O tema deste projeto é o PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA: Formação continuada de professores e melhoria dos índices de leitura e escrita no ciclo inicial de alfabetização (1º ao 3º ano do ensino fundamental).
Objetivo geral
Acompanhar o processo de formação continuada dos professores vinculados às ações previstas pelo PACTO, verificando o efeito dessa formação sobre os índices de leitura e escrita das crianças.
Objetivos específicos
• Mapear e organizar os dados de desempenho em leitura e escrita dos municípios da região meridional do estado do Rio Grande do Sul, a partir dos dados do INEP, que participarão das atividades de formação do PACTO, desenvolvidas pela UFPel.
• Analisar os resultados da avaliação nacional da alfabetização (ANA), realizada pelo INEP, para os concluintes do 3º ano do Ensino Fundamental.
• Discutir os resultados decorrentes da Provinha Brasil, aplicada às crianças do 2º ano, nas formações realizadas pelo Pacto, com os orientadores de estudos e professores cursistas, a fim de construir estratégias de intervenção pedagógica.
• Sistematizar aspectos decorrentes do processo de formação continuada dos professores mediante análise de dados qualitativos que serão coletados durante as etapas de formação presencial dos professores alfabetizadores.
• Coletar textos produzidos pelas crianças, ao longo do ciclo de alfabetização, para monitorar seu processo de construção do sistema de escrita alfabética verificando de que forma as intervenções pedagógicas propostas pelos professores alfabetizadores, participantes do Pacto, incidem no processo de aquisição da escrita.
• Verificar de que forma os materiais e recursos didáticos distribuídos pelo Ministério da Educação às escolas de Educação Básica estão sendo utilizados e que estratégias de ensino (situações didáticas) estão sendo organizadas. (O PACTO prevê a distribuição de um conjunto de obras complementares para estudo pelo professor, livros de literatura infantil para crianças e jogos didáticos).
Seu desenvolvimento articula-se em torno de três eixos:
1º Eixo: Dados do INEP (Censo Escolar, IDEB e Avaliação Anual Universal, concluintes 3º ano). Analisa dados relativos aos índices de leitura e escrita, divulgados pelo Censo Escolar e Avaliação Nacional da Alfabetização (ANA) a ser realizada com os concluintes do 3º ano do ensino fundamental (Item II, do Art 1º, das Diretrizes do Pacto, Portaria nº 867, de 4 de julho de 2012), pelo INEP.
2º Eixo: Provinha Brasil e Produções Escritas das crianças. Acompanha, analisa e discute o desempenho das crianças de 2º ano na Provinha Brasil, com foco na ortografia, e em sua produção escrita. Longitudinalmente, coleta e acompanha produções escritas das crianças de 1º ano, ingressantes em 2014, até 2016, quando concluirão o ciclo de alfabetização.
3º Eixo: Ações de formação do PACTO. Sistematiza e analisa as ações de formação continuada que serão desenvolvidas a partir do PACTO, junto aos professores orientadores de estudo e cursistas da região meridional do estado do Rio Grande do Sul.
Público alvo:
Crianças e professoras alfabetizadoras do ciclo de alfabetização (1º ao 3º ano do ensino fundamental)
Grupos de pesquisa:
GEALE – Grupo de Estudos sobre Aquisição da Língua Escrita
CIC – Crianças, Infâncias e Culturas
Relatórios parciais do projeto
Relatório Parcial 2017
Relatório Parcial 2016
Relatório Parcial 2015
Relatório Parcial 2014
Relatório Parcial 2013
Relatórios de viagem
Aline Teixeira de Oliveira – Bolsista de Iniciação Científica Obeduc/CAPES
Gabriela Schander Braga – Bolsista de Iniciação Científica Obeduc/CAPES
Josiane Jarline Jäger – Bolsista de Iniciação Científica Obeduc/CAPES
Lissa Pachalski – Bolsista de Iniciação Científica Obeduc/CAPES
Luiza Kerstner Souto –Bolsista de Iniciação Científica Obeduc/CAPES
Jaíne Telles Quevedo – Bolsista voluntária
Jaqueline Costa Rodrigues – Bolsista voluntária
Jeruza da Rocha Rosa – Bolsista de doutorado Obeduc/CAPES
| Coordenação geral: Profa Dra Marta Nörnberg (UFPEL) | |
| Colaboradores: | |
