Início do conteúdo
Projeto de Ensino

PROJETO DE ENSINO

O projeto de Ensino “As mulheres e a Pandemia de Covid-19: Discutindo questões de gênero” foi construído dentro do Calendário Alternativo proposto pela UFPel durante a pandemia, nos moldes do ensino remoto emergencial e contou com a participação de 43 participantes, dez convidadas, além da equipe composta por duas coordenadoras: Camila Peixoto Farias e Giovana Fagundes Luczinski, e três estudantes do curso de graduação em Psicologia: Dara Rodrigues, Luiza Affonso e Sthefany Lacerda. Esta ação de ensino está vinculada ao Projeto de Pesquisa “Agora é que são elas: a pandemia de COVID-19 contada por mulheres”.

CRONOGRAMA DOS ENCONTROS

16/07/2020 – Clínica, gênero e colonialidade
Convidada: Fernanda Canavêz

Doutora em Teoria Psicanalítica pela UFRJ. Profª do Instituto de Psicologia da UFRJ e do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UFRJ. Coordenadora do Marginália – Laboratório de Psicanálise e Estudos sobre o Contemporâneo.

23/07/2020 – O trabalho doméstico e a maternidade: impacto na vida da mulher que ocupa um cargo político em meio à pandemia
Convidada: Fernanda Miranda

Mãe. Professora alfabetizadora do município de Pelotas/RS. Estudante do curso de Psicologia da UFPEL e vereadora de Pelotas pelo PSOL.

30/07/2020 – A pandemia e o mais do mesmo na vida de uma mulher negra, de uma mulher mãe
Convidada: Julinéia Soares

Psicóloga e psicanalista crítica. Mestra em Estudos Psicanalíticos pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UFMG. Graduada em Psicologia com ênfase em Processos Clínicos pela mesma universidade. Especialista no empoderamento de mulheres negras. Militante negra bissexual não monogâmica e mãe. Mulherista em formação.

06/08/2020 – Mulheres negras e a produção de conhecimento – diferenças em tempos de pandemia
Convidada: Maria Luísa Pereira de Oliveira

Psicóloga negra feminista. Especialista em Psicologia Clínica e violência doméstica. Mestra em saúde coletiva. Doutoranda do PPG em Psicologia Social e Institucional da UFRGS. Psicóloga clínica. Psicóloga do hospital de clínicas de Porto Alegre/RS.

13/08/2020 – Um Corpo no Mundo: (Des)construindo Desigualdades
Convidada: Maria Lopes

Mulher trans, fotógrafa e bacharela em Arqueologia com ênfase em Arqueologia do Capitalismo pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Partindo das perspectivas da pesquisadora nigeriana Oyèrónké Oyewùmi, dedica-se à importância da interpretação sobre o corpo no processo de elaboração e justificação das desigualdades de gênero, raça, classe e sexualidade no ocidente.

20/08/2020 – Mapeando questões LGBTI+ nas lutas cotidianas pelo direito à cidade – demandas de sujeites invisibilizades no trabalho sexual
Convidada: Louise Prado Alfonso

Graduada em Turismo. Mestre em Antropologia e Doutora em Arqueologia. Profª do Departamento de Antropologia e Arqueologia da Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) e dos Programas de Pós-Graduação em Antropologia e Arquitetura (UFPEL). Coordena o Projeto de Extensão “Mapeando a Noite: O Universo Travesti”, que se insere no Projeto de Pesquisa Margens: grupos em processos de exclusão e suas formas de habitar Pelotas, do Grupo de Estudos Etnográficos Urbanos (GEEUR).

27/08/2020 – Negritude e silenciamento: o que nós temos a ver com isso?
Convidada: Tereza Cristina Barbosa Duarte

Doutoranda do PPG em Antropologia pela UFPEL. Professora de Artes Visuais do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense (IFSUL) | Campus Pelotas. Membro do NEABI/ IFSUL – Campus Pelotas. Representou a Sociedade Civil na comissão de Heteroidentificação da UFPEL (2017/2019). Membro da comissão de Heteroidentificação da Reitoria do IFSUL – Campus Pelotas.

03/09/2020 – Papéis Ocupacionais na Pandemia
Convidada: Renata Cristina Rocha da Silva

Terapeuta Ocupacional. Docente do curso de Terapia Ocupacional da UFPEL. Mestre Ciências Médicas pela UFRGS. Doutora em Ciências Cirúrgicas pela UFRGS. Conselheira CREFITO 5.

10/09/2020 – O SUS na pandemia a partir do olhar de uma profissional da saúde.
Convidada: Ângela Moreira Vitória

Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal de Pelotas (1997) e mestrado em Epidemiologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2012). Atualmente é professora titular da UFPEL e cursa doutorado em saúde coletiva na UNICAMP. Tem experiência na área de Saúde Coletiva, com ênfase em Atenção Primária à Saúde, atuando principalmente nos seguintes temas: atenção primária à saúde, sistema único de saúde e gestão em saúde.

17/09/2020 – Os desafios da democracia dentro do capitalismo a partir do recorte de gênero
Convidada: Flávia Carvalho Chagas

Doutora em Filosofia pela UFRGS/ Universidade de Marburg /Alemanha. Professora do departamento de filosofia da UFPEL e do Programa de pós-graduação em Filosofia da UFPEL. Foi coordenadora do programa de cooperação internacional entre os cursos de Filosofia da UFPEL e da Universidade Eduardo Mondlane (Moçambique) com financiamento Capes/ AULP. Coordenadora do projeto de extensão: Buteco da Filosofia. Atualmente tem desenvolvido pesquisa com foco em teorias da justiça contemporânea a partir do recorte de gênero.