Pre-Instrumentation with Manual Preparation of the “Glide Path” and
Characterization of C-Pilot and C+ Files

por André Rodrigues Moraes1, Luciano Rodrigues Dias Junior1,
Mayana Peres Furtado1, Eduardo Luiz Barbin2

1Acadêmico(a) da Faculdade de Odontologia da Universidade Federal de Pelotas, Pelotas/RS, Brasil.

2Professor Associado da Faculdade de Odontologia da Universidade Federal de Pelotas, Pelotas/RS, Brasil.

MORAES, André Rodrigues; DIAS JUNIOR, Luciano Rodrigues, FURTADO, Mayana Peres, BARBIN, Eduardo Luiz. Pré-Instrumentação com Preparo Manual do “Glide Path” e Caracterização das Limas C-Pilot e C+. Plataforma de Ensino Continuado de Odontologia e Saúde (PECOS), Pelotas, RS, 2021. Disponível em: <www.ufpel.edu.br/pecos>. Acesso em: 23 mar. 2021.

O manejo do “Glide Path” faz parte da pré-instrumentação endodôntica e é desafiador em canais atresiados e/ou curvos. Para a execução da negociação e do “glide path” são necessárias limas especiais como a tipo K, C-Pilot (VDW, Alemanha) ou C+ (Dentsply Sirona Maillefer, Suíça) construídas em aço inoxidável. Realizou-se uma revisão de literatura com ênfase no material técnico fornecido pela VDW e Dentsply Sirona Maillefer a respeito das limas C-Pilot e C+. Observou-se que elas apresentam características que contribuem para o manejo do “glide path” tais como, secção reta transversal quadrangular, liga de aço inoxidável, ponta inativa e resistência à flambagem. Foi possível elaborar um documento que apresenta aspectos técnicos das limas C-Pilot e C+, bem como princípios da pré-instrumentação e do preparo manual do “Glide Path” oportuno para estudantes e egressos dos cursos de Odontologia.

Palavras-chave: C-Pilot. Especificações técnicas. Limas especiais. Pré-instrumentação. Manejo do “glide path”.

MORAES, André Rodrigues; DIAS JUNIOR, Luciano Rodrigues, FURTADO, Mayana Peres, BARBIN, Eduardo Luiz. Pre-Instrumentation with Manual Preparation of the “Glide Path” and Characterization of C-Pilot and C+ Files. Plataforma de Ensino Continuado de Odontologia e Saúde (PECOS), Pelotas, 2021. Disponível em: <www.ufpel.edu.br/pecos>. Acesso em: 23 mar. 2021.

The management of the glide path is part of the endodontic pre-instrumentation and is challenging in the case of constricted and/or curved channels. Special files such as type K, C-Pilot (VDW, Germany) or C+ (Dentsply Sirona Maillefer, Switzerland) made of stainless steel are required for the negotiation and the “glide path”. A literature review was carried out with emphasis on the technical material provided by VDW and Dentsply Sirona Maillefer regarding the C-Pilot and C+ files. It was observed that it has characteristics that contribute to the handling of the glide path, such as square cross-section, stainless steel alloy, inactive tip and resistance to flexocompression. It was possible to prepare a document that presents technical aspects of the C-Pilot and C+ files, as well as the principles of pre-instrumentation and preparation of the “Glide Path” with manual files suitable for students and graduates of Dentistry courses.

Keywords: C-Pilot. Technical specifications. Special files. Pre-instrumentation. Glide path management.

Esta obra originou-se do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) da Faculdade de Odontologia (FO) da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) de André Rodrigues Moraes e Luciano Rodrigues Dias Junior (MORAES; DIAS JUNIOR, 2021).

Publicado em 09 de junho de 2021.

Coordenação, Capa, Formatação, Edição e Divulgação: Mayana Peres Furtado e Eduardo Luiz Barbin.

Revisão: Júlio César Emboava Spanó, José Antônio Mesquita Damé e Nádia de Souza Ferreira.

PEE – Projeto de Ensino Endodontia. <https://ava.ufpel.edu.br/pre/course/view.php?id=1234>.

PECOS – Plataforma de Ensino Continuado de Odontologia e Saúde <www.ufpel.edu.br/pecos>.

Pelotas, RS., 2021.

Como Citar este Conteúdo

MORAES, A. R.; DIAS JUNIOR, L. R.; FURTADO, M. P.; BARBIN, E. L. Pré-Instrumentação com Preparo Manual do “Glide Path” e Caracterização das Limas C-Pilot e C+. Plataforma de Ensino Continuado de Odontologia e Saúde (PECOS), Pelotas, 2021. Disponível em: <www.ufpel.edu.br/pecos>. Acesso em: 09 jun. 2021.