PRODUÇÕES
A PANDEMIA DE COVID-19 NARRADA POR MULHERES: O QUE DIZEM OS PROFISSIONAIS DE SAÚDE?
Autoras: Fernanda Canavêz, Camila Peixoto Farias, Giovana Fagundes Luczinski
Ano: 2021
Resumo: Este artigo objetivou investigar narrativas de mulheres brasileiras que trabalham como profissionais de saúde no contexto da pandemia de Covid-19. Parte de uma pesquisa que discute as repercussões subjetivas desse contexto, a partir da perspectiva de gênero, para a qual foi construído um questionário on-line, que convida as mulheres a narrar suas vivências. A investigação foi desenvolvida no âmbito da psicologia, articulando os métodos psicanalítico e fenomenológico, aliados às teorias feministas, em prol de uma análise crítica e situada de fenômenos contemporâneos. A análise qualitativa dos relatos de 602 mulheres levou a diferentes aspectos, dentre os quais se destaca a intensificação das exigências de cuidado, seja no âmbito familiar, seja no âmbito profissional, o que as leva a desconsiderar o autocuidado. Ao mesmo tempo, a exposição ao risco e o medo constante parecem levar à ocorrência de um contágio psíquico a partir do contato com os pacientes acometidos pela Covid-19, o que produz sofrimento intenso. Os resultados evidenciam como as questões de gênero repercutem nas mulheres que trabalham na área da saúde, reafirmando a necessidade de considerar as especificidades desse público na elaboração de políticas públicas e dispositivos de atenção em saúde mental.
Link para acesso: Saúde em Debate
NARRATIVAS DE MULHERES E CIÊNCIA: UM PROTAGRONISMO PLURAL EM CONSTRUÇÃO
Autoras: Giovana Fagundes Luczinski e Camila Peixoto Farias
Ano: 2022
Resumo: A pandemia de covid-19 evidencia muitos desafios, entre eles o de sustentar e fortalecer, no âmbito científico, a possibilidade de construção de saberes a partir de uma perspectiva situada e comprometida socialmente. O contexto pandêmico não pode ser narrado a partir de uma perspectiva generalista, sob o risco de silenciar a pluralidade de vozes que o constituem. Tendo este parâmetro para nosso fazer na universidade, o presente texto visa discutir a prática de pesquisa feita por e com mulheres, problematizando os lugares destinados a elas/nós segundo a lógica dos regimes de poder como o cisheteropatriarcado e o racismo. Para isso, partimos de um breve recorte histórico a fim de marcar um lugar epistemológico no âmbito científico e explicitar, a partir daí um modo de pesquisar situado e comprometido com a transformação da sociedade em que vivemos. Nesse sentido, apresentamos as ações do projeto de pesquisa “Agora é que são elas: a pandemia de Covid-19 contada por mulheres”, sob nossa coordenação. O projeto está alicerçado no diálogo entre duas perspectivas teóricas distintas, a Psicanálise e a Psicologia Fenomenológico-existencial em leituras críticas e contemporâneas que se desafiam e se complementam ao interrogar um fenômeno de interesse em comum. Um terceiro âmbito de saberes vem compor essa triangulação teórico-metodológica: as Teorias Feministas. A investigação empreendida busca que as narrativas das mulheres sejam incluídas nas discussões sobre a pandemia a partir de uma perspectiva interseccional e que as produções científicas sobre esse fenômeno possam ser corporificadas, plurais e situadas, como procuraremos mostrar a partir de alguns recortes de dados já analisados. Por fim, destacamos a importância de que as mulheres protagonizem a produção de conhecimento sobre si mesmas e que as análises cientificas sejam efetivamente interseccionais.
