Marge Faria do Amaral Peixoto

Marge Faria do Amaral Peixoto Currículum Lattes
Linha de Pesquisa: Educação em Artes e Processos de Formação Estética
Data de nascimento:

Texto introdutório: Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Pelotas (1989). Pós-graduação: Mestrado em Artes Visuais, na Linha de Pesquisa: Ensino da Arte e Educação Estética, tendo como Orientadora professora Dra. Ursula Rosa da Silva, e fazendo parte da sua Banca Final, as Professoras Dras.: Larissa Patron e Mirela Meira (UFPEL/2017); Pós-graduação: Especialização em Educação Infantil e Anos Iniciais (PORTAL/2009). Aluna Especial, no Doutorado da FAE. No segundo semestre de 2017, cursou a disciplina " Seminário Avançado História da Educação no RS II" , com o professor Dr. Eduardo Arriada; no Primeiro Semestre de 2018, cursou a Disciplina " Fontes Narrativas em História da Educação I", com a Professora Dra. Giana do Amaral, no Segundo Semestre de 2018, cursou a Disciplina " Seminário Avançado: Democratização da Educação: Gestão, Currículo e Políticas Educativas", com a Professora Dra. Maria Cecília Loréa e, no Primeiro Semestre de 2019. cursou a Disciplina Seminário Avançado: História da Educação Brasileira, com a professora Giana Amaral. Experiência Profissional: Em 2001 assumiu como professora de Educação Infantil na Escola de Educação Infantil Ruth Blank, antiga Escolinha Municipal de Arte de Pelotas, que tinha sua base nas orientações de Augusto Rodrigues. (1963-1998). Em 2020, continua na Coordenação Pedagógica, da mesma escola onde lecionava. Em 1993, foi professora das Disciplinas de Didática (Linguagem, Matemática, Ciências e Estudos Sociais) no Curso de Magistério do Colégio Santa Margarida (Pelotas/RS). Escreveu um Capítulo de um livro sobre Educação Infantil, lançado em Pelotas (2012). Participou de alguns Seminários, Congressos. Publicou seus trabalhos apresentados, nos Anais dos Eventos. Tem experiência na área de Educação e Linguagens da Arte, com ênfase em Educação Infantil, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação e Linguagens da Arte. Aprofundou seu conhecimento na História, na Memória e no Ensino da Arte, através das muitas pesquisas e leituras nesta área. (Texto extraído diretamente da plataforma Lattes)

Título da dissertação
Escolinha Municipal de Arte de Pelotas: memória, história e ensino de arte (1963/1998)

Orientador(a): Profa. Dra. Ursula Rosa da Silva (PPGAV/UFPel)

RESUMO
Esta dissertação, tendo como título: “Escolinha Municipal de Arte de Pelotas: Memória, História e Ensino de Arte (1963/1998), insere-se na Linha de Pesquisa “Ensino da Arte e Educação Estética” do Programa de Pós -Graduação em Artes Visuais, Mestrado, da Universidade Federal de Pelotas, RS. Sustenta-se na necessidade de se conhecer essa história que foi desenvolvida na área da Arte -Educação em 30 anos de existência. Foi uma experiência educativa, funcionando desde o princípio com uma proposta baseada nas Linguagens da Arte. Na sua criação, recebeu o nome de Escolinha Municipal de Arte (Pelotas/RS). Está entre as Escolinhas que tiveram suas bases no Movimento Escolinhas de Arte, surgido em meados de 1952. O objetivo principal desta pesquisa é reconstituir, preservar, divulgar e valorizar a memória, a história e o ensino de arte da Escolinha Municipal de Arte de Pelotas. Espera-se que esta pesquisa possa contribuir para a reflexão das pessoas, sobre a memória, a história e o ensino de arte em Pelotas. A pesquisa aconteceu seguindo uma abordagem qualitativa, tendo como fontes de pesquisa a análise documental do acervo da escola, imagens de registros e entrevistas com algumas pessoas que trabalharam ou estudaram na Escolinha ou tiveram relação com ela. Divide-se em quatro etapas: Introdução, Contexto Histórico-Político da Arte-Educação, Escolinha Municipal de Arte de Pelotas. Devido à escassez de registros escritos sobre a Metodologia desenvolvida durante esses 33 anos de Escolinha, teve-se que usar de entrevistas com os protagonistas que fizeram parte dessa história, a fim de coletar informações e imagens. As entrevistas contribuíram para compor o texto da dissertação, mas não foram utilizadas na sua íntegra e sim no decorrer do texto. Acredita-se que tenha alcançado os objetivos e que esta pesquisa possa realmente contribuir para o ensino de arte. Para aprofundar os estudos, as principais referências foram: RODRIGUES (1980); READ (1978;1986); BARBOSA (1997; 1988; 1991); MEIRA (2003; 2010); VARELA (1980; 2001).

Palavras-chave: arte-educação; escolinha de arte do Brasil; escolinha municipal de arte de Pelotas

Banca:
Profa. Dra. Larissa Patron Chaves Spieker (UFPel)
Profa. Dra. Mirela Ribeiro Meira (FaE/UFPel)

Data: 29/março/2017

Acompanhamento Egresso: