCRIÇÕES

    2) A inscrição deverá ser feita enviando a documentação até o prazo constante no item 6 deste edital, para o e-mail: ppgcem.ufpel@gmail.com

    2.1) Os seguintes documentos devem ser enviados:

    1. a) Formulário de inscrição (anexo I deste edital);
    2. b) Documento em formato PDF, com o nome do candidato no cabeçalho, contendo lista de   publicações, com dados   completos (autores, título, veículo, ano, link), e respectivos Fator de Impacto e qualificação no Qualis Materiais atual;
    3. b) Documento em formato PDF com os comprovantes de todos os prêmios ou bolsas informados na inscrição;

    DOS CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO

    1. A Comissão de Avaliação levará em consideração:

     

    3.1) Na solicitação de nova bolsa de Doutorado:

    1. a) Serão avaliados artigos publicados e/ou aceitos para publicação dentro dos últimos 3 anos até data de 28 de fevereiro de 2021, levando em consideração a classificação Qualis da CAPES, dentro da área de conhecimento MATERIAIS, na Avaliação Quadrienal Vigente.
    2. b) Para a avaliação, os artigos publicados e/ou aceitos, em que o aluno seja autor principal, serão pontuados da seguinte maneira:

    Tabela 1: como autor principal

    Autor Extrato Qualis Materiais *Cooperação Orientador ou membro* pontos
    Autor Principal Artigo Qualis A1 *Cooperação Internacional *Do PPGCEM com nome no artigo 100 pts
    Autor Principal Artigo Qualis A1 *Cooperação Nacional *Do PPGCEM com nome no artigo 90pts
    Autor Principal Artigo Qualis A2 *Cooperação Internacional *Do PPGCEM com nome no artigo 80 pts
    Autor Principal Artigo Qualis A2 *Cooperação Nacional *Do PPGCEM com nome no artigo 70pts
    Autor Principal Artigo Qualis A3 *Cooperação Internacional *Do PPGCEM com nome no artigo 60pts
    Autor Principal Artigo Qualis A3 *Cooperação Nacional *Do PPGCEM com nome no artigo 50pts
    Autor Principal Artigo Qualis A4 *Cooperação Internacional *Do PPGCEM com nome no artigo 40 pts
    Autor Principal Artigo Qualis A4 *Cooperação Nacional *Do PPGCEM com nome no artigo 30pts

    * Alunos ingressantes terão seus artigos avaliados sem exigência das características marcadas com asterisco. Alunos que solicitam renovação serão avaliados obrigatoriamente com base em artigos que apresentem as características marcadas com asterisco.

    1. c) Para a avaliação, os artigos publicados e/ou aceitos, em que o aluno seja co-autor, serão pontuados da seguinte maneira:

    Tabela 2: como co-autor

    Autor Principal/co-autor Extrato Qualis Materiais *Cooperação *Orientador ou membro pts
    co-autor Artigo Qualis A1 *Cooperação Internacional *Do PPGCEM com nome no artigo 80 pts
    Co-autor Artigo Qualis A1 *Cooperação Nacional *Do PPGCEM com nome no artigo 70pts
    Co-autor Artigo Qualis A2 *Cooperação Internacional *Do PPGCEM com nome no artigo 60pts
    Co-autor Artigo Qualis A2 *Cooperação Nacional *Do PPGCEM com nome no artigo 50pts
    Co-autor Artigo Qualis A3 *Cooperação Internacional *Do PPGCEM com nome no artigo 40pts
    Co-autor Artigo Qualis A3 *Cooperação Nacional *Do PPGCEM com nome no artigo 30pts
    Co-autor Artigo Qualis A4 *Cooperação Internacional *Do PPGCEM com nome no artigo 20 pts
    Co-autor Artigo Qualis A4 *Cooperação Nacional *Do PPGCEM com nome no artigo 10pts

    * Alunos ingressantes terão seus artigos avaliados e normalizados pela comissão de bolsa. Alunos que solicitam renovação serão avaliados obrigatoriamente com base em artigos que apresentem as características marcadas com asterisco.