| Dra. Ana Ruth Moresco Miranda (UFPEL) | |
| Dra. Gilceane Caetano Porto (UFPEL) | |
| Dra. Patrícia dos Santos Moura (UNIPAMPA) | |
| Dra Ana Paula Nobre da Cunha (UFPEL) | |
| Dr. Edgar Roberto Kirchof (ULBRA) | |
| Dra. Maria Helena Mascarenhas (UFPel-bolsista pro-doc) |
| Estudantes de Pós-Graduação (mestrado e doutorado) | |
| Luiza Kerstner Souto | Mestrado (2018-2020) – Capes/DS |
| Leticia Pacheco dos Reis | Mestrado (2018-2020) |
| Josiane Jarline Jäger | Mestrado (2017-2019) – Capes/DS |
| Juliana Mendes Oliveira | Mestrado (2016-2018) – Capes/Obeduc |
| Silvia Nilceia Goncalves | Mestrado (2015-2017) – Capes/Obeduc |
| Igor Daniel Martins Pereira | Mestrado (2013-2015) – Capes/Obeduc |
| Glediane S. Goetzke da Rosa | Mestrado (2013-2015) – Capes/Obeduc |
| Rosiani T. Soares Machado | Mestrado (2013-2014) – Capes/Obeduc |
| Katlen Böhm Grando | Doutorado (2014-2018) |
| Carmen R. G. Ferreira | Doutorado (2013-2016) – Capes/Obeduc |
| Bolsista Iniciação Científica | |
| Maurício Cardoso Dias | Pedagogia (2017-2018) CNPq/Pibic |
| Milena Venzke Kaadt | Pedagogia (2017-2018) UFPel/AFIP |
| Gabriella V. Martins | Pedagogia (2017-2018) – CNPq-Pibic |
| Aline Teixeira de Oliveira | Pedagogia (2013-2017) – Capes/Obeduc |
| Gabriela Schander Braga | Jornalismo (2015-2017) – Capes/Obeduc |
| Carolina Rocke da Costa | Pedagogia (2014-2017) – CNPq/Pibic |
| Luiza Kerstner Souto | Pedagogia (2014-2017) – Capes/Obeduc; Fapergs-Probic |
| Heitor A. G. Almeida | Ciências da Computação (2016-2017) – Capes/Obeduc |
| Joana Luisa Krupp | Design Gráfico (2016-2017) – Capes/Obeduc |
| Marília Müller dos Santos | Pedagogia (2016-2017) – Capes/Obeduc |
| Patrícia Moreno Ribeiro | Ciências da Computação (2016-2017) – Capes/Obeduc |
| Renata Behling de Mello | Pedagogia (2016-2017) – Capes/Obeduc |
| Valeria Bach Pereira | Pedagogia (2013-2014; 2016-2017) – Capes/Obeduc |
| Nathália Gotardo Dutra | Cinema (2017) – Capes/Obeduc |
| Bruno S. P. de Oliveira | Cinema (2016-2017) – Capes/Obeduc |
| Lissa Pachalski | Pedagogia (2014-2016) – Capes/Obeduc |
| Josiane J. Jager | Pedagogia (2013-2016) – Capes/Obeduc |
| Raissa Cardoso Amaral | Letras (2013-2015) – Capes/Obeduc |
| Ellem R. M. de Borba | Letras (2013-2014) – Capes/Obeduc |
| Guilherme G. Moreira | Pedagogia (2013-2014) – Capes/Obeduc |
| Jessica A. L. da Rosa | Pedagogia (2013-2014) – Capes/Obeduc |
| Bolsista de Educação Básica – Capes/Obeduc | |
| Arita Mendes Duarte | Professora da Rede Municipal de Ensino Pelotas (2014-2017) |
| Aline Barbosa Batista | Professora da Rede Municipal de Ensino Pelotas (2015-2017) |
| Juliana M. Oliveira Jardim | Professora da Rede Municipal de Ensino Pelotas (2013-2016) |
| Valeria A. Coelho Islabão | Professora da Rede Municipal de Ensino Pelotas (2013-2017) |
| Leticia Pacheco dos Reis | Professora da Rede Municipal de Ensino Porto Alegre (2013-2017) |
| Liliana Fraga dos Santos | Professora da Rede Municipal de Ensino Porto Alegre (2013-2015) |
| Silvia Nilceia Goncalves | Professora da Rede Municipal de Ensino Porto Alegre (2013-2015) |
| Bolsista de Extensão UFPEL | |
| Shaiane Pizani Silveira | Pedagogia (2019) – UFPel-PBA |
| Débora Hartwig Wendler | Pedagogia (2018) – UFPel-PBA |
| Gabriela Schander Braga | Curso de Jornalismo (2017) – UFPel-PBA |
| Escolas parceiras | |
| Colégio Municipal Pelotense – Pelotas/RS | |
| EMEF Ministro Fernando Osório – Pelotas/RS | |
| EMEF Olavo Bilac – Pelotas/RS | |
| E.E.E.F. Laura Alves Caldeira – Capão do Leão/RS | |
| EMEF América – Porto Alegre/RS | |
| EMEB Dr Liberato Salzano Vieira da Cunha – Porto Alegre/RS | |
| EMEF Governador Ildo Meneghetti – Porto Alegre/RS | |
| EMEF Pepita Leão – Porto Alegre/RS |
2015
• Encontros quinzenais: Atividades de estudo, planejamento e organização das atividades de pesquisa e formação.
• Orientação das pesquisas e projetos em desenvolvimento pelos bolsistas de Educação Básica nas escolas parceiras.
• Orientação das pesquisas de doutorado, mestrado e iniciação científica desenvolvidas pelos bolsistas de pós-graduação e graduação.
