A Estrutura do Próton e Equações de Evolução

Petiano responsável: Alfredo Pacheco

Projeto: Novos Desenvolvimentos em Física de Altas Energias
Código COCEPE: 2852

Orientador: Werner Krambeck Sauter.

A pretensão de compreender a estrutura fundamental da natureza levou a formulação do Modelo Padrão de Física de Partículas. Na área da Física de Altas Energias, essa teoria é incrivelmente eficiente em descrever boa parte dos fenômenos. As partículas fundamentais podem ser divididas em quarks, léptons e bósons mediadores. Os quarks formam, entre outras partículas, o núcleons, prótons e nêutrons, que formam a estrutura nuclear de todos os átomos conhecidos. Apesar de não interagirem diretamente com outras partículas de matéria, os quarks tem sua existência inferida à partir das colisões entre hádrons, as partículas constituídas de quarks. Com o intuito de explorar a estrutura interna do núcleons e outros hádrons, a construção de experimentos de colisão à altas energias levou a novos patamares no estudo dessas partículas. Essas colisões em altas velocidades ocorrem à velocidades relativísticas. Para tanto, faz se necessário a compreensão das colisões relativísticas, das leis de conservação que são aplicadas nesse contexto e das simetrias envolvidas. Em outro fronte, o estudo das simetrias levou ao desenvolvimento da Teoria de Grupos, que se trata de um tratamento matemático formal de tais simetrias. Em particular, o teorema de Noether relaciona cada lei de conservação à uma simetria inerente ao sistema físico estudado. A maneira que tais simetrias são encontradas em processos fundamentais, como a soma de momentos angulares de forma quântica, também são de interesse. A metodologia desse trabalho consiste, inicialmente, de leitura, analise e discussão de artigos, preprints, dissertações, teses e livros que tratam dos temas a serem estudados, para a fundamentação teórica dos problemas em foco. Em outros momentos é necessário
o uso de ferramentas computacionais para cálculos analíticos, bem como a elaboração de programas computacionais em linguagens estruturadas com uso de métodos numéricos para obter resultados numéricos.

Para mais informações clique aqui.

Tema Rowling por Anders Norén. Criado com WordPress.