O lugar que recebeu a UFPel: memórias, ressignificações e percepções do patrimônio industrial compartilhado entre a cidade e a universidade (Parte I)

A mestranda Daniela Vieira Goularte apresenta para nós uma breve introdução do projeto de pesquisa entitulado O lugar que recebeu a UFPel: memórias, ressignificações e percepções do patrimônio industrial compartilhado entre a cidade e a universidade. O projeto está sendo desenvolvido no mestrado do Programa de Pós-graduação em Memória Social e Patrimônio Cultural da UFPel. A pesquisa estuda o caso da reutilização do Patrimônio Industrial localizado nos bairros Porto, Balsa e Caieira, que foi adquirido pela UFPel e que formam os Campi Anglo e Porto.

O problema da pesquisa é abordado por diferentes aspectos, relacionados à participação da população nos processos de planejamento (DEL RIO, 1990), ao desequilíbrio entre as três dimensões que compõe o espaço (LEFEBVRE, 2013), e aos aspectos fenomenológicos e relações afetivas desenvolvidas entre os sujeitos e os lugares (TUAN, 2013).