Início do conteúdo

Programação do evento “Diálogos sobre Experiências Exitosas no Ensino Remoto”

 

O NUPED divulga a programação do evento “Diálogos sobre Experiências Exitosas no Ensino Remoto”

 

Manhã do dia 26/09

9h – Abertura e composição da Mesa

9h30min às 10h30min – Compartilhando experiência sobre o ERE e seus impactos no presencial: A EAD como valor estratégico para IES Federais.

Os participantes serão: Christiano Otero Ávila (UFPel) e Rosaura Espírito Santo da Silva  (UFPel) , Zélia Couto (FURG), Cristiane Quintana (FURG) e Alexandre Quintana (FURG) e representantes da UFSM.

10h30min às 10h45minIntervalo

10h 45min às 11h 15min – Oficina de Software Livre no suporte ao ensino remoto e a EaD na UFPel – Equipe SGTIC

11h 15min às 11h 45min – Oficina de Software Livre na educação e recursos educacionais abertos (REA) – Equipe NUPED

 

 

Tarde do dia 26/09

Sessões Temáticas a partir dos resumos recebidos – cada autor terá 10 minutos para expor sua experiencia exitosa. Torna importante esclarecer que não há necessidade da confecção de slides, pois trata-se de uma roda de conversa.

 

Auditório – Élio Paulo Zonta (UFPEL – Campus Anglo) 

13h30min às 15h: Primeira Roda de Conversa – Método Ativo de Ensino

 

Ordem de Apresentação Título Autores
1 A PRODUÇÃO DE VÍDEOS DE MATEMÁTICA POR ESTUDANTES DE LICENCIATURA DURANTE O ENSINO REMOTO CÍDERO NACHTIGALL; CARLA DENIZE OTT FELCHER
2 UTILIZAÇÃO DE JOGOS COMO ESTRATÉGIA PARA O INCREMENTO DO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM DURANTE O ENSINO REMOTO EMERGENCIAL HELENA BÜLOW MATIAS; SANDRA MARA DA ENCARNAÇÃO FIALA RECHSTEINER; HENRIQUE DE FREITAS JALIL; ROSANGELA FERREIRA RODRIGUES
3 PROJETO GAMA: ACOMPANHANDO A APRENDIZAGEM E INCENTIVANDO A INTERAÇÃO ENTRE OS PARES DURANTE O ENSINO REMOTO LUCIANA CHIMENDES; REJANE PERGHER; CÍCERO NACHTIGALL
4 O USO DO PADLET EM PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NO ENSINO REMOTO TANISE PAULA NOVELLO; CARLA DENIZE OTT FELCHER
5 ENSINO REMOTO: RELATO DE EXPERIÊNCIAS REALIZADAS NO CURSO DE BACHARELADO EM SISTEMAS DE INFORMAÇÃO DA UFSM/FREDERICO WESTPHALEN-RS

SIDNEI RENATO SILVEIRA; CRISTIAN

O BERTOLINI

6 GERAÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO PARA INCLUSÃO DE ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA AUDITIVA JERRI TEIXEIRA ZANUSSO; JÚLIA MARTINS RODRGUES

 

Intervalo das 15h às 15h30

 

Sala 415 (UFPEL – Campus Anglo) 

15h30 às 17h – Segunda Roda de Conversa – Métodos Inovadores de Ensino

 

Ordem de Apresentação Título Autores
1 CRIAÇÃO DE MEMES POR LICENCIANDOS: UMA PRÁTICA DE ENSINO, APRENDIZAGEM E AVALIAÇÃO CARLA DENIZE OTT FELCHER; TANISE PAULA NOVELLO
2 A APRENDIZAGEM QUE FAZ SENTIDO: VERSÕES DA EXPERIÊNCIA NO ENSINO REMOTO GIOVANA FAGUNDES LUCZINSKI; AMANDA HARTWIG DE HARTWIG; LUISA LISLIE BOTH GRIEBLER
3 PRÁTICAS ONLINE DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO: A EXPERIÊNCIA DAS BLOGUEIRAS RENATA TOMAZ DO AMARAL RIBEIRO; GUILHERME RODRIGUES DE RODRIGUES; JANICE ALVES TRAJANO; RENATA MENASCHE
4 ENVOLVENDO FILOSOFIA-MATEMÁTICA-PENSAMENTO COMPUTACIONAL X TEMPOS PANDÊMICOS VANESSA MATTOSO CARDOSO; ELIEZER DOS SANTOS OLIVEIRA; WALKIRIA CORDENONZI
5 O ENSINO REMOTO: AÇÕES QUE ULTRAPASSAM FORTEIRAS DA UNIVERSIDADE LARISSA TAVARES MARTINS
6 O TEATRO FÓRUM NO FORMATO DE RÁDIO NOVELA NA DISCIPLINA LIDERANÇA E DESENVOLVIMENTO DE EQUIPES LARISSA MEDIANEIRA BOLZAN; DIULIANA LEANDRO; OTTONI DE LEON

 

Auditório – Élio Paulo Zonta (UFPEL – Campus Anglo) 

15h30 às 18h:Terceira Roda de Conversa – Utilização de TIC como suporte a Métodos Inovadores e Avaliação.

 

Ordem de Apresentação Título Autores
1

A PRÁTICA DA DISCIPLINA DE HISTOLOGIA EM TEMPOS DE ENSINO REMOTO

EMERGENCIAL (ERE)

SANDRA MARA DA ENCARNAÇÃO FIALA RECHSTEINER; ROSANGELA FERREIRA

RODRIGUES; HENRIQUE DE FREITAS JALIL

2 A PRÁTICA DA DISCIPLINA DE GEOQUÍMICA EM TEMPOS DE ENSINO REMOTO EMERGENCIAL VITER MAGALHÃES PINTO; EMANUÉLLE SOARES CARDOZO; JOHNY BARRETO ALVES
3 FERRAMENTAS E-LEARNING PARA O ENSINO EM ANATOMIA HUMANA EM TEMPOS DE ENSINO REMOTO EMERGENCIAL (ERE) MATEUS CASANOVA DOS SANTOS; JULIA BRAGA DIAS, GABRIELA KRAUSE DA SILVA
4 A AVALIAÇÃO DO ENSINO-APRENDIZAGEM E O POTENCIAL DO TRABALHO EM COLABORAÇÃO FLÁVIA MARCHI NASCIMENTO; ANALISA ZORZI; ANDRISA KAMEL ZANELLA
5 AVALIAÇÃO FORMATIVA MEDIADAS POR TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO COMO POTENCIALIZADOR PARA AS APRENDIZAGENS PHILIPPE RIEFFEL BREIDE; LARISSA MEDIANEIRA BOLZAN
6 QUAL É A MINHA RAÇA UFPEL? CÁSSIO CASSAL BRAUNER; GIOVANI FIORENTINI, ISADORA RODRIGUES DE OLIVEIRA, RAFAELLA DA ROSA DE BARROS, KAUANI BORGES CARDOSO
7

REFLEXÕES SOBRE A EXPERIÊNCIA DO ENSINO REMOTO EM CONDI-

Ç ÕES EMERGENCIAIS: UMA AN ÁLISE FRENTE AS DIFERENTES APRENDIZAGENS ENVOLVIDAS

FRANCIELLE

MOLON DA SILVA

 

Publicado em 23/09/2022, na categoria Notícias.