Link para acesso: https://revistas.ufpel.edu.br/index.php/dgenerus/article/view/2016/1567
TECENDO CARTAS: (SOBRE)VIVÊNCIAS DE MULHERES NA UNIVERSIDADE
Organizadoras: Camila Peixoto Farias e Giovana Fagundes Luczinski
Ano: 2022
Resumo: O ambiente universitário ainda é uma realidade que, proporcionalmente, poucas mulheres conseguem vivenciar em nosso país – tanto no que se refere a cursar uma graduação, ou pós-graduação, quanto a se tornar professora, pesquisadora ou ocupar cargos diretivos nessas instituições. Além do gênero, somos marcadas por classe, raça, orientação sexual, idade, deficiências e outras interseções, fazendo com que possibilidades sejam violentamente limitadas, ou mesmo interditadas. Quando conseguimos ingressar no ambiente universitário, nós mulheres nos deparamos com inúmeros desafios que advém de um contexto construído e pensado a partir da lógica cisheteropatriarcal, racista, classista e capacitista, alicerçada na concepção universalizante da ciência moderna. Estar nesse local, seja como estudante ou docente, torna-se um constante exercício de criação e resistência, no qual a escrita – em sua diversidade de formas, estilos e conteúdos – tem um papel fundamental. Esse livro só existe porque 31 mulheres ousaram revisitar seu percurso na universidade, ousaram acessar memórias e costurá-las por meio de palavras tecidas com afeto, dor, coragem e celebração.
Link para acesso: Tecendo cartas: (sobre)vivências de mulheres na universidade
MULHERES NA PANDEMIA: UMA (RE)LEITURA PSICANALÍTICA DO CUIDADO
Autoras: Camila Peixoto Farias, Fernanda Canavêz e Jô Gondar.
Ano: 2023
Resumo: No cenário de uma pandemia, em que o cuidado é solicitado de forma mais intensa e contínua nos diferentes âmbitos da nossa sociedade, a sobrecarga é sentida em especial por nós, mulheres. Isso ocorre porque o cuidado é uma função preponderantemente tida como intrínseca ao gênero feminino, o que se agrava quando pensamos em intersecções de raça e classe. Tomando como disparador narrativas de mulheres sobre suas vivências durante a pandemia, especialmente no que se refere ao cuidado de si mesmas, propomos uma discussão acerca do cuidado a partir de uma perspectiva psicanalítica. O objetivo é problematizar a visada universalista com a qual o cuidado é majoritariamente pensado na psicanálise em favor de um debate que contemple o recorte de gênero.
Palavras-chave: pandemia Covid 19, mulheres, cuidado, psicanálise
Link para acesso: https://tempopsicanalitico.com.br/tempopsicanalitico/article/view/650
EPISÓDIO DO PODCAST VIRAÇÃO 163 – A PANDEMIA CONTADA POR MULHERES E SUAS VIVÊNCIAS NA UNIVERSIDADE
Autoras: Camila Peixoto Farias e Giovana Fagundes Luczinski
Ano: 2023
Episódio do programa Viração, podcast produzido pela Assessoria de Imprensa da ADUFpel. Nesse programa, as docentes Camila Farias e Giovana Luczinksi, do curso de Psicologia da UFPEL (Universidade Federal de Pelotas), falam sobre os projetos desenvolvidos que tratam de vivências de mulheres durante a pandemia de Covid-19.
#4 EM PAUTA – ENTREVISTA SOBRE O LIVRO TECENDO CARTAS
Autoras: Camila Peixoto Farias e Giovana Fagundes Luczinski
Ano: 2022
ENSAIOS (MARGINAIS) SOBRE CONFIANÇA
Organizadora: Fernanda Canavêz
Ensaio 3: Confiança em dois atos – autoras: Camila Peixoto Farias e Giovana Fagundes
Ano: 2022
Resumo: A proposta de trocar ideias/afetos sobre a confiança tinha surgido da constatação de que nós, trabalhadoras e trabalhadores da Universidade e do campo psi, temos a prática de coletivizar diagnósticos sobre o mal-estar que nos assola, muito embora sejamos marcadamente individualistas ao procurar destinos menos mortíferos em resposta às nossas análises de conjuntura. Em foro íntimo, trocamos figurinhas sobre nossas dificuldades para amar, frustrações e a sensação de desamparo diante de certa nostalgia das instituições: do casamento ao Estado de bem-estar social que ainda parecem povoar, com força, nosso imaginário. O individualismo que nos especializamos em criticar parecer ser exatamente a tônica de que lançamos mão para nos desembaraçar dos dilemas colocados pelo neoliberalismo. E assim permanecemos na circularidade da mistura explosiva entre propriedade privada, familialismo, amor romântico, produtivismo, combinação a repousar em banho-maria no caldo da desconfiança. É com pesar que nos sentimos mais próximos do sujeito empreendedor de si, desconfiado e arredio, do que nossos livros e artigos podem fazer acreditar. Haja ato de fé, “na fé firmão”.
