NUPED/PRE E UAB (UFPEL) PARTICIPAM DE EVENTO SOBRE EAD NA UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL (UFMS)

Entre os dias 23/10 e 27/10, na UFMS em Campo Grande-MS, aconteceu o 20º Congresso Brasileiro de Ensino Superior a Distância e 9º Congresso Internacional de Educação Superior a Distância. O evento contou com a participação das chefias do NUPED e da coordenação da UAB da UFPel. Destaca-se na programação a reunião do Fórum de Coordenadores UAB 2023.

A edição de 2023 do ESUD|CIESUD foi organizada pela Associação Universidade em Rede (Unirede) em parceria com a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), por meio da Agência de Educação Digital e a Distância – AGEAD. A UFMS tem trabalhado na transformação digital e cultural em todas as frentes de atuação da universidade, mobilizando conhecimentos e habilidades do mundo digital para a formação de profissionais em todas as áreas.

O ESUD/CIESUD 2023 teve como objetivo promover espaços de diálogo, cooperação, divulgação científica e trocas de experiências sobre educação a distância no Brasil, com foco em políticas públicas, gestão, governança e qualidade. Além disso, buscou criar espaços para divulgação científica por meio da apresentação de trabalhos acadêmicos relacionados ao tema geral do evento e à educação a distância e tecnologias digitais de forma geral. O evento também teve como objetivo contribuir para o fortalecimento e expansão das ofertas de educação a distância nas instituições públicas de ensino superior do Brasil.

Visando qualificar cada vez mais a oferta de ensino a distância na UFPEL o Núcleo de Políticas de Educação à Distância da UFPEL (NUPED/PRE-UFPEL) e a Coordenação da UAB, através de seus coordenadores, Professor Christiano Ávila (Coordenador do NUPED e adjunto da UAB), Professora Rosaura Espírito Santo (Coordenadora da UAB na UFPel) e a Professora Larissa Bolzan (Coordenadora do SATE) participam do evento partilhando experiências, nas discussões do fórum de coordenadores UAB, apresentando estudos e aprimorando a perspectiva de desenvolvimento do EAD na UFPEL.

Acesse aqui link do evento: https://esud2023.ufms.br/

Ainda, em particular, vale chamar a atenção para  o Fórum de coordenadores UAB 2023, subscrito no congresso, que agrega ainda mais peso ao evento, O fórum possibilita um momento de grande acúmulo de conhecimento e experiências para as instituições e para os rumos do ensino superior EAD nas instituições públicas. Sobretudo, no momento em que o MEC mantém aberta consulta pública sobre a regulamentação da oferta de cursos de graduação EAD, o espaço possibilitou a formalização do conselho técnico consultivo do fórum, seu regulamento, escolha da coordenação, bem como, esclarecimento e encaminhamentos em torno de diversas questões de âmbito burocrático, didático-pedagógico e de visão de política pública e gestão do ensino superior na modalidade.

A educação a distância na UFMS tem 23 anos de existência, sendo 15 anos de parceria com a UAB. A UFMS tem cumprido o propósito da política de interiorização do Ensino Superior Público, com prioridade na oferta de cursos de formação inicial e continuada de professores para a Educação Básica. A instituição tem alcançado pessoas não só nos municípios dos polos, mas também no entorno desses municípios, levando formação acadêmica, esperança, realizações e mudança de vida, criando uma rede de colaboração virtual e estreitando os relacionamentos e as conexões locais.

Para mais informações sobre o NUPED e UAB na UFPEL acesse nosso site:

Texto: Divulgação NUPED

() () ()

Publicado em 01/11/2023, na categoria Notícias.