Solicitação de Defesa de Dissertação

Nesta página, mestrandos e docentes do Programa de Pós-Graduação em Biodiversidade Animal da UFPel encontrarão orientações sobre como encaminhar a documentação necessária para a defesa de dissertação.

Procedimentos para Solicitação de Defesa

• Preencha o formulário 4 de encaminhamento de defesa com as informações do estudante encontrado na página da PRPPG (link) ou no sistema SEI, incluindo nome, matrícula, curso ou programa, nível (Mestrado) e título da dissertação.
    • Especifique o tipo de defesa a ser realizada (Defesa de Dissertação).
    • Sugira a composição da banca examinadora, incluindo presidente, titulares e suplentes.
    • Sugira a data e horário da defesa.
    • Preenchimento do Formulário de Encaminhamento de Defesa

Documentos Necessários

• Cópias da dissertação para todos os membros da banca.
    • Currículo Lattes atualizado dos membros da banca que não são professores da UFPel.
    • Informar RG e data de nascimento dos membros da banca que não são professores da UFPel.

Composição da Banca Examinadora

• A banca examinadora deve ser composta por, no mínimo, três membros além do orientador, sendo pelo menos um deles externo ao Programa de Pós-Graduação em Biodiversidade Animal. O orientador é, obrigatoriamente, o presidente da banca.
    • Todos os membros devem possuir título de Doutor ou equivalente.

Sugestão de Data para a Defesa

• Proponha uma data para a defesa, respeitando o prazo mínimo de 20 dias após o encaminhamento da solicitação.

Encaminhamento ao Colegiado

• O encaminhamento do formulário preenchido e  da dissertação a ser defendida deve ser realizada pelo orientador, à Coordenação do Programa, para avaliação e aprovação pelo Colegiado. Pode ser encaminhada pelo e-mail ppgbdiv@ufpel.edu.br ou pelo sistema SEI.
    • O Colegiado do Programa avaliará a solicitação e homologará a composição da banca examinadora, a data e o horário da defesa.

Defesa da Dissertação

• A defesa será pública e realizada na data e horário aprovados pelo Colegiado. O estudante deverá apresentar sua dissertação perante a banca examinadora, que fará a avaliação e emitirá o parecer final.
    • Tempo da Defesa: O aluno tem entre 30 e 40 minutos para apresentar o trabalho e cada membro da banca tem até 30 minutos para a arguição.

Seguir todas as orientações e prazos estabelecidos é essencial para garantir uma defesa tranquila e sem imprevistos.