Link para acesso: ensaio 3: Confiança em dois atos
A PANDEMIA NARRADA POR MULHERES: EXPERIÊNCIAS PLURAIS E SABERES SITUADOS
Ensino Remoto Emergencial: Experiência de Docentes na Pandemia
Autoras: Camila Peixoto Farias, Giovana Fagundes Luczinski
Ano: 2021
Resumo: A situação da pandemia de Covid-19 nos convoca a buscar ferramentas teóricas para compreender a realidade que se apresenta, desenvolvendo formas de intervenção que se adequem aos desafios do momento. O presente artigo relata a experiência de criação de um projeto que engloba ações de ensino, pesquisa e extensão, voltadas à investigação e ao enfrentamento da pandemia, em termos de saúde mental, no âmbito da psicologia. Trata-se de um projeto colaborativo, calcado na interdisciplinaridade e interseccionalidade, que considera fundamental analisar a pandemia a partir de um recorte de gênero. Para isso, utiliza como metodologia o diálogo entre psicanálise, perspectiva fenomenológica, teorias feministas e narrativas de mulheres brasileiras dos mais diversos contextos, de modo a construir formas de evidenciar as vulnerabilidades que permeiam tais realidades. Apresentamos o delineamento da pesquisa em andamento e também os resultados de ações de ensino e extensão, todas desenvolvidas de modo remoto, alcançando mulheres de diferentes partes do país e brasileiras residentes no exterior, através de abordagens diferenciadas. Os resultados demonstram a importância de ouvirmos e considerarmos as vivências de mulheres no contexto pandêmico que vivemos, de forma a desenvolver ações adequadas, como políticas públicas, oferta de serviços e dispositivos de cuidado, combatendo a reprodução de narrativas e práticas hegemônicas redutivas – que, com frequência, excluem as pessoas mais vulneráveis. Conclui-se que a metodologia desenvolvida e o foco dos projetos foram inovadores e promotores de mudanças – principalmente no contexto universitário, contribuindo para uma formação calcada na pluralidade de vozes e saberes –, reforçando a necessidade de sua continuidade.
Link para acesso: Ensino Remoto Emergencial – Experiência de Docentes na Pandemia
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO
Título: Não poder parar: uma investigação fenomenológica a partir de narrativas de mulheres mães que trabalham na pandemia de COVID-19
Autora: Luisa Lislie Both Griebler |
Orientadora: Prof.ª Dr.ª Giovana Fagundes Luczinski | Co-orientadora: Prof.ª Dr.ª Camila Peixoto Farias
Ano: 2023
Resumo
A pesquisa “Agora é que são elas: A pandemia de COVID-19 contada por mulheres” possibilitou que mulheres pudessem compartilhar as suas experiências, até então invisibilizadas em um momento inicial da pandemia de COVID-19 no Brasil, permitindo atentar para esse período a partir de uma perspectiva de gênero. A partir de um questionário on-line, 5.874 mulheres participaram contando sobre as suas realidades. Nesse artigo, buscamos investigar os fenômenos que se mostram a partir do encontro com as narrativas de 162 participantes, as quais são mães, trabalham e estão na graduação, constituindo o recorte em questão, considerando a demanda significativa de tempo e disposição que essas atividades implicam, como também as suas repercussões psíquicas e sociais, circunscritas no período inicial da pandemia. Esse percurso investigativo de caráter qualitativo é conduzido a partir da intersecção entre a perspectiva fenomenológica e as teorias feministas no âmbito da psicologia, partindo de uma postura implicada, localizada e corporificada no fazer científico. O encontro das pesquisadoras com os relatos permitiu emergir questões relacionadas ao isolamento social associadas ao cuidado afetivo e emocional, aos desafios em vista das novas realidades financeiras, como também às dificuldade de conciliar as múltiplas jornadas de trabalho somadas às demandas específicas da pandemia, revelando aspectos que remetem à dimensão da temporalidade contemporânea.
