Imagens do patrimônio industrial adquirido pela UFPel

Alfândega: Prédio construído entre 1935 e 1938 com a finalidade de abrigar a Alfândega do Porto.  Adquirido pela Universidade Federal de Pelotas em 2010, atualmente abriga os cursos de Engenharia Geológica, Engenharia do Petróleo e Engenharia Hídrica da Universidade Federal de Pelotas.

Fonte: A antiga Alfândega. Página do Facebook Olhares sobre Pelotas, 2013.
Fonte: Prédio da Alfândega. Kátia Helena Rodrigues Dias. Pró-Reitoria de Gestão da Informação e Comunicação: Coordenação de Comunicação Social/UFPel, 2019.

 

 

 

 

 

 

 

 

Anglo: Conjunto de edificações construídas entre os anos de 1942 e 1943, para abrigar o Frigorífico Anglo.  Adquirido pela Universidade Federal de Pelotas em 2006, atualmente sedia o Campus Anglo.

Fonte: Frigorifico Anglo. Acervo pessoal de Fabio Kellermann, p. 61. In: MICHELON, Francisca Ferreira. Sociedade Anônima Frigorífico Anglo de Pelotas: o trabalho do passado nas fotografias do presente. 2013.
Fonte: Fachada Anglo. Kátia Helena Rodrigues Dias. Pró-Reitoria de Gestão da Informação e Comunicação: Coordenação de Comunicação Social/UFPel. 2019.

Cervejaria Sul Rio-grandense: Fundada em 1889 pelo capitão Leopoldo Haertel, a Cervejaria Sul-Rio-Grandense esteve em funcionamento até 1946, quando foi comprada pela Cia Cervejaria Brahma. Em 2012 a edificação foi doada para a Universidade Federal de Pelotas e, atualmente, abriga a Livraria e Editora da mesma universidade.

Fonte: Edifício Cervejaria Sul Rio Grande do Sr. Leopoldo Haertel 1922. Almanaque de Pelotas II, s/p.
Fonte: Edificação Brahma. Kátia Helena Rodrigues Dias. Pró-Reitoria de Gestão da Informação e Comunicação: Coordenação de Comunicação Social/UFPel. 2019.

Cosulã: Prédio construído na década de 1950 para sediar a Cooperativa Sul-Rio-Grandense de Lã, também conhecida como COSULÃ.  Manteve sua funcionalidade na produção e comércio de lã até meados de 1990. Adquirido pela Universidade Federal de Pelotas em 1996, atualmente abriga o Instituto de Ciências Humanas (ICH) da mesma universidade.

Fonte: Fábrica Cosulã. BACH, Alcir Nei. Patrimônio Agroindustrial: Inventário das fábricas de compotas de pêssego na área urbana de Pelotas (1950-1990). Tese de Doutorado no Programa de Pós-Graduação em Memória Social e Patrimônio Cultural. ICH – UFPel. 2017.
Fonte: Cosulã e Instituto de Ciências Humanas (ICH). Kátia Helena Rodrigues Dias. Pró-Reitoria de Gestão da Informação e Comunicação: Coordenação de Comunicação Social/UFPel. 2019.

Cotada: Edificação construída em 1959 para sediar a empresa Cisa S.A. Mais tarde, abrigou a Fábrica de Massas e Biscoitos Cotada, mantendo seu funcionamento até a década de 1990. Em 2009 foi adquirida pela Universidade Federal de Pelotas para a implantação do Centro de Engenharias e do setor de TV do Centro de Educação à Distância da Universidade.

Fonte: Cotada. Kátia Helena Rodrigues Dias. Pró-Reitoria de Gestão da Informação e Comunicação: Coordenação de Comunicação Social/UFPel. 2019.

Laneira: A edificação, com projeto do Engenheiro Civil Paulo Ricardo Levacov, foi construída em 1949, com a finalidade de abrigar um centro de beneficiamento de lã e,  mais tarde, de  fiação de lã e tingimento dos fios. Foi adquirida pela Universidade Federal de Pelotas em 2010 e, atualmente, está parcialmente ocupada pelo Centro Regional de Cuidados Paliativos, vinculado ao Hospital Escola da Faculdade de Medicina.

Fonte: Vista parcial – fachada da Laneira Brasileira S.A. Coleção LBSA/Fototeca Memória da UFPel. In: MELO, Chanaísa. Fragmentos da Memória de uma Fábrica na Coleção Fotográfica Laneira Brasileira Sociedade Anônima. Dissertação de Mestrado no Programa de Pós-Graduação em Memória Social e Patrimônio Cultural da UFPel. 2012.
Fonte: Fachada Laneira 2013. Acervo Daniela Vieira Goularte.