• Curso de Extensão Letramento Literário para bolsistas de iniciação científica e educação básica, mestrandos e doutorandos do projeto com assessoria do Prof. Dr. Edgar Kirchof (ULBRA).
• Atividades e encontros de formação continuada das alfabetizadoras das escolas parceiras e comunidade desenvolvidas pelos bolsistas de educação básica e pós-graduação.
• Composição e organização do Banco de Textos dos Orientadores de Estudo (BTOE) e do Banco de Textos de Aquisição da Linguagem Escrita (BATALE).
• Devolutiva das coletas de textos escritos pelas crianças do ciclo de alfabetização, realizadas em 2014, para professoras da E.M.E.F Fernando Osório.
• Coletas de produção de textos escritos pelas crianças do ciclo de alfabetização, matriculadas nas escolas parceiras, em Pelotas e Porto Alegre.
No ano de 2015, foram realizadas as seguintes coletas de produção de texto:
9 a 10/11: E.M.E.F Fernando Osório – Pelotas/RS
16 a 17/11: Colégio Municipal Pelotense – Pelotas/RS
19 a 20/11: E.M.E.F Olavo Bilac – Pelotas/RS
23 a 24/11: E.M.E.F Governador Ildo Meneghetti – Porto Alegre/RS e E.M.E.F Pepita Leão – Porto Alegre/RS
2014
• Encontros quinzenais: Atividades de estudo e organização das atividades; Orientação das pesquisas e projetos em desenvolvimento.
• Ações realizadas junto às escolas parceiras, em Pelotas e Porto Alegre, estão articuladas com as pesquisas conduzidas pelos pesquisadores, bolsistas de pós-graduação e/ou bolsistas de educação básica, articulando temáticas das pesquisas e demandas das escolas.
• Coletas de produção de textos escritos pelas crianças do ciclo de alfabetização são conduzidas nas escolas parceiras, em Pelotas e Porto Alegre.
No ano de 2014 foram realizadas as seguintes coletas:
20 a 22/10: E.M.E.F. Governador Ildo Meneghetti – Porto Alegre/RS;
27 a 31/10; de 03 a 07/11: Colégio Municipal Pelotense – Pelotas/RS;
10 a 13/11: E.M.E.F. Pepita de Leão – Porto Alegre/RS.
Nestas coletas participaram bolsistas de graduação OBEDUC-Pacto, pesquisadoras voluntárias e graduandas do curso de Pedagogia e Letras da UFPel.
• Coletas de materiais decorrentes da formação realizada pela Equipe PNAIC-UFPel.
• Produção de material didático-pedagógico.
• Atividades e encontros de formação continuada das alfabetizadoras das escolas parceiras e comunidade.
• Formação de professoras alfabetizadoras: ampliando o olhar
Este curso visa à formação continuada de professoras alfabetizadoras das escolas com baixo Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), que aderiram ao Pacto Nacional pela Educação na Idade Certa (PNAIC), localizadas nos três polos de abrangência da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), de professoras bolsistas de educação básica, vinculadas ao Observatório da Educação-Pacto e de professoras regentes das escolas em que acadêmicas do curso de Pedagogia realizam o estágio curricular em anos iniciais. Além disso, tem a intenção de instrumentalizar as alunas participantes do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência (PIBID) da UFPel e as professoras das turmas em que essas bolsistas atuam.
A formação tem seu conteúdo definido a partir de temáticas oriundas das áreas da Linguagem e da Organização do Trabalho Pedagógico, tomando como referência básica os artigos e obras indicados na seção “aprendendo mais” dos cadernos de formação do Pacto. Para tanto, são aprofundados debates, teorias, conceitos e estratégias, relacionando a teoria à prática da alfabetização, vinculada ao ensino do Sistema de Escrita Alfabética (SEA), ao desenvolvimento das capacidades de leitura e de produção de textos, aos conhecimentos oriundos das diferentes áreas que compõem o currículo escolar e à ludicidade.
Realização das Oficinas pedagógicas de Matemática nos Anos Iniciais e Alfabetização e Letramento nos Anos Iniciais – 28/06/2019 até 06/12/2019.
Um dos produtos do projeto Obeduc-Pacto foi a criação e organização de dois bancos de dados: o BTP (Banco de Textos de Professoras) e o AMP (Acervo de Materiais Pedagógicos). Trata-se de um banco com formato físico e digital.
O BTP é constituído por produções escritas de docentes participantes do PNAIC- UFPel e de professoras estagiárias do curso de Pedagogia da UFPel. 
O AMP é formado por produções variadas, como recursos e técnicas didáticas, elaboradas por docentes participantes do programa PNAIC-UFPel.
Uma descrição sobre o BTP e o AMP pode ser encontrada nos estudos realizados por SOUTO et al. (2015) e KAADT et al. (2020).
Um segundo produto resultante foi o Sistema Vestígios que teve sua programação iniciada durante a vigência do projeto Obeduc-Pacto. Para mais informações, acesse a aba Sistema Vestígios.