Link para acesso: TCC LUISA 2023
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO
Título: “Dar conta de tudo”: O trabalho reprodutivo na pandemia a partir de uma perspectiva de raça, gênero e classe
Autora: Luiza Caetano Affonso | Orientadora: Prof.ª Dr.ª Camila Peixoto Farias
Ano: 2021
Resumo: O presente trabalho procura analisar e refletir sobre o trabalho reprodutivo em nossa sociedade, historicamente relegado às mulheres, e seus desdobramentos no atual contexto de pandemia do novo Coronavírus, a partir de uma perspectiva de raça, gênero e classe. A investigação parte de um recorte de dados coletados por uma pesquisa que discute a pandemia de Covid-19 narrada por mulheres e suas repercussões, através das narrativas compartilhadas pelas participantes no período pandêmico. A análise qualitativa de 584 relatos levou a categorias compreensivas que se referem ao trabalho doméstico na pandemia e ao cuidado afetivo-emocional como uma dimensão do cuidado em saúde mental, exercido pelas mulheres. Os resultados evidenciam que, ainda que hajam algumas aproximações nas experiências narradas entre mulheres negras e brancas, a diferença de contexto marcada historicamente na intersecção de raça, classe e gênero, repercute na forma como as consequências da pandemia são vivenciadas e nos desafios e violências enfrentados. Assim, reafirmam a necessidade de estratégias em saúde mental com foco nos marcadores sociais e suas especificidades, que possibilitem o acolhimento e cuidado das mulheres diante da carga desumana de ter que “dar conta de tudo”, posta em seus ombros pelo patriarcado-racismo-capitalismo.
Link para acesso: Affonso, Luiza Caetano “Dar conta de tudo”: O trabalho reprodutivo na pandemia a partir de uma perspectiva de raça, gênero e classe
SEMANA INTEGRADA DE INOVAÇÃO, ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO (SIIEPE – UFPEL) – 2023
Congresso de Iniciação Científica (CIC):
A PRATELEIRA DO MERCADO DE TRABALHO: UMA REFLEXÃO A PARTIR DE NARRATIVAS DE MULHERES DEMITIDAS DURANTE A PANDEMIA DE COVID-19
Autoras: Mylena Graebner Pereira, Lisia de Almeida Lawson, Rafaela Soares Villar, Camila Peixoto Farias e Giovana Fagundes Luczinski
NO QUE IMPLICA FAZER PESQUISA SITUADA? ALGUMAS REFLEXÕES A PARTIR DA PESQUISA AGORA É QUE SÃO ELAS
Autoras: Rafaela Soares Villar, Caroline Soares Rodrigues e Camila Peixoto Farias
Arquivo: NO QUE IMPLICA FAZER PESQUISA SITUADA? ALGUMAS REFLEXÕES A PARTIR DA PESQUISA AGORA É QUE SÃO ELAS
VIVÊNCIAS DAS MÃES SOLO NA PANDEMIA DE COVID-19
Autoras: Juliana Lazzaretti Segat, Karina Rangel Gautério, Ritiele Machado Prestes, Camila Peixoto Farias e Giovana Fagundes Luczinski
Arquivo: VIVÊNCIAS DAS MÃES SOLO NA PANDEMIA DE COVID-19
DIVISÃO SEXUAL DO TRABALHO NO MEIO RURAL: UMA DUPLA INVISIBILIZAÇÃO
Autoras: Gabriela Marques de Lara, Caroline Rodrigues, Gabrieli Damasceno Macedo, Luisa Lislie Both Griebler, Camila Peixoto Farias e Giovana Fagundes Luczinski
Arquivo: DIVISÃO SEXUAL DO TRABALHO NO MEIO RURAL: UMA DUPLA INVISIBILIZAÇÃO
MULHERES NEGRAS, PANDEMIA E CUIDADO: VIOLÊNCIAS COTIDIANAS
Autoras: Ritiele Machado Prestes e Camila Peixoto Farias
Arquivo: MULHERES NEGRAS, PANDEMIA E CUIDADO: VIOLÊNCIAS COTIDIANAS
SEMANA INTEGRADA DE INOVAÇÃO, ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO (SIIEPE – UFPEL) – 2022
Congresso de Iniciação Científica (CIC)
MEIO RURAL SOB A PERSPECTIVA DE GÊNERO:NARRATIVAS DE MULHERES NO PERÍODO DA PANDEMIA DE COVID-19
Autoras: Gabrieli Damasceno Macedo, Luisa Lislie Both Griebler, Camila Peixoto Farias e Giovana Fagundes Luczinski
Arquivo: Meio rural sob a perspectiva de gênero: narrativas de mulheres no período da pandemia de COVID-19
Vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=U-04yUzVdaQ
DESAMPARO E A PANDEMIA DE COVID-19: O QUE AS MÃES SOLOS TEM A DIZER?
