VISITA TÉCNICA EM SAÚDE MENTAL NA ITÁLIA

No convênio entre a Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e a Universidade de Turim na Itália, pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, coordenado pela Profa Dra. Luciane Prado Kantorski no Brasil e pelo Prof. Dr. Mario Cardano na Itália, um grupo de 19 pessoas estará realizando Visita Técnica em Saúde Mental à cidades do norte da Itália – Gorizia, Trieste, Trento e Turim. A visitação ocorrerá no período de 07 a 19 de outubro de 2019.

Integram esse coletivo da viagem, pessoas expertises por experiência, trabalhadores/as de saúde, discentes e docentes vinculados ao Grupo de Pesquisa em Enfermagem em Saúde Mental Coletiva do PPGENF, da Associação de Usuários/as dos Serviços de Saúde Mental de Pelotas – AUSSMPE, da Coletiva de Mulheres Ouvidoras de Vozes – CMOV, bem como de outras escolas formadoras como a Universidade Federal do Rio Grande (FURG) e a Universidade de São Paulo (USP). Muitas dessas pessoas estarão pela primeira vez na Itália. Essa vivência tenderá a fortalecer fortalecer as trocas de conhecimento na luta por uma sociedade sem manicômios e a educação pública e de qualidade como um dos pilares fundamentais nesse processo.

Nos dias 7, 8 e 9 de outubro será realizado visita a Gorizia e Trieste, cidades berço da Reforma Psiquiátrica no mundo, cooperativas, serviços de saúde, rádios comunitárias, associações de saúde mental e de ouvidores/as de vozes. Em 10, 11 e 12 deste mesmo mês, o coletivo estará participando em Trento, da 20ª Conferência Nacional de Saúde Mental que intitula-se ‘Le Parole Ritrovate’ (O encontro das palavras) sob a perspectiva do ‘fareassieme’ (‘fazer juntos/as) como método de trabalho e produção de saúde mental. Nesta Conferência está previsto diálogos sobre esta experiência de ‘fazer juntos’ entre Itália, Brasil, Japão e Coreia do Norte, nos quais o coletivo do PPGENF estará participando.

Na sequência, em Turim, de 16 a 18 de outubro de 2019, o grupo brasileiro desenvolverá em conjunto com o grupo de pesquisa da Universidade de Turim, o evento “Sofrimento mental: estratégias de enfrentamento”.

Em breve serão postadas mais informações, conforme for acontecendo este percurso de brasileiras e brasileiros na Itália, na experimentação a encontros de experiências, conhecimentos, culturas nesse processo internacionalização do PPGENF.