A décima Semana do Folclore e Culturas Populares é finalizada com sucesso

Na manhã de ontem, 26/08/2021 (quinta–feira), encerramos a 10ª Edição da Semana do Folclore e Culturas Populares com a riquíssima palestra “Encontro de Saberes”, protagonizada pelo Prof. José Jorge de Carvalho (UNB) e mediada pela Prof. Raquel Silveira Rita Dias (UFPel).

Os participantes síncronos efervesciam em suas manifestações através do chat das duas plataformas em que a ação era transmitida, YouTube e Facebook. Palavras de gratidão, elogios ao evento e ao Prof. José Jorge, contribuições e perguntas de grande relevância eram feitas. Entre essas manifestações destacamos a Prof. Juliana Manhães (UNIRIO) “​Viva o sentir e as artes! Parabéns UFPel! Parabéns José Jorge de Carvalho por toda essa força que você nos dá com esse movimento de encontro de saberes!”.

A Comissão organizadora está, além de emocionada, completamente afetada com tanto aprendizado! GRATIDÃO ao José Jorge!

Fatidicamente tivemos um evento muito potente, tocante, impactante e repleto de saberes populares. Podemos dizer, ao final da Semana do Folclore e Culturas Populares 2021, após a atividade de encerramento com o Prof. José Jorge e baseando-nos em palavras de todxs que estiveram síncronos, que as universidades precisam ser mais inclusivas efetivamente, não somente pelo acesso, mas, sobretudo, pelo reconhecimento e difusão dos saberes/fazeres diversos, incorporando epistemologias múltiplas.

Para quem não pode estar conosco durante a transmissão, deixamos, a seguir, o link para que você possa estar acessando a atividade e desfrutando dos saberes compartilhados:

Estiveram presentes no encerramento do evento a Prof. Úrsula Silva, vice-reitora da UFPel, e o Prof. Eraldo Pinheiro, representando a PREC/UFPel. Representando a comissão organizadora e o NUFOLK, também se pronunciaram, os Prof. Thiago Amorim (UFPel) e Carmen Hoffmann (UFPel). Para tradução de libras contamos com a contribuição de Emerson Madeira e Elisabete, que se revezaram e se empenharam para tornar a atividade mais inclusiva e democrática.

Assim terminamos a edição que marcou os dez anos da Semana do Folclore e Culturas Populares da UFPel.

Que venham as próximas edições e que possamos ter momentos tão lindos, densos e ricos como os vividos em 2021 e em todas as outras edições.

Muito obrigado a todxs!

Abraços Folclóricos.

Esta entrada foi publicada em Notícias. Adicione o link permanente aos seus favoritos.