Autoras: Karina Rangel Gautério; Helen Carvalho Gomes Soares; Camila Peixoto Farias e Giovana Fagundes Luczinski
Arquivo: Desamparo e a pandemia de Covid19
Vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=97XbLRGrflE&feature=youtu.be
PERSPECTIVAS DE MULHERES NA PANDEMIA DE COVID-19: O PARADOXO DO CUIDADO
Autoras: Mylena Graebner Pereira; Rafaela Soares Villar; Roberta da Luz; Camila Peixoto Farias e Giovana Fagundes Luczinski
Arquivo: Perspectivas de mulheres na pandemia de COVID19: O paradoxo do cuidado
Vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=olbtqFwWW-c&t=5s
MULHERES-MÃE E A PANDEMIMA: SOLIDÃO, SOBRECARGA E SOFRIMENTO
Autoras: Helen Carvalho Gomes Soares e Camila Peixoto Farias
Arquivo: Mulheres mães e pandemia Solidão sobrecarga e sofrimento
Vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=NA7P1RFSQV8&feature=youtu.be
SEMANA INTEGRADA DE INOVAÇÃO, ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO (SIIEPE – UFPEL) – 2021
Congresso de Iniciação Científica (CIC)
1. CORPOREIDADE E PANDEMIA: QUE ESPAÇO TEM O CORPO NA PESQUISA EM PSICOLOGIA?
Autoras: Karina Gautério, Luisa Lislie Both Griebler, Roberta Duarte Luz, Camila Peixoto Faria e Giovana Fagundes Luczinski
Arquivo: Corporeidade e pandemia Que espaço tem o corpo na pesquisa em Psicologia
2. TRABALHO REPRODUTIVO E PANDEMIA DE COVID-19: O CUIDADO AFETIVO-EMOCIONAL
Autoras: Luiza Caetano Affonso e Camila Peixoto Farias
Arquivo: Trabalho reprodutivo e pandemia de Covid-19: O cuidado afetivo-emocional
3. METODOLOGIAS DE PESQUISA: UMA REFLEXÃO A PARTIR DA PESQUISA AGORA É QUE SÃO ELAS
Autoras: Helen Carvalho Gomes Soares, Rafaela Soares Villar, Karina Rangel Gautério, Mylena Graebner Pereira, Camila Peixoto Farias e Giovana Fagundes Luczinski.
Arquivo: Metodologias de pesquisa: uma reflexão a partir da pesquisa Agora é que são elas.
SEMANA INTEGRADA DE INOVAÇÃO, ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO (SIIEPE – UFPEL) – 2020
Congresso de Ensino de Graduação (CEG)
1. AS MULHERES E A PANDEMIA DE COVID-19: DISCUTINDO QUESTÕES DE GÊNERO
Autoras: Luiza Caetano Affonso, Dara Pereira Rodrigues, Camila Peixoto Farias e Giovana Fagundes Luczinski
Arquivo: As mulheres e a pandemia de Covid-19: Discutindo questões de gênero
2. MULHERES E A PANDEMIA: VIVÊNCIAS LÉSBICAS E BISSEXUAIS NO CONTETO FAMILIAR EM PERÍODO DE ISOLAMENTO SOCIAL
Autoras: Helena dos Santos Braga, Gabrieli Damasceno Macedo, Camila Peixoto Farias e Giovana Fagundes Luczinski
3. RELATO DE EXPERIÊNCIA – ELAS POR ELAS: AS MULHERES E A PANDEMIA
Autoras: Roberta Duarte da Luz, Sthefany Lacerda da Silva, Camila Peixoto Farias e Giovana Fagundes Luczinski
Arquivo: Relato de Experiência – Elas por elas: as mulheres e a pandemia
Congresso de Iniciação Científica (CIC)
1. A PANDEMIA DA COVID-19 CONTADA POR MULHERES: UM RECORTE DOS PROFSSIONAIS DE SAÚDE
Autoras: Helen carvalho gomes soares, Rafaela Soares Villar, Dara Pereira Rodrigues, Camila Peixoto Farias, Giovana Fagundes Luczinsk
Arquivo: https://cti.ufpel.edu.br/siepe/arquivos/2020/CH_02868.pdf