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José Carlos Brod Nogueira

 

 

 

José Carlos Brod Nogueira Currículum Lattes
Linha de Pesquisa:
Data de nascimento: 06/12

Texto introdutório: Possui graduação em Bacharelado em Artes Visuais pela Universidade Federal de Pelotas (1986), graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Pelotas (1984) e mestrado em Artes Visuais pela Universidade Federal de Pelotas (2014). Atualmente é professor adjunto i da Universidade Federal de Pelotas. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Desenho, atuando principalmente nos seguintes temas: arte digital, imaginação, percepção, processos de criação, educação patrimonial, arte-educação e fundamentos do desenho. (Texto extraído diretamente da plataforma Lattes)


Título da dissertação
Do físico ao digital: mudanças no pensar e fazer a obra

Orientador(a): Profa. Dra. Nádia da Cruz Senna (PPGAV/UFPel)

RESUMO
O projeto de pesquisa “Do Físico ao Digital: mudanças no pensar e fazer a obra” desenvolvido junto ao Mestrado em Artes, na UFPel, enfoca os processos criativos compreendidos na produção de uma série de imagens geradas a partir de uma matriz/radiografia digitalizada e manipulada em programa gráfico. Interessa ao projeto identificar características, conexões e rupturas referentes aos processos de concepção e produção dessas obras em relação à produção anterior, considerando a passagem do físico para o digital. Sabendo-se que com o uso do computador a geração de imagens em séries pode ser amplificada em relação a tempo de execução e possibilidades de variações; considerando ainda, a possibilidade de salvar cada imagem gerada e preservá-la também como matriz; algumas questões se impõem: Ao prescindir da necessidade de imaginar o resultado de cada ação, o processo criativo se modifica? Se a percepção é privilegiada no processo criativo, este se torna mais enfocado na sensibilidade? Para dar conta destas e outras questões, desenhou-se uma metodologia de natureza qualitativa, compreendendo o mapeamento da produção, pesquisa de referenciais teórico/artísticos, produção poética e reflexiva, registro e documentação do processo. Os resultados observados apontam para as diferenças na maneira de pensar o trabalho. Como é possível visualizar o próximo passo, a percepção é privilegiada em relação à imaginação, a capacidade para “achar” as melhores soluções é enfatizada em função do acesso a elas, a possibilidade do “erro” é minimizada e há um investimento em direção a complexidade visual.

Palavras-chave: arte digital; processo criativo; imaginação; percepção; variação

Banca:
Profa. Dra. Angela Raffin Pohlmann (PPGAV/UFPel)
Profa. Dra. Denise Marcos Bussoletti (UFPel)
Prof. Dr. Alexandre Vergínio Assunção (IFSUL)

Data: 25/março/2014

 

 

Acompanhamento Egresso:


Conclusão do PPGAV: 2014

  • 1989 – atual: Atividade profissional. Servidor Público – Universidade Federal de Pelotas. Professor Adjunto.
  • 2017 – atual: Atuação em Projeto de Extensão. Desenho de figura Humana: intervenções, mostra e ações.

 

  • Produção bibliográfica:
    • Capítulos de livros publicados:

      1. NUNES, J. F. I. ; NOGUEIRA, J. C. B. . O SENTIDO DA FORMA DO LIVRO. In: MICHELON, F.;MARTINS., N.; NUNES, F. (Orgs.).. (Org.). OS DOCES SENTIDOS; Poesia, estudos, imagens, receitas. 1ed.Pelotas: Ed. dos Autores, 2016, v. 1, p. 47-51.

    • Trabalhos completos publicados em anais de congressos
      1.  NOGUEIRA, J. C. B.. O Digital como processo de criação: mudanças no pensar e fazer a obra em relação ao meio físico. In: VII World Congress on Communication and arts, 2014, Vila Real. The challenge of developing creative artists in a standardized world., 2014.
    • Resumos publicados em anais de congressos:
      1. NOGUEIRA, J. C. B.. O Digital como processo de criação: mudanças no pensar e fazer a obra em relação ao meio físico. In: VII World Congress on Communication and arts, 2014, Vila Real. The challenge of developing creative artists in a standardized world., 2014. p. 25-25.
  • Apresentações de Trabalho:
    1. NOGUEIRA, J. C. B.. Arte e Tecnologia. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
    2. NOGUEIRA, J. C. B.. Linha e Tempo Transfigurados no Imaginário. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
    3. NOGUEIRA, J. C. B.. O Digital como processo de criação: mudanças no pensar e fazer a obra em relação ao meio físico.. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso
  • Outras produções artística/cultural:
    Artes Visuais:
    1.NOGUEIRA, J. C. B.. ABAV- Panoramas. 2018. Computação Gráfica.
    2. NOGUEIRA, J. C. B.. Painel Mural Doces Sentidos-2ª Fase. 2018. Desenho.
    3. NOGUEIRA, J. C. B.. Arte sul Coexistir-Mostra Universitária de Arte-UFPEL,FURG, UNIPAMPA, UFSM.. 2018. Instalação.
    4. NOGUEIRA, J. C. B.. 45ª Feira do Livro de Pelotas. 2017. Programação Visual.
    5. NOGUEIRA, J. C. B.. Calourada UFPEL. 2017. Programação Visual.
    6. NOGUEIRA, J. C. B.. Arte Sul Coexistir. 2017. Instalação.
    7. NOGUEIRA, J. C. B.. Gotuzzo Revisitado. 2016. Outra.
    8. NOGUEIRA, J. C. B.. Painel Mural Doces Sentidos. 2016. Desenho.
    9. NOGUEIRA, J. C. B.. Ilustrações para o livro Os doces Sentidos. 2016. Ilustração.
    10. NOGUEIRA, J. C. B.. Projeto QR Code Patrimônio UFPEL. 2015. Intervenção Urbana.
    11. NOGUEIRA, J. C. B.. Entre Línguas-Mostra Internacional de Artes Visuais. 2015. Instalação.
    12. NOGUEIRA, J. C. B.. Seres e Estares. 2015. Computação Gráfica.
    13. NOGUEIRA, J. C. B.. Artefatos do Desenho e Escrita. 2015. Outra.
    14. NOGUEIRA, J. C. B.. Pons Dulcis Sulinas II. 2014. Gravura.
    15. NOGUEIRA, J. C. B.. Outras Margens. 2014. Desenho.
  • Participação em bancas de trabalhos de conclusão:
    Trabalhos de conclusão de curso de graduação:
    1. NOGUEIRA, J. C. B.; SACCO, H.; MACHADO, J. C.; ROCHEFORT, C. C.. Participação em banca de Maria Alice Sant’Anna da Rosa.Gatinhando e seguindo meu caminho: uma produção poética entre arte e vida. 2017.
  • Participação em bancas de comissões julgadoras:
    Concurso público:
    1. NOGUEIRA, J. C. B.; LEMOS, R.; MAGALHAES, C.. Seleção de Prof. substituto Desenho. 2018. Universidade Federal de Pelota