    1. d) Artigos extratos B como AUTOR PRINCIPAL, até no máximo 5 trabalhos com extrato qualis B. Se co-autor, 50% da nota por artigo, conforme tabela:

    Tabela 3:

    Autor Extrato Qualis Materiais *Cooperação *Orientador ou membro pts

     

    Principal

    B1 *Do PPGCEM com nome no artigo 10
    Co-autor B1 *Do PPGCEM com nome no artigo 5

     

    Principal

    B2 *Do PPGCEM com nome no artigo 5
    Co-autor B2 *Do PPGCEM com nome no artigo 2,5

     

    Principal

    B3 *Do PPGCEM com nome no artigo 3
    Co-autor B3 *Do PPGCEM com nome no artigo 1,5

     

    Principal

    B4 *Do PPGCEM com nome no artigo 2
    Co-autor B4 *Do PPGCEM com nome no artigo 1

    * Alunos ingressantes terão seus artigos avaliados e normalizados pela comissão de bolsa. Alunos que solicitam renovação serão avaliados obrigatoriamente com base em artigos que apresentem as características marcadas com asterisco.

     

    1. e) Artigos sem qualis CAPES, serão enquadrados de acordo com seu Índice de Impacto:
    2. i) Índice de impacto acima de 4, aluno autor principal, até 100 pts
    3. ii) Índice de impacto entre 2-4, autor principal, até 80 pts

    iii) Índice de impacto entre 1-2, autor principal, até 40 pts

    1. iv) Índice de impacto abaixo de 1, autor principal, até 10 pts
    2. v) Índice de impacto acima de 4, co-autor principal até 90 pts
    3. vi) Índice de impacto entre 2-4, co-autor principal até 70 pts

    vii) Índice de impacto entre 1-2, co-autor principal até 30 pts

    viii) Índice de impacto abaixo de 1, co-autor principal até 5 pts

     

    1. f) Sobre Patentes, até no máximo 3 produtos, conforme tabela:
    Patente pts
    *Depósito Internacional 60
    *Depósito Nacional 6

    * Documentadas em site oficial

    1. g) A Comissão de Bolsas fará a avaliação dos currículos apresentados e, a partir disso, um ranking em ordem decrescente de pontuação; as bolsas disponíveis serão distribuídas seguindo o ranking. Assim como a eventual, adequação e correção da tabela e pontuação da pontuação de candidatos sem envolvimento de docentes do PPGCEM, na produção cientifica.

    4) Na solicitação de renovação:

    4.a) Para obter renovação o candidato terá que cumprir os seguintes requisitos: atingir média superior aos demais candidatos de seu nível à bolsa nova, de acordo com as mesmas tabelas de pontuação de artigos do item 3 deste edital; e apresentar:

    – Critérios de produção no PPGCEM: ao menos um artigo A1 ou A2 para requerer 12 meses adicionais 24 meses (primeira prorrogação para Doutorandos); ao menos três artigos A1, ou dois A1 e um A2; ou ainda quatro A2, três A2 e mais de quatro B1 (excepcionalmente, todos escritos em inglês), ou três artigos equivalente com Índice de impacto maior que 3.0 e dois B1, como Autor ou co-autor, para requerer 12 meses após 36 meses (segunda).

    4.b) Doutorandos que já tiverem atingido tempo de bolsa máximo ou ainda tempo prazo regimental de defesa de tese serão automaticamente desclassificados, desde que não tenham sido homologados no colegiado.

    4.f) À solicitação de renovação será atribuída parecer APROVADO/REPROVADO.

     

    1. CRONOGRAMA DE INSCRIÇÕES

    PRIMEIRA CHAMADA: candidatos à nova bolsa de Doutorado. Enviar a documentação até o dia 05 de março de 2021, às 17:00h, para o e-mail do ppgcem: ppgcem.ufpel@gmail.com

    SEGUNDA CHAMADA: candidatos à nova bolsa de Doutorado. Enviar a documentação até o dia 30 de abril de 2021, às 23:59h, para o e-mail do ppgcem: ppgcem.ufpel@gmail.com

     

    1. INFORMAÇÕES GERAIS

    7.1)   Os   candidatos   assumem   a   responsabilidade   pela   veracidade   das   informações obtidas sob penalidade de exclusão do processo seletivo de bolsas;

    7.2) As   informações   apresentadas   para a inscrição serão   revisadas   pela Comissão de Bolsas, resguardando-se o direito de alterar os dados fornecidos pelos interessados;

    7.3) Caso seja necessário, a Comissão de Seleção de Bolsas poderá solicitar documentos comprobatórios complementares;

    7.4) O resultado da seleção será divulgado exclusivamente no site institucional do PPGCEM (wp.ufpel.edu.br/ppgcem). Cabe   ao   candidato(a) acompanhar   a divulgação do resultado;

    7.5)   Após   a   divulgação   do   resultado, os   candidatos(as) terão   o   prazo   máximo   de   24 horas para interpor recurso contra o resultado. O recurso deve ser enviado para o e-mail ppgcem.ufpel@gmail.com

    7.6) As respostas aos recursos serão informadas diretamente aos candidatos(as).

    7.7) Caso o candidato(a) não contemple os requisitos da instituição de fomento ou tenha fornecido informações inverídicas, perderá o direito a bolsa;

    7.8) O resultado desta chamada possui validade para o PRIMEIRO semestre de 2021.

    7.9) Casos omissos serão resolvidos pela Comissão de Seleção de Bolsas e a Coordenação do PPGCEM

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

                                                                  

     

     

                                                                  

     

     

     

    ANEXO I

    Formulário de Inscrição – PPGCEM 2021-1

     

    Eu, __________________________________________________________________ , CPF__________________________, número de matrícula _______________, estudante do doutorado inscrevo-me para concorrer a _____________ (NOVA/RENOVAÇÃO) de bolsa da agência CAPES, modalidade DS, e para tal, declaro ter ciência dos requisitos inerentes à qualidade de beneficiário de bolsa, conforme estabelecido pela CAPES, em documento disponível em: https://www.capes.gov.br/pt/bolsas/bolsas-no-pais/programa-de-demanda-social-ds

     

    Semestre de ingresso:

    Nome do Orientador:

    Data da entrega do Exame de Proficiência e Nota Obtida:

    Data da aprovação em Exame de Qualificação:

    Informe as principais atividades desenvolvidas no Programa até agora (extensão, ensino, interação com a comunidade, etc.):

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

    Em caso de solicitação de renovação, apresente uma justificativa para a solicitação:

     

     

     

     

     

     

     

     

     

    Assinatura do(a) candidato:______________________________________

    Local e data:____________________________________________________________

     

     

     

    LEMBRE-SE DE ANEXAR O RESTANTE DAS INFORMAÇÕES SOLICITADAS NO EDITAL, COMO A LISTA CONTENDO A DESCRIÇÃO DE SUA PRODUÇÃO CIENTÍFICA

     

     

  • Divulgação das inscrições Homologadas PPGCEM 2021/1

    Informamos as inscrições HOMOLOGADAS  nos processos seletivos do PPGCEM  2021/1, em ordem alfabética.

     

    Mestrado

    1 – Ana Carolina Leite Cespedes

    2 – Ana Paula Corrales Casaravilla

    3 – Arthur Garcia Lucas

    4 – Brenda Aparecida Martineli Fragoso

    5 – Gustavo Pedrotti

    6 – Maurício Ribeiro Botelho Mayara Insaurriaga

    7- Mayara Insaurriaga

    8- Patricia Oliveira Schmitt

    9 – Rafaella Sinnott Dias

    10 – Rosinei Silva Santos

     

    Doutorado

    1 – Alaor Valério Filho

    2 – Alenilson Santos Marques

    3 – Bettina Rodrigues Machado Sallaberry

    4 – Daiane Fernandes Gonçalves

    5 – Daniele Ferreira Lopes

    6 – Fábio Calcagno Riemke

    7 – Hema Carla Rodrigues Moreira

    8 – Josiane Pinheiro Farias

    9 – Luana Uszacki Krüger

    10 – Luiza Beatriz Gamboa Araújo Morselli

    11 – Luiza Ribeiro Santana

    12 – Nilson Edegar Antunes da Silva

    13 – Taís Poletti

     

    link:   https://wp.ufpel.edu.br/ppgcem/pt/editais/processo-seletivo-regular-2020-1/