Início do conteúdo

Rede Brasileira de Avaliação de Tecnologias em Saúde (REBRATS)

O Ministro de Estado da Saúde instituiu pela Portaria Nº 2.915/2011 do Ministério da Saúde a Rede Brasileira de Avaliação de Tecnologias em Saúde (REBRATS).

Segundo descrição contida no sítio, na internet, da REBRATS, objetiva-se estabelecer uma “… ponte entre pesquisa, política e gestão, fornecendo subsídios para decisões de incorporação, monitoramento e abandono de tecnologias […] contribuindo para a formação e a educação continuada nas áreas do sistema de saúde brasileiro.

Com a REBRATS, pretende-se criar condições para a elaboração e a disseminação de estudos de Avaliação de Tecnologias em Saúde (ATS), os quais são importantes para o processo de análise dos benefícios para a saúde e das consequências econômicas e sociais do emprego das tecnologias. A ATS passa pela análise da segurança, acurácia, eficácia, efetividade, custos, custo-efetividade, impacto orçamentário, equidade e impactos éticos, culturais e ambientais relativas às Tecnologias em Saúde.

Ainda segundo o conteúdo constante do sítio na internet acima citado, a REBRATS objetiva o que segue:

=> Produzir e disseminar estudos e pesquisas prioritárias no campo de ATS;

=> Padronizar metodologias;

=> Validar e atestar a qualidade dos estudos;

=> Promover capacitação profissional; e

=> Estabelecer mecanismos para monitoramento de tecnologias novas e emergentes.

Referências e Ligações Externas

Ministério da Saúde. Portaria Nº 2.915, de 12 de dezembro de 2011. Institui a Rede Brasileira de Avaliação de Tecnologias em Saúde (REBRATS). Disponível em <http://rebrats.saude.gov.br/images/REBRATS/Portaria2915_2011.pdf>.

Ministério da Saúde. Rede Brasileira de Avaliação de Tecnologias em Saúde (REBRATS). Disponível em <http://rebrats.saude.gov.br/>.

Dos Editores.

Publicado em 20/08/2015, nas categorias Saúde Pública, SUS, Tecnologia em Saúde.